Como proteger sua casa da dengue

Saiba como proteger sua família do mosquito da dengue

Escrito por Deborah Busko

Os dias quentes estão de volta e com eles, o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Para evitar que a doença se espalhe, é preciso ficar de olho e colaborar com medidas simples, mas que podem fazer toda a diferença. Saiba como proteger sua casa da dengue e quais os cuidados necessários.

O grande problema para combater o mosquito da dengue é que ele pode se reproduzir em qualquer lugar onde haja acúmulo de água.

Por isso, tome cuidado com pneus velhos, garrafas, latas, vidros, potes, bacias, pratinhos e vasos de plantas ou flores, tanques, cisternas, caixas d’água, barris, tambores, calhas de telhados, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, tocos e bambus, buracos de árvores e quaisquer outros locais que possam ficar com água parada.

Uma pequena poça de água já é suficiente para o surgimento de foco do Aedes aegypti. Também é preciso tomar cuidado com plantas que acumulam água, a exemplo das bromélias.

5 dicas para proteger seu lar do mosquito da dengue

  1. Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água. Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;
  2. Não deixe água da chuva acumulada sobre a laje. Além disso, remova folhas, galhos e toda a sujeira que possa impedir a água correr pelas calhas;
  3. A caixa d’água deve ser mantida completamente fechada. Assim como as embalagens e recipientes, que devem estar sempre tampados ou virados com a entrada para baixo. Se forem grandes, o ideal é proteger com uma lona impermeável e eliminar as poças que se formam sobre ela.
  4. Se você tiver plantas aquáticas, pelo menos uma vez por semana é preciso lavar o vaso principalmente por dentro. Use água, sabão e esfregue bem com uma escova.
  5. Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta. Se você não colocou areia e o pratinho acumulou água, lave bem com água e sabão.

Siga as recomendações e mantenha sua casa livre do mosquito da dengue e dos riscos que esta doença pode trazer.

Assuntos: Limpeza

Dicas pela Web
Comentários