Como evitar e controlar a pressão alta

Saiba como proteger sua saúde e controlar a hipertensão

Escrito por Karen Gomes
Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

A pressão alta pode causar uma série de males que envolvem sua saúde e todo o sistema circulatório se não for tratada de forma adequada.

A doença é crônica, mas pode ser controlada. É extremamente importante fazer os exames recomendados pelos médicos regularmente e saber como anda seus batimentos cardíacos pelo menos uma vez ao ano.

Quais os principais meios de prevenção para controlar a pressão alta?

O excesso de peso pode afetar o controle da pressão alta , portanto, atividades físicas e alimentação balanceada são ótimas dicas de como fugir da grande quantidade de gordura corporal. Quando o peso diminui, as doses de medicamento também são reduzidas. Você só tem a ganhar adquirindo uma vida saudável.

Evite bebidas alcoólicas. O álcool é um grande inimigo da pressão sob controle, procure descartar as bebidas de seu cardápio ou consuma de forma extremamente moderada.

O cigarro é um dos principais fatores de risco para doença arterial coronariana. O fumo faz com que sua pressão suba imediatamente, além de comprometer sua saúde. As substâncias tóxicas do cigarro provocam o enrijecimento das artérias, fato que compromete a passagem de fluxo sanguíneo, fazendo a pressão subir, portanto, fuja do cigarro!

Procure evitar o excesso de sal na sua alimentação e procure comer gorduras saudáveis e exagere em frutas, verduras e legumes. Tudo que é saudável é super bem-vindo!

Jamais se automedique! Os remédios de hipertensão devem ser prescritos após uma série de exames, não é porque o irmão da prima que é cunhado da Maria usou determinado remédio e vive de forma saudável que você também viverá. Cuidado e só use os remédios indicados pelo seu médico!

E por fim, deixa a paz reinar em sua vida! Evite se estressar demais. O controle de suas emoções é essencial para uma vida feliz e saudável!

Para você