Quentão: aprenda a fazer a bebida que conquista o coração de todos

Escrito por Nicole Broetto

Foto: iStock

Tradicionalmente servido nas festas juninas e derivadas, o quentão é uma bebida maravilhosa e totalmente brasileira. Seus ingredientes diversificam-se bastante, mas normalmente ele é feito com vinho ou cachaça e especiarias, que variam desde gengibre até a canela.

Sua origem é incerta, mas há quem diga que ele tenha sido criado com o propósito de esquentar o corpo nos meses mais frios do inverno e, ele serve seu propósito, concorda? Mas independente disso, o que é inegável é a singularidade de seu sabor e aroma no paladar.

Receita de quentão tradicional

Ingredientes

  • 4 xícaras de cachaça
  • 1 xícara e ½ de água
  • 1 xícara e ½ de açúcar
  • 1 limão
  • 50 g de gengibre picado
  • 3 cravos-da-índia
  • 2 canelas em pau

Passo a passo

  1. Antes de tudo, coloque o açúcar em uma panela em fogo baixo e vá mexendo aos poucos até ele caramelizar;
  2. Acrescente água, o limão em rodelas, o gengibre picadinho, a canela e o cravo ao açúcar caramelizado;
  3. Misture os ingredientes até o caramelo dissolver e desgrudar do fundo da panela;
  4. Em seguida, desligue o fogo e adicione a cachaça, mexendo bem tudo;
  5. Quando a cachaça já estiver incorporada, ligue o fogo novamente e espere até o líquido alcançar fervura e dar uma leve reduzida, então sua bebida estará pronta para servir.

Não é tão difícil, né? Cuidando com as quantidades de cada ingrediente e não exagerando na temperatura e tempo de fogo, você pode garantir um quentão delicioso.

Outras receitas de quentão

Está doida para tomar quentão mas deseja variar nos sabores? Veja abaixo mais algumas receitas incríveis de quentão, desde os frutados aos sem álcool.

Quentão gaúcho e paulista

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

Eliane Prando ensina duas receitas incríveis de quentão. O primeiro é tradicionalmente gaúcho e leva vinho tinto seco, açúcar, canela, cravo e limão. Enquanto a versão paulista aposta na mistura de cachaça, açúcar, gengibre, limão canela e cravo. Veja a receita detalhada.

Leia também: 45 receitas de bebidas quentes deliciosas para te aquecer

Quentão com vinho tinto

Polêmico por seu nome em algumas regiões do Brasil, o quentão (ou vinho quente) dessa receita usa como ingrediente especial a maçã fatiada, passando o adocicado natural da fruta para a bebida. No vídeo acima você ainda confere a dica de não deixar o quentão reduzir demais, evitando o excesso de doçura.

Quentão de vinho tinto com suco de laranja

Aclamada pelo seu dom culinário, Dani Noce ensina sua versão de quentão, que leva suco de laranja, maçã, limão, cardamomo, canela, cravo, noz moscada e gengibre. Essa combinação de sabores dá lugar à um quentão delicioso e aromatizado.

Quentão com vinho branco no copinho de maçã

Leia também: 41 receitas deliciosas de festa junina para tornar seu arraiá um sucesso

Vai receber os amigos em casa e dar uma bela festa junina mas quer inovar na apresentação? Camila Masullo mostra como incorporar maracujá na receita, que também tem vinho branco, maçã, gengibre e limão. O toque final fica por conta das maçãs usadas como copinhos para servir a bebida.

Quentão de morango

Está a fim de reinventar completamente as receitas tradicionais de quentão? Então experimente a versão diferentona com cachaça e morango. É perfeita para impressionar os amigos e familiares.

Quentão sem álcool com suco de uva

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

E quem não bebe álcool fica de fora? Nada disso, o suco de uva é um ótimo substituto do vinho e garante um quentão igualmente saboroso. Além de gostosa, essa receita também acelera o metabolismo, auxiliando na digestão. Melhor impossível! Aprenda como fazer.

Quentão sem álcool com suco de maçã

Leia também: 18 receitas de pamonhas doces e salgadas para um quitute perfeito

Nessa versão do quentão sem álcool a fruta da vez é a maçã. O vídeo mostra como fazer essa receita superfácil. Basta acrescentar água em uma panela, junto a isso, o açúcar, gengibre, limão, raspas de laranja, canela, cravo e por fim o suco maçã. É imperdível.

Quentão sem álcool com suco de abacaxi

Foto: iStock

E para tornar o quentão não alcoólico ainda mais leve, porque não fazê-lo com abacaxi? Dani Oliveira leva ao fogo gengibre, cravo, canela e adoçante, e após liberado o aroma das especiarias, ela acrescenta o suco de abacaxi e deixa tudo infusionar por alguns minutos, garantindo esse quentão light e saudável. Veja aqui os detalhes do preparo.

Quentão sem álcool com frutas

E você tem não só uma, mas quatro receitas de quentão não alcoólico. Paula Lumi usa para esse quentão abacaxi, maçã, limão, gengibre, anis estrelado, cravo-da-índia e açúcar em um mix de temperos incomparável e cheio de sabor.

Quentão com hibisco

Foto: iStock

O hibisco é muito conhecido por seu chá e os benefícios deste para a saúde, mas você sabia que ele também pode ser usado no quentão? A receita fica pronta em 15 minutinhos e usa gengibre, maçã desidratada, cravo-da-índia, casca de laranja, canela em pau e adoçante, além, claro, o hibisco. É uma ótima maneira de incorporar itens saudáveis na alimentação sem ficar sofrendo com comidas sem sabor. Dá uma olhada na receita completa.

Qual você gostou mais e tem certeza que vai preparar na próxima festa junina que aparecer? Todas são deliciosas e nada melhor que um quentão bem quentinho para curtir nos dias frios.

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web