Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Como manter o cabelo fortalecido

Cuidados para manter os fios sempre fortes e saudáveis

em 04/07/2012

Para o cabelo crescer forte, saudável e bonito, é preciso investir nos cuidados diários e tratar bem os fios.

Os cabelos mal cuidados ficam com a aparência ressecada e sem vida. Os fios sofrem com as mudanças de temperatura, exposição solar ou frio intenso, com lavagens muito quentes, com a falta de corte e de hidratação, como uso excessivo de secador e chapinha.

Para evitar danos e deixar o cabelo fortalecido, alguns cuidados são fundamentais. Os fios devem ser lavados sempre com água morna ou fria para evitar o ressecamento, oleosidade excessiva e queda capilar. O xampu e o condicionador devem ser alternados com frequência para que o cabelo não se acostume com o pH do produto.

Outra dica de como manter o cabelo fortalecido é investir na hidratação. Os fios pedem hidratação a cada quinze dias e as pontas devem ser aparadas sempre que possível para evitar as tão indesejáveis pontas duplas. Caso não queira mexer no comprimento dos fios, o corte bordado é ideal para retirar as pontas ressecadas.

Para usar o secador e a chapinha sem danificar o cabelo, proteja os fios do calor intenso aplicando um creme termo ativado. O secador deve ficar a pelo menos 15 cm de distância dos fios e a chapinha não deve ser passada diversas vezes na mesma mecha. Para finalizar o procedimento, aplique sempre um reparador de pontas para selar as cutículas dos fios.

Evite prender o cabelo enquanto estiver úmido. Para pentear os fios, comece sempre das pontas para a raiz, os cremes sem enxágue ajudam a desembaraçar.

Uma boa alimentação, rica em nutrientes, vitaminas e sais mineirais, também contribui e muito para manter o cabelo fortalecido.

Comentários
Dicas relacionadas