Como mostrar a ele que estou interessada?

A iniciativa nem sempre precisa partir do homem, confira as dicas e aprenda a mostrar interesse

Escrito por Carolina Werneck

Foto: Thinkstock

Se você já ouviu falar de que o primeiro passo decisivo em um relacionamento em potencial deve ser dado pelo homem, saiba que essa visão está completamente errada. Há muito tempo as mulheres superaram essa barreira e podem, por conta própria, demonstrar interesse e até mesmo “chegar” no rapaz em questão, sem ficar esperando a boa vontade masculina.

Embora algumas mulheres não se sintam à vontade para tomar a iniciativa de uma aproximação, outras o fazem com tamanha naturalidade que fica difícil acreditar que esse papel no jogo da conquista nem sempre foi delas. Se você pertence ao primeiro grupo e simplesmente não sabe como demonstrar interesse naquele gato que conhece, siga as instruções abaixo e liberte-se.

Deixe-se notar

Não importa se o homem em questão é um amigo, seu vizinho ou um completo desconhecido, é preciso que ele note sua presença. No caso de uma balada ou barzinho, a situação é mais simples porque as pessoas estão descontraídas e, muitas vezes, procurando mesmo conhecer alguém. Nesse caso, basta se posicionar no campo de visão e trabalhar o olhar, para garantir que ele te perceba por perto.

Se, por outro lado, você já convive com ele de alguma forma, cabe a você mesma aprofundar essa convivência. Da próxima vez que encontrar o gato, puxe uma conversa sobre um assunto aleatório.

Comece falando do tempo, por exemplo, para quebrar o gelo e, conforme sentir que ele corresponde aos seus comentários, procure identificar gostos em comum, como artistas, filmes ou livros. Lembre-se: o objetivo é fazer com que ele se lembre que você existe, então deixe a vergonha de lado e dê o primeiro passo.

Procure estreitar os laços

Depois de se aproximar as primeiras vezes, convide-o para atividades leves, nas quais você possa conhecê-lo melhor e ter certeza de que é isso mesmo o que quer. Chame-o, casualmente, para um happy hour ou um chope, primeiro com outras pessoas e, mais tarde, somente vocês dois. Esses encontros aparentemente inocentes já demonstram que você está tentando se aproximar dele e, devagar, serão importantes para que vocês se tornem mais íntimos.

Depois de alguns desses programinhas básicos, invista em convites mais reservados, como um cinema ou um almoço – este pode ser na sua casa ou em um restaurante do qual você goste. Nesse ponto, alguns homens já terão percebido suas intenções e, se continuarem te dando conversa é porque, provavelmente, seu interesse está sendo correspondido.

Seja direta

Se o caso for grave e o rapaz, mesmo com todos os sinais, não parecer compreender o que você pretende de verdade, o jeito é ter uma conversa franca. Mas acalme-se, não vá pular no pescoço dele sem explicar as coisas antes, prefira a sutileza.

Convide-o para sair, escolha um barzinho ou outro lugar onde vocês possam conversar com tranquilidade. Comece falando sobre generalidades e, devagar, vá levando a conversa para o ponto que você deseja debater de verdade.

Uma boa ideia para as mais tímidas é convidar o gato para um lugar onde vocês possam dançar. Esse tipo de ambiente deixa tudo mais fácil, porque a proximidade física e a necessidade de falar próxima do rosto dele podem ser aliadas poderosas. Diga a ele o quanto você o admira e o quanto gosta de estar com ele. Aguarde as respostas e, dependendo delas, siga em frente ou simplesmente mantenha a amizade. E lembre-se: não se humilhe ou se rebaixe diante dele – se ele não demonstrar interesse ou mesmo disser abertamente que não corresponde aos seus sentimentos, está no direito dele e você deve partir para outra.

Assuntos: Relacionamentos

Para você