Como encontrar bons tatuadores: dicas para você não errar na escolha do profissional

Muitas dúvidas surgem na hora de escolher o profissional para fazer a tatuagem. Veja como encontrar alguém competente e que não vai te decepcionar

Escrito por Beatriz Castells

Imagem: iStock

Fazer uma tatuagem é uma maneira de eternizar algo importante ou externalizar algum sentimento ou característica interna.

Antes de tomar a decisão de fazer uma tatuagem, deve-se pensar muito bem e levar alguns pontos em consideração, já que ela é uma marca muito difícil e dolorosa de remover.

Além de ter certeza do que quer tatuar, procurar um bom profissional é essencial para que sua tattoo fique do jeito que você sonhou. Assim, é mais provável que o resultado seja legal e que você não se arrependa.

4 dicas para encontrar um bom tatuador

Foto: iStock

Decidir onde ou com quem fazer sua tatuagem não é tarefa fácil, ainda mais se for sua primeira. Mas, já adianto que a melhor opção não é escolher o estúdio mais perto da sua casa e sim o que mais te passa confiança.

Veja alguns fatores a considerar e atitudes que você pode tomar na tentativa de identificar um bom tatuador:

Leia também: 20 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre tatuagens

Defina o estilo de tatuagem que deseja: Sabendo qual tipo de tatuagem você quer fazer, fica mais fácil encontrar bons profissionais, afinal o estilo de desenho serve como um filtro. Procure por nomes que tenham experiência ou realizem um trabalho que te agrade, dentro do estilo que deseja.

Considere o ambiente do estúdio: O estúdio é, de certa forma, um reflexo do trabalho do tatuador. Analisar a decoração, a forma de atendimento e o público do estúdio podem te ajudar a entender mais sobre o estilo de tatuagens feitas ali e se é um espaço que te passa confiança para você fazer sua tattoo. O ambiente também deve te agradar, porque dependendo do tamanho da tatuagem, você vai passar algumas horas nesse lugar.

Porém, mais importante do que essas questões “indiretas”, é analisar as condições de limpeza e higiene do espaço, como é feito o processo de esterilização dos equipamentos e também se os produtos utilizados são de qualidade.

Converse com o profissional: Nada melhor do que uma conversa para sentir se o tatuador te passa confiança ou não. Ao agendar uma visita você pode conhecer o estúdio, ver alguns trabalhos do tatuador pessoalmente, discutir suas ideias e tirar todas as suas dúvidas!

Busque indicações: Amigos e outras pessoas de confiança também são ótimas fontes para bons tatuadores, afinal podem te contar, em detalhes, como é o tatuador, se a experiência foi bacana ou teve algum ponto negativo, além de questões sobre dor e valores.

Leia também: Tatuagens delicadas combinam feminilidade e sutileza

48 tatuadores brasileiros para conhecer, seguir e inspirar

Para te ajudar no processo, selecionamos tatuadores que são referência em cada estilo e talvez, se eles forem da sua cidade, possam ser boas opções para você apostar!

Caso a lista não tenha um nome da sua cidade, os tatuadores selecionados também são boas fontes de inspiração, tanto para quem é apaixonado pela arte da tatuagem, quanto para quem está doido para fazer uma.

Se você quer uma tattoo com aquarela

Imagem: Dicas de Mulher

As tattoos aquarela são encantadoras e perfeitas para quem procura um estilo de pintura mais orgânico. Nessa técnica, a tinta é diluída em água, ganhando diferentes tonalidades e efeitos de respingos e pinceladas.

