Como limpar e conservar suas cortinas de box

As cortinas do box do seu banheiro precisam de cuidados especiais para durarem mais e não acumularem bactérias

Escrito por Daniela Azevedo

Foto: Thinkstock

O banheiro é uma parte da casa que exige muitos cuidados com a higiene. Por ser um ambiente que tende a permanecer úmido por bastante tempo, algumas medidas são essenciais para evitar a proliferação de germes e bactérias.

Para evitar que o banheiro fique totalmente molhado após o banho, os box são uma mão na roda e para quem não gosta, não pode ou simplesmente não quer instalar de vidro, a solução são as cortinas de box.

Vendidas em plástico ou poliéster, além de serem mais baratas em relação ao box de vidro ou acrílico, as cortinas deixam o banheiro organizado e a variedade de estampas disponíveis no mercado podem dar um toque mais colorido, divertido e descontraído para a decoração do seu banheiro, sobretudo no banheiro das crianças, onde as cortinas podem ser decoradas até com personagens e super-heróis.

Uma das desvantagens das cortinas de box são os cuidados que a sua manutenção exige, já que o contato direto com a água e com produtos de higiene como sabonete e xampu que vão se acumulando, favorecem o surgimento de mofo, bolor e manchas. E não há nada mais desagradável que um banheiro com a cortina suja, mal cuidada, o que pode dar um aspecto de desleixo para todo o banheiro, por mais limpo que ele esteja.

Essa dificuldade de manutenção faz com que as cortinas tenham um tempo de vida útil limitado, mesmo assim, trocar de cortinas variadas vezes e em um curto período de tempo não é bom nem para o seu bolso nem para o meio ambiente, por isso, além de optar por um produto de durabilidade maior, escolha os melhores produtos para conservar as suas cortinas.

Para ajudá-la nessa difícil tarefa, abaixo selecionamos algumas dicas:

Como limpar e conservar as cortinas do box

  • Se a sua cortina for de boa qualidade, isto é, de um material resistente, pode ser lavada diretamente na máquina de lavar, o que torna o processo mais rápido.
  • No caso da cortina já estar com sinais de mofo, você pode aplicar uma solução com água sanitária diretamente nas áreas atingidas ou deixá-la de molho no produto misturado com água e sabão. Depois disso, enxágue-a completamente, se quiser, utilize vinagre para neutralizar e deixe secar.
  • Para evitar que o tecido da cortina fique enrijecido, passe um pano com uma solução de água morna misturada com gotas de óleo mineral.
  • Quando for deixar de molho, você pode colocar a mesma medida de sabão de bicarbonato de sódio e na hora de enxaguar, acrescente algumas gotas de vinagre branco para neutralizar e eliminar os resíduos de sabão e alvejante.
  • Sempre que o banheiro for usado, evite deixar a cortina enrolada, estique-a completamente para que ela possa secar no próprio varão reduzindo a umidade natural do ambiente.
  • Não deixe de descuidar do varão e dos trilhos da cortina, principalmente se eles forem de ferro, que podem enferrujar. Sempre que for retirar a cortina para lavar, limpe o varão com o produto de sua preferência, já os trilhos devem ser lavados e secados completamente.

Seguindo essas dicas, suas cortinas vão durar muito mais tempo, seu banheiro ficará limpo e a sua família protegida da ação de bactérias.

Assuntos: Limpeza

Para você