Dicas de Mulher Dicas de Noivas

Como organizar um casamento no campo

Veja como fazer o planejamento para realizar o sonho de um casamento no campo

em 11/02/2013

Foto: Thinkstock

Realizar um casamento no campo é o sonho de muitas mulheres, tanto pelo fato de este ambiente proporcionar um clima de romantismo, quanto pelas possibilidades criativas que é possível explorar.

Tirar o máximo partido do ambiente e criar um cenário memorável para a cerimônia e recepção dos convidados é um grande desafio, mas se houver o planejamento adequado, todas as questões podem ser facilmente solucionadas e o que era só sonho se tornar uma linda e feliz realidade.

Muitas pessoas acreditam que a logística para um casamento no campo envolve mais trabalho e mais gastos do que a de um casamento em uma igreja, porém é possível com um bom direcionamento de atividades e pesquisa chegar a um projeto cujo resultado seja compatível com o tempo e o dinheiro disponível a ser investido.

Mesmo casando em um lugar distante e com poucos recursos próximos, é possível organizar uma celebração bela onde nada falte, basta considerar apenas alguns aspectos:

Local e estrutura ideal

A escolha do local deve ser feita de modo que a chácara ou o sítio tenha uma boa localização e espaço, para dar conforto aos convidados tanto no acesso à região quanto na circulação pelo ambiente. Manter próximas, ou no mesmo local, a cerimônia e a recepção é também uma boa medida para o conforto dos convidados.

Outros aspectos a serem considerados são os relativos à infraestrutura. O local ter um gerador, que evite problemas com falta de energia elétrica; bons banheiros (nada de banheiros químicos!); estacionamento em um terreno que não enlameie e, se possível, coberto; estrutura alternativa para caso de mudanças climáticas drásticas, como toldos ou tendas resistentes, pisos falsos com boa drenagem, aquecedores e circuladores de ar; ou mesmo uma casa espaçosa que atenda a todos os aspectos é fundamental.

Época do ano e horário para um bom clima

A maioria dos casamentos no campo ocorre entre o período da manhã e da tarde, pois a claridade do dia deixa mais evidente a beleza da natureza do local, mas este tipo de casamento também pode ser realizado à noite, se for de preferência dos noivos.

O único critério que deve ser considerado é se a época do ano e o horário escolhidos são favoráveis para o clima, de modo a evitar sol e calor em excesso ou ventanias e chuvas. A análise da influência destes aspectos na meteorologia é variável e deve ser feita de acordo com a cidade onde será realizado o casamento no campo.

Fornecedores

Contratar fornecedores da própria cidade onde será realizado o casamento no campo, ou de regiões próximas, evita estresse com os prazos de entrega.

Faça uma reunião para a integração entre os fornecedores quando estiver perto da época do casamento e um mês antes do evento faça um check list com todos para verificar se as demandas estão sendo atendidas conforme planejadas e se nada está sendo esquecido.

Lembre-se que os fornecedores devem se adequar a este tipo de casamento. A instalação do som e outros equipamentos como telões, por exemplo, deve atender a estrutura do local; o fotógrafo deve ter experiência em eventos ao ar livre e cenários naturais e os decoradores devem saber como lidar com as condições do ambiente para manter a beleza e durabilidade de flores e ornamentos.

Decoração

O casamento no campo permite que os noivos sejam criativos na composição de elementos e decoração do ambiente, tanto um visual simples e casual quanto um mais sofisticado e formal se adequam à situação.

É possível oferecer na festa um almoço ou jantar formal, com mesas com arranjos, toalhas, guardanapos e louça refinados; um almoço, jantar ou coquetel informal, criando um descontraído ambiente tipo lounge; ou ainda um bucólico brunch, misto de café da manhã com almoço, ou piquenique, com itens de visual rústico e campestre.

A decoração como um todo no casamento realizado no campo, mesmo quando este é mais sofisticado e formal, é simplificada, já que o ambiente conta com a beleza da natureza. Flores mais leves e com movimento, do mesmo estilo das já presentes no campo, são a indicação de especialistas como Angélica Martins, do Atelier das Flores.

Comes e bebes

A escolha sobre o serviço de comes e bebes requer atenção. Contratar um buffet experiente, que já esteja familiarizado com o local escolhido por você, tenha equipamentos capazes de garantir a manutenção da temperatura correta dos pratos e promova a boa circulação dos garçons entre convidados, é tão importante quanto a qualidade do que será servido.

O tipo de comida presente no menu depende do gosto dos noivos, mas deve estar de acordo também com o horário da cerimônia. Nas celebrações matinais, o brunch é a melhor pedida; nas do começo e meio da tarde, um bom almoço; nas do fim de tarde um coquetel acompanhado de finger food, que são pratos sofisticados servidos em pequenas porções possíveis de serem comidas com as mãos; e nas festas à noite, o tradicional jantar.

Convidados e roupas

É preciso além de fornecer boa infraestrutura, ser especialmente atencioso com os convidados de um casamento no campo. Como muitos dos presentes não estarão familiarizados com o local é importante providenciar um mapa para direcioná-los e dar diretrizes sobre a vestimenta, alertando caso o terreno não seja favorável para certos tipos de sapato, por exemplo.

Cuidar para que o visual esteja de acordo com o ambiente é essencial para todos os presentes. O noivo deve evitar trajes escuros e a noiva brilhos se o casamento não for à noite. Tecidos leves caem bem para todos.

Divertir-se acima de tudo e tornar o processo do planejamento parte desta diversão é fundamental para o sucesso de seu casamento no campo e um começo feliz para a nova vida dos noivos.

Comentários
Dicas relacionadas