34 receitas de molho de tomate caseiro para dar adeus ao molho pronto

Opção versátil para acompanhar carnes, massas e até legumes, o molho de tomate caseiro traz muito mais sabor para sua mesa

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

Democrático como nenhum outro, o molho de tomate mostra toda sua versatilidade e o motivo de grande popularidade ao acompanhar os mais diversos pratos.

De origem incerta, existem teorias que defendem o surgimento do tomate em terras peruanas, na região dos povos Incas. Outros ainda defendem sua origem no México, já que lá o tomate é encontrado em abundância. Independente de qual teoria esteja correta, o tomate é rico em vitaminas A e C, além de sais minerais como magnésio, fósforo e potássio, e o famoso licopeno, poderoso antioxidante que age no combate dos radicais livres.

Apesar de ser encontrado facilmente nas prateleiras do mercado, nada se compara ao sabor de um bom molho de tomates preparado em casa. Podendo levar apenas o vegetal e poucos temperos, ou ainda receber a companhia de outros legumes, este molho é capaz de enriquecer o sabor de qualquer prato.

Com opções práticas e rápidas de se preparar, o molho de tomate é um curinga na cozinha, incrementando pratos como carnes, massas e até acompanhando legumes. Confira a seguir uma seleção de saborosas receitas de molho de tomate caseiro e inspire-se:

Molhos tradicionais

Foto: Reprodução / Gordelícias

1. Molho de tomate simples: utilizando tomates bem maduros, esta receita ainda leva cebola, alho, azeite e temperos como sal, orégano e pimenta-do-reino moída na hora para conferir ainda mais sabor para este clássico molho caseiro.

Leia também: 12 razões saudáveis para amar o tomate

2. Molho de tomate natural: dentre as dicas para um molho de tomate ainda mais saboroso, a autora indica esquentar bem a panela antes de adicionar o azeite e refogar primeiro a cebola, depois o alho. Apesar destes truques parecerem bem simples, farão a diferença no sabor final da receita.

3. Molho de tomate no liquidificador: aqui os tomates devem ser batidos, com casca e sementes, no liquidificador, garantindo um molho ralo e uniforme. Só então ele ganhará a companhia de azeite de oliva, cebola, alho, manjericão, sal e pimenta.

4. Molho de tomate fácil: nesta versão, os tomates serão utilizados sem a pele e sementes, o que traz um sabor sem igual devido ao uso de sua polpa. Para temperar o molho não precisa de muitos ingredientes, apenas azeite de oliva, alho, manjericão, pimenta-preta e sal.

5. Molho de tomate express: para facilitar ainda mais o preparo do molho, a autora utiliza tomates pelados em lata, encontrados facilmente em qualquer supermercado. O sabor extra fica por conta do alho refogado em azeite, manjericão, caldo em pó, açúcar e sal.

6. Molho de tomate fresco e rápido: mais simples impossível! É só tirar o bulbo e a parte interna do tomate e aproveitar o restante, contando-o em cubinhos. Alho refogado no azeite, sal e pimenta-do-reino e um bom tempo cozinhando em fogo baixo resultarão em um delicioso e prático molho.

Leia também: 122 receitas de molhos que vão turbinar os sabores dos seus pratos

7. Molho de tomate com pedacinhos: para este molho, corte a ponta do tomate com a ajuda de uma faca no formato de um “x”e jogue agua fervente sobre eles. Este truque fará que suas cascas saiam mais facilmente. Alho, manjericão, salsinha e cebolinha acompanham o molho. Como ele é batido no liquidificador, se desejar um molho com pedaços, não processe muito o molho.

8. Molho de tomate curinga: outra versão feita no liquidificador, leva lata de tomate pelados, azeite de oliva, vinagre, alho, orégano e pimenta-do-reino para garantir um molho bem temperado.

9. Molho de tomate com extrato: aqui, além dos tomates in natural, a receita ainda leva duas colheres de extrato de tomate, conferindo um sabor ainda mais acentuado do vegetal. Dentre os temperos utilizados, cebola, alho, cominho, louro, pimenta-do-reino, sal, açúcar e manjericão.

Molhos com um toque de tempero

Foto: Reprodução / Projeto Banquete

10. Molho de tomate com 2 ingredientes: de sabor marcante, esta receita leva apenas dois ingredientes em seu preparo: tomates italianos maduros e uma folha de louro. O louro possui sabor acentuado, se tornando o único ingrediente para conferir sabor ao molho.

11. Molho de tomate ao sugo: o molho que leva somente tomates pode ser conhecido também como molho ao sugo, muito utilizado para acompanhar massas. Aqui os tomates são temperados com cebola, alho, orégano, açúcar, sal e manjericão fresco.

Leia também: 13 receitas com molho madeira para um jantar caprichado

12. Molho de tomate com pimenta-preta: utilizando tomates maduros sem sementes, este molho tem como segredo a adição de um ramo de manjericão à mistura de tomates, cebola e alhos refogados em azeite. Será ele o responsável pelo sabor marcante da receita.

13. Molho de tomate com páprica doce: como o próprio autor revela, o ideal é sempre optar por tomates bem maduros, pois estes resultaram em um molho de cor vermelho vivo e com menor acidez. Fica pronto em menos de 30 minutos e ainda pode ser congelado.

14. Molho de tomate e louro: outra opção que pode ser congelada, esta receita utiliza o sabor marcante do louro para conferir mais sabor ao molho. Além dele, você vai precisar de tomates maduros, cebola, alho e sal à gosto.

15. Molho de tomate com louro e manjericão: aqui, dentre os temperos especiais utilizados para garantir um molho de tomate bem saboroso estão os já conhecidos manjericão e louro, porém desta vez combinados. Sal, pimenta e alho refogado no azeite complementam a receita.

