Como fazer óleo de coco em casa e aproveitar todos seus benefícios

Escrito por
Em 12.05.20

iStock

O óleo de coco traz diversos benefícios, como melhorar a imunidade, controlar o colesterol e ajudar a emagrecer. Além disso, ele também é ótimo para hidratar a pele e os cabelos. Incrível, não é? Então, para usufruir de todas essas vantagens, acompanhe as nossas dicas e aprenda como fazer óleo de coco!

Continua após o anúncio

Como fazer óleo de coco passo a passo

iStock

Ingredientes

  • 2 cocos
  • 1 litro e meio de água

Passo a passo

  1. Rale o coco;
  2. Adicione a água e misture com o auxílio das mãos;
  3. Após misturar bem, coe e leve à geladeira em um recipiente de plástico por 24 horas;
  4. Passadas as 24 horas, faça a separação da parte líquida e leve ao fogo apenas a parte endurecida da mistura, até o óleo aparecer;
  5. Depois, filtre o óleo, armazene em um frasco com tampa e guarde na geladeira.

Você pode utilizar esse óleo para hidratação do cabelo, da pele, usá-lo em receitas e até mesmo como removedor de maquiagem caseiro.

Outras formas de fazer óleo de coco

Agora que você sabe o processo básico para fazer óleo, separamos outras dicas de preparo. Escolha a que for mais fácil para você e teste já!

1. Óleo de coco extravirgem a frio

Aprenda a fazer esse óleo extraindo a polpa do coco a frio. O tempo de espera é de 48 horas para que o óleo fique separado da água de coco. Além disso, ao término desse prazo, a extração do óleo leva em torno de uma hora.

2. Óleo de coco no fogo médio

Aqui, o diferencial da receita é que você não precisa esperar muitas horas para o óleo ficar pronto. Com o auxílio do liquidificador e cozinhando o coco em fogo médio até o ponto correto, você obtém o resultado desejado. É fácil, prático e rápido.

3. Óleo de coco a frio de forma rápida

Essa é outra opção para fazer o óleo extravirgem a frio, para que ele não perca seus benefícios. O mais legal, aqui, é que o tempo de espera na geladeira é menor: apenas três horas. Após o resultado desejado, a dica é conservar na geladeira para não azedar.

Continua após o anúncio

4. Óleo de coco para vender

Nesse vídeo, você confere uma superdica para tirar a casca do coco sem sofrimentos: basta levá-lo ao fogo por cinco minutos. Isso porque, para essa receita, você vai utilizar o coco em pedaços e sem casca. O resultado é tão bonito que você pode até fazer para vender!

Viu só como é fácil fazer em casa? Isso sem contar a economia, porque os gastos com a receita são bem menores do que o de comprar o produto no supermercado. Agora, se você gostou dessa dica, saiba mais sobre os diversos usos do óleo de coco!