Como fazer abajur: 35 tutoriais para fazer o seu com estilo e praticidade

Escrito por Carol Romani

iStock

O abajur é um objeto de decoração superelegante, pois além de iluminar o ambiente, ele pode ter estilos diferentes que se adaptam com a harmonia do local. Modelos rústicos, moderno, retrô, clássico, enfim, todos deixam o ambiente ainda mais aconchegante.

Propício para embelezar qualquer ambiente, quartos, sala, cozinha, escritório, o abajur é um elemento versátil e você pode soltar a imaginação para fazer do seu jeito. Confira 35 tutoriais de diversos estilos de abajur para você fazer o seu.

1. Como fazer abajur de papelão

Que tal fazer um abajur inteiro somente com papelão, tecido, cola quente e algumas ferramentas? Este tutorial mostra como fazer o suporte e a cúpula do abajur de papelão. O tecido para decorar você pode escolher de sua preferência, e a iluminação é muito fácil de acoplar.

2. Como fazer abajur de garrafa pet

Leia também: Tapete de pompom: aprenda a fazer e inspire-se com ideias

Neste tutorial, Maria Inês Oliveira mostra como fazer um abajur diferenciado, em forma cilíndrica, com garrafa pet e uma toalha de plástico dourada e prata para decorar, deixando-o com um ar de elegância e sofisticação. Você pode trocar a toalha de plástico por outro tecido decorativo.

3. Como fazer abajur de papel sulfite

Incrível arranjo de papel sulfite enrolado, utilizando poucos materiais. Embora a fiação da iluminação seja um pouco mais trabalhosa para fazer, o resultado fica ótimo, utilizando apenas papel e uma pequena caixa de papelão. Um abajur bem moderno e sofisticado.

4. Como fazer abajur de garrafa pet e colheres de plástico

É isso mesmo, garrafa pet e colher de plástico. Parece simples, mas o resultado fica incrível. Dá um ar moderno e descolado na decoração do ambiente, além de ser fácil de fazer. Você irá usar a parte da concha da colher, e quanto ao tamanho e a cor, fica a seu critério.

Leia também: Flores de papel: 5 modelos passo a passo e lindas ideias para te inspirar

5. Como fazer abajur de garrafa de vidro e pasta de plástico

Juliana Costa ensina como fazer um lindo e engenhoso abajur feito de garrafa de vidro e pasta de plástico. Você vai precisar de uma furadeira, broca para vidro, garrafa de vidro de sua preferência, tinta spray, pasta de plástico, papel sulfite, arame, cola quente, alicate, fita crepe, tecido de sua preferência, chave de fenda, interruptor, tomada, dois metros de fio e um bocal. É super divertido fazer este abajur.

6. Como fazer abajur de barbante

Composição incrível deste abajur de barbante utilizando velas falsas, ao invés da lâmpada, o que fica mais fácil na hora da montagem, conforme mostra Jessica Belcost. O efeito fica maravilhoso, com um estilo despojado e moderno.

7. Como fazer abajur de crochê

Leia também: Filtro dos sonhos: tutoriais e inspirações para se encantar por esse amuleto

Se você ama ou pratica crochê, vai amar este abajur estiloso decorado com crochê. Um modelo diferenciado e deslumbrante, ideal para qualquer ambiente. Bruna Szpisjak mostra o passo a passo de como fazer.

8. Como fazer abajur infantil com papelão e plástico

Lindo abajur rosa com enfeite infantil. Ideia prática para o quarto das crianças, utilizando papelão, plástico, papel, EVA e tecido. Inspire-se para fazer em outras cores e desenhos, este é um modelo básico e pode ser utilizado para qualquer tipo de abajur.

9. Como fazer abajur de PVC

A lista de materiais parece um pouco grande, mas são simples elementos que darão um resultado incrível para este abajur de cano de PVC. Utilizando a técnica do stencil para decorar, a luz se distribui pelos feixes decorativos, dando elegância e charme para este elemento decorativo luminoso.

10. Como fazer abajur de cano de cobre e PVC

Design moderno e minimalista, este abajur incrível feito por Nat Dametto, possui um efeito incrível e a cor do cobre destaca-se como suporte. Combina com qualquer ambiente e é uma ótima opção para escritórios.

