Por Andressa Dias
Continua após o anúncio
Quando duas pessoas resolvem morar juntas, uma das coisas na qual se deve pensar é como vão organizar as despesas. Sugerimos aqui quatro formas distintas de gerenciar o que o casal ganha e gasta, para que vocês possam escolher o que melhor se adapta ao estilo de vida dos dois.
Opção 1: Uma conta conjunta
Neste caso, os dois optam por ter apenas uma ou talvez mais contas, porém todas contas conjuntas movimentadas por ambos.
Prós: Diminui a burocracia e facilita as operações como pagamentos e depósitos, pois fica tudo centralizado em uma conta só.
Contras: O ponto negativo dessa opção é que se um gasta mais que o outro isso pode gerar algum tipo de conflito, por isso quem opta por essa maneira de organizar as finanças deve combinar alguma forma de tornar os gastos mais iguais e justos. A não ser que isso não seja um problema para os dois.
Opção 2: Uma conta conjunta para despesas da casa
Nesta opção, o casal mantém cada um sua conta individual para despesas pessoais e uma conta conjunta para as despesas comuns, como despesas com a casa e com filhos. Ambos depositam uma quantia igual ou semelhante por mês para poderem partilhar os gastos igualmente.
Prós: Esta opção é um pouco mais justa porque ambos podem colaborar da mesma maneira e fica mais fácil separar o que é despesa do casal e o que é despesa de cada um. Isso facilita a organização das finanças pessoais em geral.
Contras:
Opção 3: Contas individuais e gastos partilhados
Nesta situação, cada um tem sua conta separadamente e cada um paga determinadas despesas comuns. Por exemplo, a mulher paga o aluguel e a energia, enquanto o homem paga o condomínio, o telefone e água.
Prós: O ponto positivo dessa alternativa é que cada um cuida do que é seu, sendo assim é mais fácil perceber o quanto a pessoa está gastando consigo e com as despesas comuns. Também facilita o controle e a economia de dinheiro.
Continua após o anúncio
Contras: O ponto negativo é que um pode acabar gastando muito mais que o outro, mas se isso não for um problema para vocês, não chega a ser um aspecto negativo.
Opção 4: Contas individuais e gastos partilhados igualmente
Esta alternativa se refere a casais que preferem ter suas contas separadas, mas cada um contribui igualmente com dinheiro para pagar as despesas no início do mês.
Prós: Assim como a opção anterior, facilita o controle dos gastos e é possível economizar mais, se essa for sua vontade.
Contras: Quando um está desempregado ou ganha muito menos que o outro, este pode sofrer por ter que dispor de uma grande parte do salário para contribuir igualmente com as despesas comuns.
Dicas para não errar nas finanças do casal
A dica mais importante é sempre manter registro das operações do casal. Guardem recibos, boletos, contas pagam e anotem tudo que for possível. Isso pode ser útil também para que vocês possam planejar melhor os gastos para aproveitar bem seus salários, pagando as contas e deixando um percentual para investir ou poupar.
Outra dica é colocar as contas em débito automático ou escolher um dos dois do casal para pagá-las. Assim, vocês evitam que um pense que o outro vai pagar e acabe não pagando e no final, nenhum dos dois pagou a conta.
Poupem. Economizar para conseguir gastar menos e sobrar dinheiro é essencial para o casal. Afinal, você nunca sabe o que pode acontecer no futuro e algum dia você pode precisar desse dinheiro, seja para uma emergência ou para comprar a casa própria. É melhor estar seguro do que fazer dívidas depois.
Cuidado com a infidelidade financeira. Sejam honestos um com o outro. Nada de omitir valores de compras ou mentir dizendo que não gastou com determinadas coisas. A honestidade é um dos pilares principais que sustentam o relacionamento. Portanto, não deixe que as finanças se tornem um problema entre vocês, porque na realidade o dinheiro deve servir como apoio para os dois e não como fator causador de discussões.
Siga as dicas e aproveite bem o que vocês dois ganham para ter uma vida confortável, organizada e sem estresse quando se trata de finanças do casal.
Continua após o anúncio