Como organizar fios e cabos

Esconder e arrumar os fios e cabos que ficam espalhados é essencial para manter a casa em ordem

Escrito por Andressa Dias

Uma das principais dificuldades na hora de organizar a casa ou na tentativa de mantê-la sempre bem arrumada é o amontoado de fios e cabos que se junta próximo a computadores e outros equipamentos eletrônicos.

Porém, existem algumas dicas que podem ajudar na hora de deixar esse monte de fios organizados e escondidos para evitar quedas e deixar a casa sempre com um aspecto mais limpo e organizado. Afinal, cabos espalhados dão a impressão de que a casa está bagunçada mesmo quando não está. Confira algumas sugestões de ferramentas de organização de fios e dicas de como manter os cabos em ordem:

Abraçadeiras de nylon

As abraçadeiras são firmes e mais difíceis de abrir. Elas são ideais para organizar fios que não precisam ser soltos do monte com frequência. As abraçadeiras de nylon são ótimas para agrupar fios mais robustos pois aguentam o peso de cabos mais grossos.

Velcro organizador de fios

As fitas de velcro são excelentes para arrumar fios que precisam ser presos e soltos com frequência. Podem ser usadas para prender cabos na hora da limpeza da casa ou até mesmo para manter os fios sempre organizados.

Além de serem práticas pois são fáceis de abrir e fechar, as fitas de velcro são uma opção barata e podem ser encontradas até em lojas de informática.

Organizador de cabos flexível

Esse organizador vem em formato de uma mangueira, mas é cortada em espiral e bem maleável para que os fios se encaixem dentro dela. Esta talvez seja a melhor ferramenta para deixar os cabos mais escondidos e arrumados. Aconselha-se comprar na cor parecida com a superfície onde os fios ficarão, para que eles fiquem mais camuflados.

Ganchos

Os ganchos com ventosas, adesivos ou ainda com pregos são bons para pendurar cabos extensos evitando que eles cheguem ao chão. Porém os ganchos não escondem os fios e alguém ou algo pode se enroscar nos fios. Esta é uma solução mais eficaz para fios que passam por trás de armários, pois assim eles ficam pendurados atrás do móvel, sem ficar à mostra.

Dicas para manter os fios organizados

Procure deixar conectados apenas os fios e cabos necessários em qualquer equipamento. Guarde os de uso menos frequente em uma caixa organizadora. Outra sugestão é procurar agrupar o maior número de fios possível e arrumá-los com uma das ferramentas sugeridas acima.

Se algum cabo passa pelo chão ou parede, use uma canaleta na cor da parede ou piso para esconder e proteger este cabo. Outra dica é optar por aparelhos com tecnologia wireless para evitar o aumento de fios em sua casa.

Assuntos: Organização

Dicas pela Web