Como escolher o desodorante certo para você

Sabendo as diferenças entre os desodorantes disponíveis nas prateleiras, fica mais fácil encontrar um que se adapte ao seu tipo de pele

Escrito por Deborah Busko

Foto: Thinkstock

Nas prateleiras dos supermercados, são tantas as opções de desodorantes que chega a ser difícil escolher um que agrade em todos os sentidos.

Além das variações na formulação, os desodorantes também trazem fragrâncias diferenciadas, agentes que não deixam manchar a roupa, deixam a pele com sensação de frescor, entre outras propriedades.

Cada desodorante se adapta a um tipo de pele, por isso não é possível definir qual é o melhor. Também não adianta comprar pela embalagem mais moderna ou mais bonita. Para levar o produto ideal para casa e não correr o risco de terminar o dia com aquele odor desagradável, o importante é conhecer as principais diferenças entre os tipos disponíveis no mercado e escolher um que seja ideal para o seu tipo de pele.

Tipos de desodorantes

Existem dois tipos de desodorantes: os que combatem as bactérias que se proliferam e provocam o mau cheiro e os que agem diminuindo a quantidade de suor.

Para saber qual desodorante comprar, é simples. Se você é do tipo que transpira muito, procure pelos desodorantes antiperspirantes. Eles controlam o suor excessivo e garantem maior conforto ao longo do dia. Mas se você não sua muito, pode optar pelos desodorantes com ação bacteriostática, ou seja, para combater as bactérias.

Depois de saber qual o mais indicado para a sua necessidade, hora de escolher a fórmula e o tipo de aplicador do desodorante.

Roll-on: De rápida absorção, dura um pouco mais que os outros (de 8 a 12 horas). Quando aplicado na pele, forma como um filme protetor que reveste as axilas e vai sendo liberado aos poucos no corpo. O hidratante presente no produto irrita bem menos a pele que os outros tipos de desodorantes, mas pode causar a obstrução dos poros e inflamação.

Creme: Geralmente possui a mesma composição da versão roll-on, com substâncias que hidratam e amaciam a pele. É indicado para pessoas com pele sensível e que costumam depilar as axilas com lâmina. Como o produto é aplicado com as mãos, elas devem estar sempre bem limpas ao manuseá-lo para evitar a contaminação e a proliferação de bactérias.

Bastão: Tem praticamente as mesmas características do desodorante em creme, com a diferença de proporcionar uma aplicação mais seca e suave.

Aerosol: O desodorante na forma de jato de ar seco irrita menos a pele por não possuir álcool, mas pessoas com pele muito sensível podem ter a pele levemente agredida. Além disso, permanece mais tempo ativo no local e deve ser reaplicado de uma a duas vezes por dia.

Assuntos: Pele

Para você