Dicas de Mulher Dicas de Noivas

Como planejar um casamento em poucos meses

O que você precisa saber para organizar uma linda cerimônia em seis meses ou menos

em 22/06/2012

Apesar de muitas noivas começarem os preparativos para o casamento com até um ano de antecedência, outras acabam fazendo isso de maneira rápida. É cada vez mais comum ver casais que decidem subir ao altar e organizam tudo em poucos meses.

Há motivos de sobra para ter um casamento rápido. Pode ser a necessidade de uma mudança de cidade por motivo profissional, a chegada inesperada de um bebê ou simplesmente a ansiedade por oficializar a união.

Motivos à parte, se você tem pouco tempo, saiba que é possível organizar um casamento em seis meses ou menos. Basta ter disciplina e seguir algumas dicas valiosas para não se perder em meio a tantas tarefas.

Confira agora o que é preciso fazer para ter uma linda cerimônia em poucos meses. Depois, mãos à obra e nada de perder tempo.

Orçamento e cronograma

A primeira coisa a fazer para planejar um casamento em poucos meses é definir o orçamento disponível. Sabendo o quanto você pode gastar, fica mais fácil tomar todas as decisões importantes. Isso significa encomendar o vestido, os vestidos das damas de honra, escolher a decoração da igreja e da festa, a contratação de um fotógrafo, do buffet, decidir sobre a lua de mel.

Depois de estabelecer suas prioridades, liste todas as tarefas e monte um cronograma. Você pode fazer isso na companhia do seu noivo, é importante que os dois participem juntos de cada passo do planejamento e dividam tarefas. Tentem respeitar os prazos e se algo não sair como esperado, nada de pânico. O nervosismo só vai atrapalhar.

Seja flexível

Como os casamentos geralmente são planejados com pelo menos um ano de antecedência, pode ser que algumas das suas escolhas não estejam disponíveis. Um bom exemplo disso é quanto ao local da cerimônia.

Se for difícil encontrar um salão ou uma igreja, seja flexível. Que tal pedir aquela casa de campo linda emprestada do seu amigo? Com uma boa dose de criatividade é possível encontrar alternativas criativas e ter um resultado final surpreendente.

Peça ajuda

Contratar uma equipe especializada em organização de eventos é a solução mais prática para quem não tem tempo a perder com os preparativos do casório. No entanto, como o serviço nem sempre cabe no bolso dos noivos, o jeito é recorrer aos amigos, em especial os que se casaram recentemente.

Peça dicas sobre bons fornecedores, tire dúvidas sobre a organização e sobre detalhes do grande dia. Aos amigos próximos, você pode delegar funções, como cuidar da confirmação da lista de convidados, confecção das lembrancinhas, por exemplo. Além de economizar, você ainda conta com a boa companhia de pessoas queridas no planejamento de um momento único e tão especial.

Divirta-se!

É claro que você vai estar com pressa e bastante atarefada, mas mesmo cheia de coisas para fazer, não se esqueça de ter tempo para se divertir com os preparativos do casamento. Ter menos tempo do que a maioria das noivas para cuidar de tudo não significa que você não possa curtir cada minuto. Se puder, registre seus sentimentos. Anote tudo, serão boas e emocionantes lembranças.

Comentários
Dicas relacionadas