6 maneiras de permanecer próxima à sua família mesmo na vida adulta

Mesmo quem tem relacionamentos complicados ou se afastou, nunca é tarde para retomar o contato

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

Quando você cresce e sai da casa, seja para morar sozinha ou se casar, é natural que não haja mais tanta proximidade com a família. E, se você não fizer um esforço para isso, é muito fácil que o contato se perca. Se isso aconteceu com você, talvez seja hora de reavaliar.

É fato que nem todo mundo tem um bom relacionamento com seus familiares e, depois de adulto, cada um escolhe, pelo menos até certo ponto, o quanto eles estão presentes em sua vida. Tudo bem não querer aguentar o comportamento tóxico ou as visões sociais problemáticas de alguns, ou preferir passar férias com amigos e parceiros do que com os pais, mas também é bacana colocar essas coisas de lado e tentar manter uma aproximação saudável.

Veja algumas maneiras que podem te ajudar a se aproximar da sua família, mesmo que vocês tenham um relacionamento complicado e a sua vida esteja corrida.

1. Ligar regularmente

Foto: iStock

Se você conversar todas as semanas por pelo menos 10 minutos a cada ligação, você começará a ouvir detalhes interessantes da vida deles. Se estiver muito ocupada, tente fazer as chamadas quando estiver fazendo alguma coisa mais simples, como no caminho para o trabalho ou ao dobrar as roupas. Falar pelo telefone é uma forma de se aproximar mais do que só por mensagens ou e-mails.

2. Perguntar sobre as histórias

Foto: iStock

Seus pais devem ter histórias que nunca contaram sobre suas vidas e as vidas de seus antepassados. Ao conversar, pergunte sobre coisas como o que eles faziam quando crianças, quais eram os brinquedos favoritos, a vida com seus avós. Descobrir mais pode ser realmente interessante e te dará a oportunidade de se conectar com eles em um nível diferente.

Leia também: Ciência confirma: quanto mais tempo você passar com a sua mãe, mais ela viverá

3. Enviar mensagens para dizer que se lembrou deles

Foto: iStock

Uma mensagem, mesmo que curta, é uma ótima forma para mostrar que pensou neles. Envie algo que permita que eles saibam que eles estão em sua mente, isso pode ser muito significativo.

4. Enviar fotos

Foto: iStock

Se você não tem certeza do que dizer, as imagens valem mil palavras. Se você fez uma caminhada e viu algo que alguém possa gostar, ou foi a algum evento, tire algumas fotos e envie. Isso vai ajudar a mantê-los informados sobre o que você está fazendo e vão ver que você está feliz.

5. Ter uma noite de jogo virtual em família

Foto: iStock

Use as redes sociais a seu favor e crie brincadeiras divertidas por vídeo-chamada, como adivinhar os desenhos, ou outras. É possível fazer isso de vez em quando e criar uma proximidade maior.

6. Pedir um conselho

Foto: iStock

Pedir um conselho mostra que você confia e valoriza a opinião deles. Se você não se sente à vontade para se abrir sobre algo pessoal, como seus relacionamentos, pergunte sobre algo do dia a dia, como o vestido que vai vestir para a festa de um amigo. Especialmente se você não tem muito em comum com seus pais, qualquer coisa pode ser uma razão para conversar.

Mesmo se você tiver um relacionamento complicado ou tenha perdido contato com sua família, não é tarde demais para retomar algumas coisas. E é possível rejeitar certos aspectos e, ainda assim, desejar a presença deles em nossas vidas. Além disso, às vezes, parentes que nem sequer pensávamos muito, podem nos surpreender e se tornar bons amigos.

Leia também: 10 coisas que você deve saber antes de decidir morar sozinha

Assuntos: Família

Para você