Como fazer leite condensado: receitas para fazer esse ingrediente em casa

Escrito por
Em 19.09.19

iStock

Leite condensado é uma delícia e tudo fica mais gostoso com ele: bolos, sorvetes, saladas de frutas… não tem erro! E você sabia que tem como fazer leite condensado em casa?

Continua após o anúncio

Veja agora várias receitas para fazer esse ingrediente e delicie-se!

Como fazer leite condensado

iStock

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral;
  • 300g de açúcar cristal (ou refinado).

Passo a passo

  1. Primeiramente, coloque um prato ou pires de xícara dentro do congelador;
  2. Em uma panela alta, coloque o leite e o açúcar e cozinhe em fogo médio/baixo por mais ou menos 40 minutos;
  3. Após esse tempo, pegue o prato ou pires no congelador e pingue uma gota do leite condensado, se escorrer, cozinhe por mais algum tempo, até criar consistência, se não, está pronto;
  4. Quando o leite condensado estiver no ponto, coloque-o, ainda quente, dentro de um liquidificador ou batedeira e bata por até uns 15 minutos;
  5. Por fim, coloque o leite condensado dentro de um frasco e coloque para gelar.

Viu como é fácil de fazer? Com ingredientes que costumamos ter sempre em casa, conseguimos fazer um leite condensado tão gostoso quanto o industrializado. Uma opção perfeita para salvar aqueles dias que bate aquela vontade de doce.

Outras receitas de leite condensado

Existem várias outras formas de fazer leite condensado em casa mesmo. Dê uma olhada:

1. Leite condensado com leite em pó

Leia também: 10 canais do Youtube para quem ama cozinhar

O youtuber Caio Brogui ensina a fazer leite condensado de uma forma bem fácil, usando apenas açúcar e leite em pó. Primeiro, misture os ingredientes e meia xícara de água fervida em um liquidificador. Depois, é só colocar a mistura para gelar e pronto!

2. Leite condensado rápido

Um outra opção para fazer esse ingrediente é utilizar açúcar, leite em pó, manteiga e água quente. Tudo bem simples, confira!

Continua após o anúncio

3. Leite condensado com bicabornato

Veja como fazer uma receita de leite condensado caseiro incrível, prefira utilizar um leite gordo para dar uma consistência melhor. O segredo aqui é adicionar uma pitada de bicarbonato para dar uma cor e deixar seu leite condensado mais espesso.

Leia também: 100 receitas sem lactose para refeições saudáveis e saborosas

4. Leite condensado com açúcar demerara

E para quem deseja uma opção mais saudável, confira essa receita que utiliza o açúcar demerara ao invés do refinado. Assim, você consegue uma coloração bem próxima da versão industrializada também. Veja só como fica!

5. Leite condensado com amido de milho

Aqui você confere uma receita com um truque bem esperto: usar o amido de milho para deixar leite condensado grosso e consistente como mingau.

6. Leite condensado vegano

Leia também: 12 receitas de danoninho caseiro com gostinho de infância

Se você é do time das veganas, não pode perder esta receita! Flávio Giusti mostra que é possível fazer um leite condensado gostoso e saudável apenas com leite vegano de coco e açúcar cristal.

Continua após o anúncio

Está esperando o que para fazer o seu leite condensado caseiro? Escolha a receita que mais te agrade e vá com tudo! Não deixe de ler, também, sobre algumas receitas com leite condensado para ter várias ideias e se deliciar!

Para você