Aprenda um truque para limpar boca de fogão de maneira fácil


Foto: iStock
Sabe aquelas piadinhas do Facebook que dizem que quem gosta de beijar é adolescente, pois adulto gosta mesmo é de comprar ferramentas e ter a casa limpa? Se você se identifica com essas frases, a dica de hoje vai te deixar muito feliz.
Afinal, ter um fogão brilhando como novo dá aquela satisfação, não é mesmo? Aquela sensação de dever cumprido, de maturidade e de que conseguimos manter tudo sob controle – pelo menos por alguns minutos.
Se você olha para as bocas do seu fogão e elas estão manchadas, queimadas e engorduradas e você morre de saudade dos bons tempos em que seu eletrodoméstico era novinho em folha, você precisa conhecer a dica da limpeza com sabonete.
É isso mesmo: apenas com sabonete comum, uma palha de aço e um pouco de água, as bocas do seu fogão vão ficar limpinhas. Confira o vídeo publicado pelo canal Cantinho da Culinária Fácil e siga o passo a passo:
Publicidade
1. Molhe a boca do fogão, esfregue o sabonete e aguarde cerca de 2 minutos;

Foto: YouTube / Cantinho da Culinária Fácil
2. Esfregue a boca com a palha de aço até remover toda a sujeira;

Foto: YouTube / Cantinho da Culinária Fácil
3. Pronto! As bocas do seu fogão vão ficar brilhando!

Foto: YouTube / Cantinho da Culinária Fácil
Como você pôde perceber, a maior parte das manchas, da sujeira e da gordura queimada saiu, e a boca do fogão ficou com uma aparência muito melhor.
Relacionadas
Porém, o truque do sabonete não faz milagre com os resíduos que estão mais incrustrados nos cantos. Para tirar essas partes mais escuras, será necessário esfregar por mais tempo, usando um objeto mais abrasivo ou um produto químico mais potente que o sabonete.
Outros métodos de limpeza

Foto: iStock
Publicidade
Caso o método do sabonete não tenha funcionado muito bem para o seu fogão, saiba que ainda existem vários truques para deixar o seu eletrodoméstico tinindo. Escolha o seu favorito e deixe o fogão brilhando sem ficar com o braço musculoso de tanto esfregar:
- Método 1: ferva as bocas por 10 minutos em água com um pouco de detergente e vinagre;
- Método 2: ferva as bocas por 10 minutos em água com sal, vinagre e detergente;
- Método 3: ferva as bocas por 10 minutos em água com sal, vinagre, limão e saponáceo em pó;
- Método 4: ferva as bocas por 10 minutos em água com vinagre de maçã. Em seguida, retire, espere esfriar e esfregue com uma palha de aço e detergente.
Ao utilizar diferentes produtos de limpeza, lembre-se sempre de ficar atenta às recomendações de segurança e não misturar produtos que reagem de forma perigosa entre si, pois você pode até mesmo causar uma explosão.
A regra geral é nunca misturar água sanitária com outro produto, mas você pode conferir a lista completa nesta matéria.

Raquel Praconi Pinzon
Formada em Letras na Universidade Federal do Paraná e MBA em Business Intelligence pela Universidade Positivo.