Por Daniela Azevedo

Foto: Thinkstock
Publicidade
O choro é a primeira forma de contato do bebê com o mãe e com o resto do mundo. A princípio pode parecer tudo igual, mas com o passar do tempo, a mãe aprende a diferenciar o choro de fome, o de dor e o de manha.
À medida em que vão crescendo, a comunicação evolui e os bebês aprendem a emitir sons e ruídos, que mais tarde se transformam em sílabas, até que por volta do sexto mês, eles começam a balbucear algumas palavras, que ainda não fazem sentido, o que só deve acontecer depois que completam o primeiro ano de vida.
Entre 18 e 24 meses, as crianças falam frases curtas, com no máximo 3 palavras e cabe aos pais decifrarem o que é que elas estão querendo dizer, para aumentar a interação dos pequenos com os demais integrantes da família e colaborar com o desenvolvimento da fala da criança.
Depois desse período de 2 anos, até 2 anos e meio, se a criança não falar, o indicado é consultar um pediatra, para verificar se está havendo algum atraso no desenvolvimento verbal da criança e principalmente para verificar a existência de algum problema auditivo ou psicológico.
Certamente você já não lembra como é difícil falar as primeiras palavras, mas este é um processo que exige um grande esforço mental e físico por parte dos pequenos que precisam articular os sons com a língua, com os lábios e com todo o aparelho fonador, além de forçar a cabecinha para escolher em seu pequeno repertório as palavras que entrem no contexto daquilo que ele quer dizer. Esse aprimoramento contante é essencial para avaliar o desenvolvimento intelectual, psíquico e social da criança.
E quando o bebê começar a balbucear suas pequenas palavras, além da emoção do momento, existem algumas atitudes que podem contribuir para melhorar esse processo, por isso selecionamos algumas dicas para você.
Aos poucos você vai perceber que esse desenvolvimento se estenderá por muitos anos da vida e vai ter até momentos em que você vai lembrar com saudade da época em que eles falavam pouco. Brincadeiras à parte, essa fase em que as crianças estão aprendendo a falar é uma das mais gostosas, aproveite-a com muito carinho.