Como se alimentar bem no inverno

Confira sugestões de como se nutrir para o inverno sem exagerar e sem colocar a saúde em risco

Escrito por Andressa Dias

Com a chegada do inverno, as pessoas geralmente começam a comer mais e até a exagerar na hora de se alimentar. Nos dias frios, alguns acabam abusando dos vinhos e queijos ou do chocolate. Porém, nessa época em que sentimos mais vontade de consumir alimentos calóricos, sentimos também menos vontade de nos exercitar. Em vista disso, é importante cuidar ainda mais da alimentação nos meses frios do ano.

Nessa época do ano, alimentos como massas e pães devem ter seu consumo controlado. No inverno, é comum que os problemas respiratórios se tornem mais frequentes e por isso, aumentar a ingestão de alimentos como alho, cebola e agrião é altamente recomendado, pois eles protegem o organismo contra infecções. O agrião pode ser incluído no preparo de sopas, refogados e omeletes, enquanto o alho e a cebola podem ser usados como tempero.

As sopas são as queridinhas do inverno, mas prefira sempre as de legumes e folhas porque estas podem ser preparadas com vegetais e legumes cozidos. O agrião, espinafre e repolho são algumas folhas que podem ser usadas no preparo de sopas. Outra sugestão é usar legumes e verduras para preparar purês, refogados, tortas e suflês. Estes alimentos além de serem muito nutritivos, são pouco calóricos.

Outra dica de como se alimentar bem no inverno é evitar as sopas muito cremosas, pois elas possuem muitas calorias e gorduras e não consuma sopas com creme de leite. Para dar um toque mais cremoso às suas sopas, adicione cenoura e ervas para dar mais sabor. Evite também usar muito sal para não aumentar o teor de sódio da sopa e também fuja das batatas, pois elas são carboidratos altamente calóricos.

Ingerir líquidos é essencial não só no inverno, mas durante todo o ano. Beba muita água, no mínimo dois litros por dia. Em contrapartida, evite o consumo exagerado bebidas alcóolicas tentando se aquecer. Para se aquecer e deixar o seu corpo preparado para possíveis crises de tosse no inverno, invista nos chás. Além disso, os chás são ótimos calmantes naturais. Os alimentos usados para preparar os chás devem ser in natura, como a casca de maçã ou de laranja, erva-doce, maracujá e outros.

Independente da estação do ano, é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada, ingerindo quantidades adequadas de todos tipos de alimentos e evitando os exageros. Além disso, procure se exercitar para manter a forma e a saúde em dia.

Assuntos: Alimentação, Inverno

Dicas pela Web