Como fazer uma festa de aniversário menos calórica

Fazer substituições e escolher alimentos mais leves e nutritivos são formas de trazer mais saúde à sua festa. Veja essas e outras dicas

Escrito por Ana Carolina Gabriel

Foto: Thinkstock

Seu aniversário está chegando e você vai fazer uma festinha para comemorar junto com seus amigos e familiares? Mas aí, o problema: o que servir, já que festa de aniversário lembra salgadinhos super gostosos e claro, calóricos. Não entre em pânico!

É possível sim oferecer aos convidados um cardápio saboroso e com menos calorias. “Ter hábitos saudáveis não significa abrir mão de bons pratos, reuniões e comemorações. Mas não devemos associar comemorações com alimentação desregrada. Comemorar o aniversário de forma saudável representa também o cuidado que temos com os nossos convidados”, afirma Julio Marin, nutricionista da Apetit Serviços de Alimentação.

Lanchinho é bom, e todo mundo gosta!

No caso dos lanches e salgados, o segredo é substituição. Opte por ingredientes mais leves e pratos assados. “Você pode trocar os salgadinhos fritos pelos assados. Outras opções saudáveis são os sanduíches naturais, recheados com queijo minas, tomate, peito de peru e alface”, diz o nutricionista.

Wraps são diferentes e permitem usar a criatividade na hora de recheá-los! “Você pode apostar no recheio com cottage, ricota, queijo minas, cream cheese, peito de peru, atum, frango, alface, rúcula, cenoura e pepino. Uma boa alternativa para aniversários à noite é uma barca com sushis e sashimis”, sugere o nutricionista.

Bebidas

Deixe os refrigerantes de lado, afinal, você vai ter que aumentar o treino na academia só para queimar a quantidade de açúcar presente neles. “Podemos investir nos sucos naturais, águas saborizadas (com rodelas de laranja ou limão siciliano com hortelã) ou chás gelados com frutas que, além de serem menos calóricos, são mais saudáveis”, sugere Marin. Para quem não dispensa a bebida alcoólica, prefira “vinho ou saquerinha de frutas”.

Churrasco pode?

Se você está pensando em fazer churrasco, capriche nas saladas e escolha carnes magras. Você pode fazer uma mesa com variedades de folhas verdes e frutas. Para o tempero, deixe sobre a mesa o sal, vinagre e azeite de oliva.

Outra opção, que já está virando tendência nos restaurantes paulistanos, é oferecer espetinhos de legumes. Dessa forma, seus convidados poderão equilibrar o consumo entre carnes magras e vegetais.

Doces

Troque aquele bolo super recheado pelos espetinhos de frutas. Ainda mais no verão, quando eles podem e devem ser servidos bem geladinhos! “Temos a opção de oferecer também canudinhos de frutas secas, bolo de sorvete a base de iogurte natural com caldas de frutas da época”, lembra o nutricionista.

Decoração

Use e abuse do colorido! Escolha copos e pratinhos de acrílico com cores e texturas diferentes. Vale lembrar que harmonizar o ambiente com tonalidades certeiras garantem mais conforto e torna o ambiente muito mais aconchegante. Invista em puffs e almofadas para você sentar com suas amigas e claro, colocar a fofoca em dia! Boa festa!

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web
Comentários