Dicas de Mulher Dicas de Casa

Como organizar a geladeira

Aprenda a manter os alimentos bem conservados e aproveitar o espaço da geladeira

em 03/04/2013

Se você costuma guardar os alimentos na geladeira empilhando potes, sacos plásticos e garrafas de qualquer jeito nas gavetas e prateleiras, fique atenta. A maneira como os alimentos ficam dispostos dos dentro da geladeira influencia na conservação e faz com que estejam próprios para o consumo. Os sinais de que um alimento está estragando nem sempre são visíveis e consumir esses alimentos pode ser prejudicial para a saúde e ainda causar intoxicação. Por isso, é importante saber a maneira ideal de guardar as compras do supermercado e evitar surpresas desagradáveis ao abrir a geladeira.

Como arrumar a geladeira

Os alimentos e produtos devem ser guardados de acordo com a temperatura que necessitam. Alguns precisam ser mantidos em temperaturas mais frias do que outros. Os legumes e verduras de folhas, como alface, agrião, rúcula e espinafre, devem ficar bem longe do congelador, pois o frio faz com que estraguem mais rápido. Guarde-os na gaveta inferior da geladeira, sempre embalados em sacos plásticos bem fechados.

Na prateleira inferior, logo acima da gaveta, coloque os alimentos que necessitam de menos conservação e as frutas, que só devem ser colocadas na geladeira se estiverem maduras e sempre em recipientes plásticos.

As prateleiras intermediárias da geladeira podem ser usadas para guardar guloseimas, carnes temperadas ou em fase de descongelamento, sempre acondicionadas em vasilhas. Guarde também sobras de alimentos, de preferência utilize potinhos ou recipientes retangulares ou quadrados, sempre com tampa. O formato dos recipientes possibilita que eles sejam colocados uns em cima dos outros e ocupem menos espaço na geladeira.

Na prateleira superior da geladeira, acomode os alimentos que precisam de mais refrigeração, como frios, sobremesas, massas frescas, pratos prontos, queijos, iogurtes, manteiga, requeijão e patês. Esses alimentos devem ficar em embalagens fechadas, para não espalharem odores pela geladeira. Guarde também os ovos na própria embalagem e com a ponta menor voltada para baixo.

A porta deve ser usada para guardar alimentos de consumo rápido, pois o abrir e fechar da geladeira provoca variação na temperatura e altera o resfriamento dos alimentos. Portanto, use as repartições da porta da geladeira para colocar água, sucos, refrigerantes, leite, geleias, vidros de azeitonas e conservas e condimentos como maionese, catchup e mostarda.

Os alimentos que são comprados congelados devem ser guardados diretamente no freezer e se forem descongelados, não devem voltar para lá.

Comentários
Dicas relacionadas