11. Como fazer abajur de caixa de papel

Sabe aquela caixa de papel que você não usa mais? Ela pode se transformar em um abajur supercriativo, como mostra Paloma Cipriano neste tutorial. Com poucos materiais você pode montar uma composição incrível, como Paloma fez com estas folhas de papel sulfite.

12. Como fazer abajur com garrafa de Jack Daniel’s

Dê um novo design para o seu abajur simples, fazendo um suporte moderno com uma garrafa de Jack Daniel’s. Dany Martines mostra como é fácil montar este abajur, com poucos materiais mas muita criatividade.

13. Como fazer abajur com palitos de churrasco

Criatividade e simplicidade é o que não faltam neste lindo abajur. Utilizando poucos materiais como, tampas de MDF, cola de madeira, palitos de churrasco e um tecido fino, você pode compor um abajur maravilhoso. O formato da tampa hexagonal fez toda diferença na composição, você pode escolher o tamanho e a forma que desejar.

14. Como fazer abajur com prendedor de roupa

Lidy Almeida arrasa neste abajur supercriativo no estilo rústico. Utilizando prendedores de roupa, o efeito da luz fica incrível. O tutorial também ensina como aplicar a fiação e a lâmpada neste abajur, de modo fácil e prático.

15. Como fazer abajur espelhado

Uma ótima ideia para reformar aquele abajur antigo ou que você já enjoou, utilizando toda sua estrutura, apenas reformando a cúpula com pequenos espelhos redondos e fita dupla face. O efeito fica deslumbrante, com um estilo moderno.

16. Como fazer abajur tripé para a sala

Quer dar uma iluminada na sua sala, sem chamar muita atenção? Este abajur feito por Nina Braz é uma excelente opção. Com suporte tripé e uma altura maior, confere ao ambiente uma iluminação vasta.

17. Como fazer abajur de chão

É superfácil de montar este lindo abajur de chão utilizando simples materiais que você encontra em casa. Lidy Almeida usa cabos de vassoura, potinho de plantas e a cúpula do abajur, ela fez com um jogo americano de bambu, daqueles flexíveis. Inspire-se nesta linda criação.

18. Como fazer abajur de nuvem

Um abajur superfofo em formato de nuvem feito por Nathaly Melo, com placa pluma e luzes de led. Ideal para decorar o quarto das crianças ou até mesmo dos mais grandinhos pois fica um charme. Você pode fixar na parede como neste tutorial, ou criar um suporte.

19. Como fazer abajur de pérolas

Que tal decorar toda a cúpula do abajur utilizando pérolas? Neste tutorial, Mari Colatino transforma um simples abajur, pintando o suporte todo de dourado e decorando com uma coroa na base. O mais incrível deste abajur é a aplicação delicada das pérolas, fica um arraso.

20. Como fazer abajur com base de concreto

Abajur com um estilo industrial e moderno, feito de concreto, utilizando poucos materiais, como: garrafa pet, cano de PVC, estilete, fita crepe e argamassa. Você pode usar uma cúpula já pronta e decorar a base de concreto conforme desejar.

21. Como fazer abajur com garrafa estilo quadro negro

Ótima opção para quem gosta de decorar conforme o seu estilo, com frases e desenhos. Daianny Paula mostra o passo a passo para fazer este abajur de garrafa com detalhe de quadro negro. Você pode decorar como quiser e escolher o tecido da cúpula da cor que preferir.

22. Como fazer abajur de garrafa de vidro

Mais um daqueles simples e fáceis de fazer, que encantam qualquer ambiente. Neste tutorial, Geisa ensina a pintar a garrafa de vidro por dentro, e também como montar a iluminação com a lâmpada, de um modo prático e rápido.

23. Como fazer abajur com suporte da Torre Eiffel

Abajur romântico e sofisticado, inspirado na clássica Paris, utilizando de suporte uma miniatura da Torre Eiffel. Ótima opção para decorar quartos ou escritórios. Neste vídeo, Carla utiliza uma cúpula já pronta, mas se preferir você pode fazer também uma nova cúpula do modo que preferir.

