Como fazer uma maquiagem perfeita: dicas essenciais

Apostar em cursos de automaquiagem e acompanhar os tutoriais de blogueiras são algumas das sugestões

Escrito por Tais Romanelli

Foto: Thinkstock

Toda mulher sabe que uma maquiagem, desde que bem feita, tem o poder de deixá-la maravilhosa, destacando o que há de mais bonito em seu rosto e disfarçando possíveis imperfeições.

Porém, nem sempre é possível ir a um salão e contar com o trabalho espetacular de um maquiador profissional… Muitas vezes, os compromissos surgem de última hora; o orçamento para gastos com a beleza está reduzido naquele mês, entre outros motivos, e, por fim, a única solução acaba sendo “improvisar” o make em casa mesmo, antes de sair!

Além disso, não são somente para os compromissos de final de semana e ocasiões especiais que as mulheres costumam se maquiar. Muitas delas têm o hábito de se produzir diariamente, para ir ao trabalho, por exemplo.

Pensando nisso, é fundamental que elas saibam como se maquiar adequadamente, seja para o dia o dia, seja para um evento ou balada.

Mas, se você, apesar de ser vaidosa e adorar sair bem arrumada de casa, ainda não sabe muito bem como se maquiar, vai adorar as dicas abaixo. São orientações importantes e práticas para qualquer mulher que deseja aprender como fazer maquiagens perfeitas!

1. Aposte em um curso de automaquiagem

Foto: Thinkstock

Apostar em um curso de automaquiagem é, provavelmente, um dos meios mais conhecidos para as mulheres que querem aprender a se maquiar como profissionais.

Flávia Regina Rotta da Silva, docente do Senac Rio Claro, explica que em, um curso de automaquiagem, a cliente pode aprender técnicas básicas para aplicação correta de produtos essenciais, dicas para a escolha do tom correto de base, pó e corretivo, uso dos pincéis, aplicação de delineador líquido e combinações básicas de cores para realizar uma maquiagem harmoniosa.

Mas será que com um curso de automaquiagem toda mulher pode aprender a se maquiar (até mesmo aquelas que nunca se arriscaram na prática)?

“Acredito, sim, que toda mulher pode aprender a se maquiar. Porém, em um curso de automaquiagem, ela aprenderá as técnicas, mas somente com a prática constante irá se aperfeiçoar”, destaca Flávia.

2. Treine a maquiagem em casa

Foto: Thinkstock

Você já fez um curso de automaquiagem?! Ótimo, agora a dica é: comece a fazer diferentes tipos de maquiagem em casa, para se aperfeiçoar.

E, mesmo que você não tenha feito um curso específico, mas tenha uma base de como se maquiar, a orientação ainda é “treinar”!

Laís Martinelli, blogueira do Clube de Duas, conta que aprendeu seus primeiros passos de maquiagem vendo sua mãe se maquiar, utilizando o bom e velho lápis de olho, um blush e o rímel. “Mas, depois, senti a necessidade de aprender mais, então, comecei a procurar na internet. Comecei a ver vários vídeos tutoriais no Youtube, maquiagens de festa e para o dia a dia… Aprendi até a colar cílios e a fazer o delineador gatinho”, diz.

Laís conta que aprendeu que o delineador utilizado deveria ser em gel, para “começo de conversa”, porque o líquido é uma opção somente para as mais experientes. “Treinei bastante até fazer disso uma maquiagem normal… Treinava do meio para fora e, depois do meio para dentro do olho… Caso pegasse de uma ponta a outra, eu acabava fazendo um traço muito grosso no final”, diz. “Enfim, sempre tirei um tempinho do meu dia para treinar algumas coisas que aprendia na internet. O segredo é treinar, tirar, treinar de novo”, acrescenta.

A profissional Flávia da Silva destaca que a melhor forma para treinar é não deixar para fazer isso na hora em que for sair (ou seja, quando você precisa que a maquiagem fique boa). “A hora para treinar é quando se está em casa, em um dia próprio para isso, que você não tenha nenhum compromisso e pode experimentar, inovar e também se permitir errar, por que não?! Se não ficar bom, é só retirar a maquiagem e começar novamente”, orienta.

3. Siga as dicas e os tutoriais das blogueiras

Foto: Thinkstock

Esta se completa com a dica anterior: uma ótima alternativa para treinar (e até para aprender a se maquiar) é seguir as orientações e sugestões de blogueiras que, frequentemente, fazem vídeos com o passo a passo de como fazer determinadas maquiagens.

As opções são inúmeras. Mas, umas das blogueiras de beleza mais famosas – que dão dicas e fazem tutoriais mostrando como se maquiar em casar – é, sem sombra de dúvidas, Júlia Petit, do Petiscos.

