5 formas de pedir mais espaço em um relacionamento sem magoar o/a outro(a)

É importante que cada um tenha sua individualidade e seu tempo sozinho

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

Quando um relacionamento está começando e você ainda está conhecendo o seu parceiro, pode ser difícil imaginar querer ficar longe… Mas, quanto mais tempo um casal estiver junto, mais você perceberá que é bom ter um tempo separado, só seu, para fazer suas próprias coisas.

Todos nós, ocasionalmente, precisamos de um tempo sozinho para relaxar ou para estar com alguns amigos e familiares. E, embora isso seja essencial para manter o relacionamento saudável, saber como pedir esse espaço não é tarefa fácil. Para quem ouve pode parecer até assustador.

Veja cinco dicas de especialistas para ter uma conversa sem complicações e conseguir que os dois tenham algum tempo para si mesmos.

1. Estabeleça o tempo ideal para você

Foto: iStock

Se você precisa de um fim de semana ou apenas de uma hora para esfriar a cabeça ou fazer outras coisas, certifique-se de deixar isso claro para o parceiro. “Eu preciso de uma caminhada ao redor do quarteirão. Quero passar o fim de semana na casa dos meus pais. Quero alugar um apartamento por seis meses em outra cidade”. Diga sempre quanto tempo será e o que você pretende fazer. Ter essa clareza deixa a outra parte mais segura.

2. Explique seus sentimentos

Foto: iStock

Sempre que você precisa se comunicar sobre algo difícil em seu relacionamento, explique seus sentimentos e os motivos que te levaram a tomar tal decisão. É uma maneira simples de mostrar ao outro que a necessidade de espaço não é um reflexo de seus sentimentos ou do relacionamento, mas sim uma decisão pessoal. “Preciso de espaço porque preciso descobrir / descansar / organizar meus pensamentos / escrever / trabalhar neste projeto”…

Leia também: Os 5 tipos mais comuns de briga de casal e como evitá-los

3. Ouça as preocupações do parceiro(a)

Foto: iStock

Naturalmente seu parceiro(a) pode ter algumas dúvidas sobre seu pedido. Em vez de desconsiderar seus sentimentos ou dar uma resposta vaga (“não se preocupe, vai ficar tudo bem”), ouça as preocupações específicas, os medos, as ansiedades e, se tiver sentido para você, faça um plano para compromissos juntos no futuro.

4. Lembre-se que você é individual antes de ser parceiro

Foto: iStock

Se você é o único que pede espaço ou o que está sendo solicitado por espaço, é importante ter em mente que tanto você como o parceiro(a) são indivíduos com necessidades diferentes, e não extensões um do outro. Isso é vital para a longevidade dos relacionamentos. Saiba que nem sempre a necessidade do outro é sobre você.

5. Busque o equilíbrio

Foto: iStock

Quando se trata de pedir espaço, pode ser difícil saber o quanto é demais (ou muito pouco). Não existe uma quantidade certa, até porque cada um pode estar em um momento diferente. Por isso é importante conversar e ver o tempo que cada um vê como necessário.

Lembre-se sempre que uma pessoa não pode satisfazer todas as necessidades de outra pessoa e o desejo seu ou do seu parceiro/parceira de ter espaço é necessário para cada um cuidar de si mesmo e retornar mais forte e reabastecido.

O mais importante é que os dois saibam deixar claro sobre o tipo de espaço que quer/precisa, o quanto você e ele/ela se sentem confortáveis com isso e o que significa esse desejo por um tempo.

Leia também: 12 coisas que não se deve deixar de fazer por causa do namorado

Assuntos: Relacionamentos

Para você