Como evitar lesões ao fazer faxina

Conheça métodos simples e fáceis de limpar a casa sem prejudicar o corpo

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Manter a casa limpa e em ordem é uma necessidade. Mas, para falar a verdade, cansa e pode, até mesmo, machucar. Ao realizar as tarefas domésticas, a mulher gasta energia articular, que tem a ver com esforço físico, não necessariamente com a perda de calorias, por isso fica exausta. No entanto, se as atividades forem praticadas de forma certa, vai sobrar disposição para sair com as amigas ou curtir a família. A mesma regra se aplica às dores musculares, fazendo corretamente, as donas de casa não se machucam.

Você sente dores e cansaço excessivo após fazer a faxina semanal? É porque provavelmente você está trabalhando com a postura corporal errada. “Uma boa alternativa para evitar dores e o cansaço excessivo é dividir as tarefas. Por exemplo, um dia para cuidar da roupa da casa, outro dia para limpar os quartos e assim por diante”, recomenda a terapeuta ocupacional Ana Lúcia Barbosa Alves.

Não escolha entre limpar a casa ou ir às compras no shopping e livre-se das dores musculares pós-faxina. Anote as dicas e dedique seu tempo ao que você mais gosta.

Mantenha-se em posição ereta

Quando for passar roupa ou lavar louça, tarefas que exigem que a mulher fique bastante tempo em pé, use um apoio embaixo dos pés, sempre alternado entre o direito e o esquerdo. Esse apoio deve ter 5 cm e ser usado da seguinte maneira: apoie uma perna sob o descanso para os pés em posição ereta. A perna que não estiver apoiada é a que dará sustentação ao corpo. Por isso, não se pode jogar o peso na perna apoiada curvando a cintura para o lado.

Para colocar ou retirar roupas da máquina de lavar, abaixe-se mantendo a coluna ereta. Ou seja, flexione as pernas e abaixe-se.

Ao varrer a casa, lembre-se de que a coluna deve estar em posição ereta. Evite abaixar-se e mantenha o cabo próximo ao corpo. Mas, como vou limpar embaixo dos móveis ou nos cantos dos cômodos? Caso seja necessário, prolongue o cabo da vassoura.

Durante o manuseio das panelas e dos alimentos, mantenha o punho alinhado ao antebraço.

Não se “estique” de mais

Quando for aspirar a casa, utilize o prolongador do cabo do aspirador para não precisar curvar a coluna.

A melhor maneira para limpar vidros e azulejos é subir em uma escada ou usar acessórios com cabos longos. A recomendação é realizar a tarefa e manter as mãos à altura dos ombros.

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Se você for pegar algum objeto no alto ou estender roupas, não estique os braços ao máximo que conseguir. Suba em uma escada, cadeira ou banquinho. Para estender a roupas, o ideal é que você consiga descer o varal à altura dos ombros.

Sente-se um pouco no intervalo entre uma atividade e outra. Caso a tarefa exija que você fique muito tempo em pé, pare um pouco e sente-se.

Para que as dores musculares ou machucados não te atormentem, “basta adotar práticas para melhorar a postura durante as atividades diárias”, recomenda a Doutora Ana Lúcia.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

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