Como reatar uma amizade

Livre-se das mágoas e recupere uma amizade

Escrito por Deborah Busko

É sempre bom estar na companhia daquela amiga inseparável, com quem você pode contar sempre, trocar confidências, dividir os melhores momentos. Mas e quando a amizade se rompe? Como agir quando as diferenças falam mais alto e as brigas acontecem? Como reatar uma amizade?

De coração aberto

Em uma reconciliação de amizade, duas atitudes são essenciais: deixar os ouvidos e o coração bem abertos. A parte mais difícil talvez seja assumir o próprio erro. É uma atitude que requer coragem. Estar consciente do próprio erro é a maneira mais fácil de aprender a agir corretamente. E o mais importante, saber que ele não deve ser repetido.

Tente analisar como tudo aconteceu, coloque-se no lugar da pessoa e busque compreender a atitude de cada uma. Pense, coloque as ideias em ordem. Não tenha medo de ser a primeira a pedir desculpas porque isso pode ser a salvação de uma grande amizade.

Dê um passo a favor de sua amizade

Invista na reaproximação. Procure essa pessoa especial e peça uma oportunidade para conversar. Fale calmamente, demonstre sua boa vontade em reparar o erro e o interesse em reatar a amizade.

Durante a conversa, dê a ela a chance de falar. Mesmo que ela tenha algo não muito agradável a dizer, conversem civilizadamente, sem troca de ofensas. Ouça o que sua amiga tem a dizer, o que ela pensa, conversem sobre as diferenças que surgiram e acabaram atrapalhando a amizade no decorrer do tempo.

Uma dica para tornar o encontro agradável e reviver os bons tempos, é levar um objeto que marcou a amizade de vocês. Pode ser um presente que ela tenha dado, uma foto de vocês juntas, uma carta, algo que traga boas lembranças.

Nada de mágoas

Depois de conversarem e voltarem a ser amigas, procure esquecer os problemas que existiram entre vocês. Ficar remoendo os erros do passado não ajuda em nada e só causa ainda mais desavença. Portanto, se uma situação chata que aconteceu já foi esclarecida e os deslizes foram perdoados, não fique trazendo este assunto novamente à tona.

Recomeçar uma amizade pode não ser tão simples, mas vale a pena tentar. E não se esqueça que ninguém é perfeito, todo mundo comete erros, por isso pense bem antes de julgar as atitudes alheias.

Assuntos: Relacionamentos

Dicas pela Web