Como organizar os esmaltes

Confira ideias criativas e variadas para organizar seus esmaltes e mantê-los ao alcance sempre fáceis de encontrar

Escrito por Andressa Dias
Foto: Reprodução /

Foto: Reprodução /

Para quem é fã de esmaltes, comprar uma ou mais cores ao entrar numa farmácia ou loja de cosméticos é sempre uma diversão à qual é difícil de resistir, mesmo quando já se tem quase todos os tons de esmaltes que se pode imaginar.

Porém, sem organização, fica impossível aproveitar ao máximo esse grande acervo de cores de esmaltes e evitar que eles estraguem por falta de uso ou se percam pela casa.

Sendo assim, é importante adotar algum método de organização, além de sempre procurar verificar os que estão ficando velhos ou perto de vencer para gastá-los logo e abrir espaço para novas cores.

Confira a seguir algumas opções de organização para quem tem uma pequena quantidade de vidrinhos e também para as aficionadas do esmalte que possuem uma verdadeira coleção.

1. Prateleira

Foto: Reprodução / This Mom’s Gonna Snap

Foto: Reprodução / This Mom’s Gonna Snap

Para quem prefere expor os esmaltes em um cantinho da casa ou no próprio salão de beleza, uma opção é a prateleira. Se você não quiser comprar uma pronta, você pode fazer a sua usando pallets ou pedaços de madeira lixada e pintada. Basta ter paciência e dedicação e ficará lindo. O blog This Mom’s Gonna Snap mostra como fazer a prateleira em casa.

Leia também: 10 maneiras de reutilizar molduras velhas

2. Bandeja

Foto: Reprodução / PinkBow

Foto: Reprodução / PinkBow

Outra forma de exibir seus vidrinhos de forma estilosa e organizada é usando uma bandeja de metal, madeira ou acrílico e deixar os esmaltes separados por cor para deixar o visual ainda mais bonito.

3. Gaveteiro

Foto: Reprodução / Etsy

Foto: Reprodução / Etsy

Os gaveteiros de acrílico são ótimos para organizar diversos tipos de cosméticos, como maquiagem, pinceis e por que não esmaltes? Por serem transparentes, você consegue encontrar a cor com facilidade. Os gaveteiros de acrílico são resistentes e podem ser até mesmo parte da decoração, porém são um investimento mais alto. Para quem busca uma alternativa mais acessível, a ideia é optar por gaveteiros de plástico que você encontra facilmente em lojas de produtos para a casa.

4. Maletas

Foto: Reprodução / Elo7

Foto: Reprodução / Elo7

As maletas artesanais feitas especialmente para esmaltes além de serem práticas e manterem seus esmaltes bem à vista, são um charme. Você encontra esse tipo de maleta em sites como Tanlup, Elo7, Airu e Etsy e os preços variam bastante. Há também maletas industrializadas que em geral são comercializadas como maletas de maquiagem, porém podem ser usadas também para organizar esmaltes.

5. Porta-sapato para guardar esmaltes

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A criatividade é uma grande aliada de quem quer organizar sem precisar recorrer a materiais mais caros e prefere aproveitar o que já tem em casa. Uma ideia nesse sentido é adaptar uma sapateira de porta para guardar os esmaltes. A organização fica ainda mais prática se a sapateira for transparente.

Além dos inúmeros organizadores caseiros que você mesma pode adaptar, ainda existem os organizadores profissionais que você encontra em lojas especializadas para salões de beleza. Para quem trabalha nessa área ou tem muitos esmaltes, eles podem ser uma alternativa interessante.

Leia também: 6 razões para não tirar cutículas

5 dicas para manter seus esmaltes em ordem

Veja a seguir alguma ideias que você pode adotar nos cuidados com sua coleção de esmaltes.

  1. Uma dica de ouro para facilitar encontrar os esmaltes no recipiente em que você os guarda é pintar uma bolinha na tampa com a cor do esmalte;
  2. Sempre ao terminar de pintar as unhas, limpe a borda do vidro com acetona para remover o excesso e poder fechar adequadamente a embalagem;
  3. Mantenha os esmaltes organizados por cor, juntando os tons similares;
  4. Se você tem muitos esmaltes de cada marca, outra opção de organização é separá-los por marca;
  5. Se preferir, coloque os esmaltes que estão mais próximos do vencimento em uma caixinha separada e use-os mais para terminarem antes de vencer.

Use sua criatividade e capriche na escolha ou na criação do seu próprio organizador de esmaltes, assim sua paixão pelos vidrinhos ficará sempre muito bem cuidada e os esmaltes fáceis de achar.

Dicas pela Web
Comentários