Como fazer uma limpeza de emergência na casa em pouco tempo

É possível organizar tudo em até uma hora, desde que sejam utilizadas boas estratégias

Escrito por Tais Romanelli

Foto: Thinkstock

É exatamente no dia que estamos com mais pressa, que os imprevistos costumam acontecer, não é mesmo?! Uma reunião que se estendeu por mais alguns minutos; um serviço que surgiu de última hora; o trânsito que estava congestionado etc. Tudo isso no dia que você combinou de receber alguns amigos em casa!

Para deixar a situação um pouco mais complicada, você chega em casa e se depara com uma grande bagunça – com direito à louça para lavar, roupas para guardar e muitos mais – e tem apenas cerca de 60 minutos para dar um jeito em tudo.

“Por onde começar”? Esta é certamente a primeira pergunta que vem à cabeça. Mas a orientação primordial, com certeza, é “manter a calma”! É possível, sim, fazer uma limpeza de emergência em apenas uma hora (ou até menos do que isso), desde que a dona de casa se utilize de boas estratégias! Abaixo, a personal organizer Claudia Moura, qualificada pela OZ! Organize Sua Vida e diretora da empresa Claudia Moura Personal Organizer, dá dicas de como fazer isso.

Por onde começar?

A primeira coisa, de acordo com Claudia Moura, é juntar a bagunça espalhada pela casa: roupa, sapato, brinquedos. “Uma dica bem prática para começar é ir recolhendo tudo e colocando dentro de um cesto grande, para, depois, distribuir cada coisa ao seu cômodo de origem. Apenas coloque dentro do cômodo…”, diz.

Feito isso, a orientação é entrar em cada cômodo e colocar cada coisa em seu lugar: sapatos na sapateira, roupas no guarda roupa, brinquedos no armário ou estante, roupa suja no cesto. “Se suas coisas já tiverem no local certo para serem guardadas fica tudo mais fácil”, diz a personal organizer.

Em seguida, a dica de Claudia é arrumar as camas. “Depois de tudo organizado fica mais fácil varrer a casa e passar um pano para tirar a poeira, deixando a casa cheirosinha. Quanto menos coisas estiverem no chão ou em baixo de camas, mais fácil e rápida será a limpeza”, explica.

Varrendo a casa ou “disfarçando” a sujeira

Se, devido ao pouco tempo, não der tempo de varrer tudo, Claudia Moura dá algumas ideias: “ou você varre e passa um pano apenas nos cômodos onde irá receber a visita (por exemplo, sala e cozinha) ou conta direto com a ajuda de um pano úmido para tirar a maior parte da sujeira, os pelos de cachorro etc.”, diz.

Uma boa dica também, de acordo com a personal organizer, é passar uma escova mágica no sofá. “Esta escova tira sujeiras sem jogá-las no chão, pois tem um reservatório. Se você tem crianças e elas comem bolachas no sofá, por exemplo, esta escova vai te ajudar muito”, explica.

A cozinha

Se tiver muita louça para lavar, comece pelos copos, pratos e talheres. “Depois vá para as travessas e potes plásticos. E, por último, panelas e formas”, diz Claudia.

“Mas, se a quantidade de louça for mesmo muito grande, você pode guardar o que não deu tempo de lavar dentro do forno. Isto mesmo: esconda! O mais importante é que os pratos, copos e talheres já estão limpos e, se você precisar servir uma refeição para as visitas, tudo correrá bem”, destaca a personal organizer. “Neste caso, dê preferência para servir uma coisa fácil, como pizza, assim você garante que não precisará das panelas escondidas”, acrescenta.

O banheiro

Claudia Moura explica que você já pode deixar, nos banheiros, um kit de limpeza rápida, com desinfetante, um pano, uma bucha ou algum outro produto que esteja acostumada a usar. “Desta forma você não precisa nem ir até a lavanderia pegar os produtos, pois já estão no banheiro. Limpe o vaso sanitário (por fora), a pia e a bancada com um pano com o produto que gosta. Limpe o vaso sanitário por dentro com uma bucha própria para isto e deixe um pouco de desinfetante na água. Passe um pano no chão”, diz.

A personal organizer destaca que sempre é bom manter algum produto que perfume o ambiente no banheiro. “Existem muitas opções no mercado: alguns que podem ficar à mostra e fazer parte da decoração do banheiro e outros mais discretos, que podem ser colocados atrás da porta”, explica.

“Se tiver mais de um banheiro e não tiver tempo para limpar todos, limpe apenas aquele que a visita poderá usar. Se você tem lavabo, ele é a prioridade”, destaca a profissional.

1 hora para deixar tudo limpo e organizado

Gostou das dicas? Para fazer esta limpeza de emergência, a personal organizer sugere a seguinte divisão de tempo (aproximada):

  • 5 minutos para juntar a bagunça;
  • 10 minutos para os quartos: 5 para cada um (se você tiver 2);
  • 5 minutos para o lavabo/banheiro;
  • 15 minutos para varrer e passar pano na casa;
  • 25 minutos na cozinha.

Claudia Moura acrescenta ainda que, se a casa não for muito grande e não tiver tanta louça para lavar, certamente, em menos de uma hora, tudo estará em ordem!

Assuntos: Limpeza

Dicas pela Web