Como limpar sapatos: dicas essenciais para mantê-los em perfeito estado

Saiba como você pode lavar tênis, sapatos de couro, entre outros tipos de calçados

Escrito por Tais Romanelli

Foto: Thinkstock

As mulheres têm a fama de serem “loucas por sapatos”. E não é por acaso: a maioria delas precisa de pelo menos um par só para trabalhar, um (ou mais) tênis para praticar suas atividades físicas, diferentes modelos de sandálias para sair à noite, várias opções de sapatilhas para o dia a dia… E muito mais! Afinal, eles são mesmo essenciais, independentemente do modelo, e fazem toda a diferença na hora de montar um look.

Porém, com tantos pares de sapatos disponíveis em casa, é comum que surjam dúvidas sobre como limpar cada um deles. Mas, este ato é totalmente necessário para que os diferentes tipos de calçados sejam conservados por mais tempo.

Além disso, a limpeza adequada dos sapatos é fundamental para evitar a proliferação de bactérias e fungos e é um dos principais fatores no combate a odores desagradáveis e a doenças ocasionadas pela transpiração dos pés, como micoses.

“É importante investir em um processo de limpeza adequado dos calçados, pois, mesmo a lavagem comum pode danificá-los, uma vez que as peças permanecem muito tempo úmidas, com tendência a acumular microrganismos prejudiciais à saúde”, explica Rejane Nascimento, gerente de treinamento da 5àsec, especializada na limpeza e higienização de tênis e outros calçados.

Abaixo, a profissional dá algumas dicas de como lavar os principais tipos de sapatos:

Tênis

Foto: Thinkstock

Rejane Nascimento destaca que o ideal é sempre levar os pares de tênis a uma lavanderia, onde os profissionais saberão cuidar deles da melhor maneira possível, já que existem tênis confeccionados com diferentes materiais, de qualidades diferentes… E tudo isso precisa ser levado em consideração.

Mas de forma geral, pode-se dizer que, para lavar tênis, é necessário separar, primeiramente, os cadarços e as palmilhas, que deverão ser lavados juntos em um saco de proteção, dentro da máquina.

“Pode-se usar um detergente neutro numa escova de cerdas macias (ou, em alguns casos, com cerdas um pouco mais firmes) e esfregá-la cuidadosamente nas partes de tecido dos tênis. Nas partes de borracha e nos solados, pode-se usar pedra de rio ou bucha”, explica Rejane.

Depois disso, os tênis devem ser colocados em um saco de proteção para serem levados à máquina. “Ela deve ser acionada num programa delicado, para não estragar os calçados. Caso contrário, a sola pode até descolar”, diz a profissional.

Depois do procedimento já citado, pode-se colocar uma toalha de banho seca junto aos tênis na máquina e acionar o programa de centrifugação. Isso faz com que os calçados saiam praticamente secos da máquina, conforme explica Rejane.

A gerente de treinamento da 5àsec acrescenta ainda que os tênis, após a lavagem, não devem ser colocados ao Sol, mas sim em um local arejado, onde devem permanecer por cerca de 24 horas.

Sapatos de couro

Foto: Thinkstock

Os sapatos de couro exigem cuidados especiais. Tudo deve ser feito de forma manual. Pode-se usar uma escova de dente macia com sabão neutro diluído, além de uma toalha um pouco úmida. “Então, passa-se a escova em uma pequena parte do sapato e, logo em seguida, a toalha úmida no mesmo local. E assim por diante, até concluir a limpeza do sapato todo”, diz.

É necessário ainda fazer essa mesma limpeza na parte de dentro dos sapatos e, posteriormente, passar um desodorizante nela.

“Os calçado de couro devem ser deixados também em um local arejado. E, após isso, pode ser passado um pouco de hidratante ou vaselina (no caso de couro liso) nos sapatos”, diz Rejane.

“No caso dos sapatos de camurça, coloca-se o hidratante dentro de um borrifador para espirrá-lo de longe”, acrescenta a profissional.

Sapatos de tecido

Foto: Thinkstock

Os sapatos feitos de tecido também pedem cuidados especiais. “Pode-se usar até uma escova de cabelo de neném. Ela deve ser passada, um pouco úmida, numa parte do sapato e, logo em seguida, passa-se o secador. E assim por diante, em cada parte dos sapatos, para evitar que o tecido fique molhado e manche”, explica Rejane Nascimento.

Uma dica da especialista é utilizar duas gotinhas de vinagre na água onde será molhada a escova, o que ajudará a evitar a formação de manchas nesse tipo de calçado.

Sapatos de solado de cordas

Foto: Thinkstock

Também merecem cuidados especiais, pois devem ser molhados o mínimo possível. “Pode-se usar um pano úmido com sabão neutro e ir esfregando aos poucos”, diz.

Se for necessário, acrescenta a profissional, pode-se usar um secador para não deixar nenhuma parte do sapato um pouco molhada. Após o procedimento, é interessante passar um desodorizante no calçado.

Sapatos envernizados

Foto: Thinkstock

Para limpar este tipo de calçado, use somente um paninho (flanelinha ou toalha) úmido e lubrificante (que pode ser um creme ou um pouquinho de lustra-móveis).

“É importante que, tanto o creme, como o lustra-móveis sejam colocados no pano e nunca direto nos sapatos, para não marcá-los”, destaca Rejane Nascimento.

Agora você já sabe que cada tipo de calçado necessita de um cuidado especial. Por isso, caso não tenha tempo para se dedicar à limpeza dos seus sapatos, leve-os a uma lavanderia especializada, que usará os produtos e os procedimentos corretos para que eles se mantenham perfeitos por mais tempo!

Assuntos: Limpeza, Sapatos

Para você