16. Molho de tomate com orégano e pimenta: produzido em grande quantidade, é ideal para quem deseja congelar o molho e aproveitá-lo em outras ocasiões. O sabor diferenciado desta receita fica por conta do uso do orégano e da pimenta dedo-de-moça sem sementes.

Leia também: 20+ receitas com molho branco simples e deliciosas

17. Molho de tomate com tomilho e manjericão: com alguns ingredientes diferenciados é possível produzir este delicioso molho de tomate. Para isso, utilize em seu preparo tomates maduros, cebola, alho, manteiga sem sal, pimentão vermelho, cenoura, manjericão, tomilho, sal e pimenta-preta.

18. Molho de tomate com salsinha e manjericão: outra opção em que o manjericão é a erva escolhida para conferir aroma e sabor ao molho. Aqui ele é acompanhado de salsinha, cebola, alho, sal e pimenta-do-reino.

19. Molho de tomate com ervas frescas: dentre as ervas frescas utilizadas para temperar e dar mais sabor ao molho, esta receita leva tomilho, manjericão, orégano e louro. A mistura destes ingredientes garantirá um perfume e sabor sem igual.

20. Molho de tomate bem temperadinho: para um sabor mais especial, este molho de tomate leva a estrela do prato, os tomates maduros, juntamente com cebola, alho, sal, orégano, manjericão, cebolinha e salsinha. Poucos ingredientes que garantem muito sabor.

21. Molho de tomate com louro, manjericão e um toque de shoyu: nesta receita, poucos ingredientes são utilizados, porém eles possuem sabor marcante, não necessitando de complementos para temperar o molho. O molho de soja garante um toque oriental à receita.

Molhos diferentes

Foto: Reprodução / Pitadinha

22. Molho de tomate pomodoro equilibrado: molho pomodoro é outra forma de chamar o molho feito com tomates. Nesta versão, o tomate ainda ganha a companhia do salsão, cebola e cenoura, conferindo mais cor e sabor ao resultado final.

23. Molho de tomate cremoso: como a própria autora sugere, ao utilizar apenas ingredientes orgânicos, é possível conquistar um molho mais saboroso e nutritivo. Com poucos ingredientes, é preparado com alhos esmagados, tomates maduros, óleo vegetal, sal e pimenta à gosto.

24. Molho de tomate da Nonna: inspirada nas receitas tradicionais de nonnas italianas, esta receita utiliza ingredientes triviais como tomate, alho e cebola picados, azeite de oliva, água, louro, sal, pimenta e sobrecoxas de frango com pele.

25. Molho de tomate italiano: outra versão inspirada em receitas italianas, esta utiliza um ramo de ervas aromáticas, também conhecido como buquê garni, com louro, alecrim, tomilho e salsa amarrados com um barbante para adicionar mais sabor ao molho.

26. Molho de tomates assados: receita prática, basicamente é preparada em duas etapas: primeiro dispõe-se todos os ingredientes em uma assadeira, levando-os ao forno e, depois de assados, basta bater tudo no liquidificador. Simples e surpreendente!

27. Molho de tomate rústico: utilizando tomates do tipo andrea descascados, maduros e suculentos, a receita ainda leva cebola roxa grande, polpa de tomate, manjericão, azeite, sal e pimenta dedo-de-moça fresca.

28. Molho de tomate pelado: ao invés de tomates frescos, esta opção de molho utiliza tomates pelados enlatados, eliminando a necessidade de descascá-los. Para temperar o molho, cebola, alho, azeite, sal, orégano seco e pimenta-do-reino moída.

29. Molho de tomate seco: aproveitando também esta versão encontrada em supermercados, esta receita elegeu o tomate seco como ingrediente principal. Para acompanhá-lo anchovas, azeitonas verdes sem caroço, salsinha, manjericão, vinagre e azeite do próprio tomate seco.

30. Molho de tomate picante: opção ideal para ser servida com aperitivos, esta receita utiliza pimenta-calabresa para conferir a picância característica do molho, juntamente com alho, azeite de oliva, vinho tinto e sal.

31. Molho de tomate mexicano: outra opção que vai muito bem com aperitivos, especialmente com os tradicionais nachos mexicanos. Preparada utilizando tomates pelados, a receita ainda leva alho refogado no azeite de oliva, orégano, açúcar e pimenta.

32. Molho de tomate e pimentão verde: outra versão com inspiração mexicana. Para preparar esta receita serão necessários ingredientes como tomates picados sem pele, pimentão verde cortado em tiras finas, manjericão seco, sal, pimenta-do-reino, orégano, tomilho, manjerona, alho-poró e amido de milho para ajudar a engrossar o molho.

33. Molho de tomate com cogumelo e manjerona: a autora sugere utilizar este saboroso molho para acompanhar desde massas, como pizzas e macarrão, até arroz, batata, polenta ou como recheio de tortas salgadas. Rico em nutrientes, fica pronto em poucos minutos. Não vai deixar de testar né?

34. Molho de tomate com beterraba, cenoura e chuchu: opção ideal para quem possui dificuldades em consumir beterraba devido ao seu sabor característico, aqui tanto a beterraba quanto a cenoura e o chuchu foram cozidos previamente e processados com o molho de tomate caseiro, adicionando ainda mais sabor e nutrientes à receita.

Se tornando uma opção mais saudável ao molhos industrializados cheios de conservantes e aditivos químicos, o molho de tomate caseiro é pode acompanhar os mais diversos tipos de prato, além de poder ser preparado de forma tradicional, com poucos ingredientes ou em versões mais elaboradas. Escolha sua receia favorita e produza seu molho de tomate em casa!

Para você