Camila Coelho, do Super Vaidosa, também é referência, atualmente, para meninas e mulheres que querem aprender a se maquiar ou, simplesmente, que procuram dicas e ideias de make para diferentes ocasiões.

No tutorial abaixo, por exemplo, a blogueira ensina as iniciantes a prepararem a pele para a maquiagem.

Alice Salazar, do blog Espelho Meu, também já se tornou conhecida devido aos seus diversos tutoriais e dicas em geral sobre maquiagem.

Mas essas são apenas três das muitas blogueiras que oferecem boas dicas e tutoriais incríveis (e, geralmente, em vídeo) mostrando o passo a passo de como fazer maquiagens perfeitas para as mais variadas ocasiões.

Vale lembrar que as orientações disponíveis nos tutoriais não são destinadas somente às mulheres que já sabem se maquiar relativamente bem, muitas blogueiras fazem vídeos especialmente dedicados às iniciantes.

E o melhor?! Tudo isso sem custo nenhum! Basta boa vontade para acessar os blogs e os vídeos e disposição para praticar em casa!

4. Aposte em bons produtos

Foto: Thinkstock

Quem ainda não tem o costume de se maquiar em casa pode não saber, mas, bons produtos fazem toda a diferença no resultado final de uma maquiagem.

Isso não significa, necessariamente, que você precise gastar muito dinheiro com a compra de produtos. A maioria das blogueiras costuma colocar em seus tutoriais e nas postagens do blog uma lista com a relação dos produtos utilizados em determinado make, bem como dicas de produtos que testaram e acharam bons (ou ruins), com diferentes faixas de preço.

Dessa forma, cabe a você pesquisar e decidir que tipo/marca de produto está disposta a comprar. A única exigência é que os itens escolhidos sejam de boa qualidade, para evitar irritações e/ou problemas na pele, além de outros resultados indesejáveis. Confira algumas seleções de bons produtos para investir:

É fundamental ainda escolher produtos adequados ao seu tipo dele e no tom ideal (nunca muito mais claro do que o seu tom de pele, por exemplo). “Ao escolher um produto, é importante testá-lo no rosto. Muitas vezes, as pessoas acabam testando na mão e, na hora de utilizá-lo, percebem que a coloração não está legal… Isso ocorre devido à diferença de coloração que temos nessas partes do corpo”, destaca Flávia, docente do Senac.

5. Fique atenta aos truques de quem entende de maquiagem

Foto: Thinkstock

Como já foi destacado, a maioria das blogueiras dá dicas de bons produtos e até ensina alguns truques para o momento de se maquiar. É sempre importante ficar de olho nessas orientações.

A blogueira Laís Martinelli, por exemplo, conta que gosta de manter sua pele “o mais natural possível”, por isso, não usa bases ou pó compacto. “Um truque que adoro quando quero fazer uma maquiagem mais bem feita, e que dure mais, é usar o BB Cream antes do make, pois ele é um produto completo e deixa a pele supernatural”, diz.

“Sou também super adepta do iluminador, é ótimo dar toques de luminosidade nos pontos que você quer valorizar no seu rosto. E usar o lápis branco na linha d’agua é outro truque que uso para abrir e acender o olhar”, acrescenta Laís.

A blogueira conta ainda que prefere usar o bronzer no lugar do blush, “para deixar a maquiagem mais natural e praiana, mesmo no inverno”.

“Adoro também uma máscara bem caprichada nos cílios. Costumo não carregar muito na maquiagem, mas digo que esse é um combo perfeito: BB Cream, bronzer, delineador, rímel e iluminador”, diz Laís.

A blogueira concorda que existem produtos de maquiagem bons, baratos e fáceis de encontrar. “O BB Cream que uso é da Maybelline, encontrado em farmácias e supermercados; e meu rímel preferido é o L’óreal Voluminous original, também fácil de comprar”, finaliza.

Mas, vale lembrar que as blogueiras não são as únicas opções: é possível conseguir algumas dicas importantes e truques de maquiagem, por exemplo, com um(a) maquiador(a) de sua confiança ou ainda, com suas amigas que já têm mais prática no assunto.

Ou seja, atualmente, nenhuma mulher pode sair de casa com a desculpa de que não usa maquiagem porque não sabe fazê-la!

Apostar em um curso de automaquiagem, conversar com pessoas que já sabem se maquiar, além de seguir as dicas e os vídeos de blogueiras experts no assunto, são meios simples, mas, supereficientes para uma mulher aprender a fazer uma maquiagem perfeita!

Assuntos: Maquiagem

Para você