Como guardar álbuns e fotos

Sugestões para manter suas fotografias bem organizadas e conservar as recordações de momentos especiais

Escrito por Deborah Busko

As fotografias são ótimas recordações de lugares que visitamos, de momentos importantes e que merecem ser lembrados. Mas para que elas possam durar por muito tempo, é preciso organização e muito cuidado para não amassar, rasgar ou acabar perdendo algumas delas. Algumas dicas de como guardar álbuns e fotos são úteis para conservar este tesouro pessoal.

A primeira coisa a fazer é selecionar suas fotos, separando as fotos boas das de qualidade ruim ou até mesmo daquelas que você não gosta. O próximo passo para reunir suas recordações de forma mais prática é organizar as fotografias em álbuns.

Uma sugestão para facilitar o acesso aos álbuns é organizá-los por assunto (aniversários, viagens, festas, casamento) e identificar cada um deles colando etiquetas. Se for escrever no verso das fotos, use uma caneta apropriada.

A tinta das canetas comuns pode escorrer e danificar as imagens. Alguns álbuns tem ainda um espaço reservado para legendas que pode ser usado para anotar informações interessantes sobre a foto, inclusive a data do evento.

Você pode diferenciar os álbuns de fotos customizando as capas, fica bem original. Os negativos podem ser guardados no espaço apropriado a eles dentro dos álbuns, caso contrário, junte todos em uma pasta exclusiva.

Depois de organizadas, o ideal é que as fotos sejam guardadas em caixas que controlem a exposição à luz e ao ar. Evite as caixas de sapato, elas podem fazer com que as fotos fiquem velhas logo. As caixas com fotos devem ficar armazenadas em lugar seco, escuro e fresco, armários e baús são ótimas opções.

Outra dica de como guardar fotos é optar pelas versões digitais gravadas em CD ou DVD. Sempre identifique os CDs com o assunto e a data. Além de ser um meio mais garantido de preservação, fica mais fácil para localizar e compartilhar os momentos especiais com a família e os amigos.

Assuntos: Organização

Para você