24. Como fazer abajur de madeira

Com um formato nada convencional, este abajur de caixinha de madeira é uma ideia espetacular. Embora sejam necessários materiais específicos para trabalhar com a madeira, o resultado fica lindo e os feixes de luz em forma de um abajur são muito interessantes e criativos.

25. Como fazer abajur com palletes

Para quem curte o estilo rústico, este abajur é o ideal. Com um formato diferenciado, os materiais utilizados para sua composição deixam a peça elegante e é supercriativa. As cordas tingidas dão um acabamento único para o abajur, enfatizando ainda mais o belo do elemento rústico.

26. Como fazer abajur de taça com velas

Lindos modelos de abajur pequenos, utilizando taças decoradas e velas para fazer a iluminação. Ideal para decorar mesas e pequenos móveis. A cúpula do abajur é feito com papel decorativo, e você pode escolher conforme sua preferência, utilizando um molde onde ele se encaixa e forma uma cúpula. É muito simples e prático de fazer.

27. Como fazer abajur com palitos de picolé

Muita criatividade nesta simples e linda composição, utilizando kit para abajur e palitos de picolé. Além de ser fácil de fazer, não precisa de muitos materiais e o resultado é brilhante.

28. Como fazer abajur com fitas cassete

Sabe aquelas fitas antigas que você não sabe o que fazer com elas? Você pode montar um incrível abajur retrô, utilizando essas fitas cassete e um pedaço de madeira para fazer a parte elétrica do abajur. Ele também fica uma linda peça decorativa para diversos ambientes.

29. Como fazer abajur retrátil com palitos

Parece difícil, mas o Iberê Thenório irá nos mostrar de uma maneira fácil de prática, como fazer um abajur retrátil utilizando palitos de sorvete. É ideal para escrivaninhas e escritórios, onde ele precisa ficar compacto.

30. Como fazer abajur com copos descartáveis

Estas lindas peças são apenas decorativas, não é acoplado nenhum sistema de luz, mas se desejar, os leds podem ser uma opção fácil de adaptar. O modelo fica lindo e você pode decorar como desejar, no tutorial há um modelo mais elaborado com tecido e outro com papel de decoupage. Você pode improvisar com os materiais que tiver disponível.

31. Como fazer abajur de abacaxi

Inspiração moderna e com efeito brilhante deste abajur com suporte de abacaxi prateado. A famosa jarra de abacaxi é fácil de encontrar, e neste vídeo, Nanna pinta o abacaxi com tinta spray prata, o resultado é incrível. Ela mostra também como fazer o molde para decorar a cúpula com um tecido, é superfácil.

32. Como fazer abajur com flores de papel crepom

Neste tutorial, Josy Queiroz mostra como decorar a cúpula de um abajur em MDF, utilizando papel crepom. Ela mostra como pintar o MDF e como fazer as flores para colar na cúpula do abajur, dando um efeito romântico e especial para o abajur.

33. Como fazer abajur de poste europeu

Quem não se encanta por um clássico poste iluminado no estilo britânico? Dany Martinês mostra como fazer este incrível abajur com materiais simples, como: papel vegetal, papel paraná, canos, kit abajur e demais materiais fáceis de encontrar. É uma linda peça decorativa e a iluminação fica perfeita.

34. Como fazer abajur com potes de vidro e meias

Objetos diferentes que formam uma composição moderna com efeito espetacular. Potes de vidro e meias arrastão ganham uma nova finalidade, formar um lindo abajur. Erika Karpuk mostra como é simples e prático montar este tipo de peça.

35. Como fazer abajur com fotos

Ideia incrível para presentear alguém ou decorar o quarto, utilizando fotos e palitos de sorvete. Com poucos materiais é possível criar esta linda peça, prática e fácil de fazer, deixando o ambiente ainda mais especial e personalizado.

São diversos modelos e formas de fazer ou customizar o seu próprio abajur. Inspire-se com essas lindas criações e faça do seu jeito, com seu estilo.

Os abajures são objetos simples mas com grande efeito na decoração, além de serem úteis e deixarem os ambientes mais aconchegantes e iluminados. Acenda sua criatividade e crie o seu abajur personalizado.

Assuntos: Decoração

Dicas pela Web