  1. Victor Octaviano: O Victor é um dos nomes que não poderiam faltar na lista de tattoos aquarela, afinal seu traço e sua pintura são únicos e cheios de fluidez. Ele atende em São Paulo e tem uma agenda bastante disputada.
  2. Felipe Bernardes: O Felipe atende no Maori Tattoo Studio, que fica em Serra, cidade do Espírito Santo. Ele é craque em combinar a pintura aquarela com traços geométricos e cria tattoos cheias de cor e atitude!
  3. Felipe Mello: Os detalhes e o traço tipo “rascunho” estão presentes no estilo do Felipe Mello, que é do Rio de Janeiro, porém com uma presença mais pontual da cor. O resultado são tatuagens encantadoras independente do tipo de desenho, delicado ou obscuro. Ele atende no Rio, mas está com a agenda recheada de viagens para outras capitais, quem sabe ele passa pela sua?
  4. Paulo Victor Skaz: O Paulo é de Recife e tem um estilo que ele mesmo define como surrealista e abstrato, suas aquarelas são cheias de nuances que seduzem quem olha. Dá um pulinho no Instagram dele para conferir!
  5. Tavares: Com respingos, cores vibrantes e personalidade de sobra, este artista de Porto Alegre é uma boa pedida para quem procura uma tattoo original e exclusiva. Além de suas lindas aquarelas, o Tavares também trabalha com o estilo realista.
  6. Amanda Roosevelt: A Amanda é uma tatuadora e ilustradora de Fortaleza que faz tatuagens incríveis em aquarela. Ela se destaca nas tatuagens botânicas e cria desenhos surpreendentes que retratam flores, folhas e árvores. Dá uma olhada no Instagram dela que você não vai se arrepender!

Se você quer uma tattoo old/new school

Imagem: Dicas de Mulher

Os estilos old e new school são caracterizados por seus contornos marcantes, cores em tonalidades intensas e um ar mais antiguinho, retrô. Esse estilo é clássico e atemporal, nunca sai de moda. Aposte nesse estilo caso você esteja com medo de enjoar da tattoo no futuro.

  1. Cesar Malnova: Diretamente de Ribeirão Preto, em São Paulo, o Cesar possui um traço muito característico do estilo old school, e se destaca por isso, mas também trabalha com outros estilos como o traço fino e blackwork.
  2. Neto Lobo: O Neto se encaixa mais no estilo new tradicional, já que combina aspectos do old e do new school e produz trabalhos mais estilizados. Ele atende em Curitiba, mas viaja para tatuar em outras cidades.
  3. Luiza Fortes: Com um trabalho muito rico, a Luiza caminha entre o neo tradicional e o new school, bem como pelo traço fino e o pontilhismo, ou seja, tem tanto para quem procura personalidade ou delicadeza. Ela atende no Art Line Tattoo Studio, no Rio de Janeiro.
  4. Maria Fernanda : O trabalho da Maria combina a força do estilo old school com certa suavidade. Suas tattoos são coloridas e encantadoras! Dá um confere no Instagram da Maria e anota na agenda o nome dela se você mora ou vai passar por São Paulo.
  5. Dionel Orona: O que mais chama a atenção no trabalho do Dionel, tatuador do Rio de Janeiro, é a precisão de seu traço em desenhos old e new school. As cores têm contornos muito bem definidos, o que faz do trabalho dele uma verdadeira obra de arte.
  6. Ana Mendes: A Ana Mendes é uma tatuadora de Belo Horizonte que arrasa no estilo old school. Ela também trabalha com outros estilos e arrasa em todos eles. Vale muito a pena conferir o trabalho dela.

Se você quer uma tattoo realista

Imagem: Dicas de Mulher

A tatuagem realista, sem dúvidas, é a mais difícil de ser executada. O nível de detalhamento desse estilo é extremamente alto e nada pode dar errado, ainda mais quando o desenho escolhido é o rosto de uma pessoa. Nesse caso, a escolha do profissional deve ser feita com muita atenção e cuidado. Você deve estar muito seguro de sua escolha para que o resultado não te decepcione. Opte por um tatuador experiente, peça para ver fotos de outros trabalhos e converse com quem já se tatuou com o profissional. Com esses cuidados, sua tatuagem tem tudo para ficar incrível!

Leia também: Inspire-se com as mais lindas tatuagens das blogueiras

  1. Fernando Souza: O Fernando é um artista de São Paulo que também trabalha com o estilo realista e é muito fiel nos retratos. Em seu Instagram ele mostra diversas tatuagens ao lado das fotos originais, o resultado é incrível!
  2. Chico Morbene: As tatuagens do gaúcho Chico Morbene impressionam pelo extremo realismo. Algumas tatuagens com desenhos de olhos são tão fiéis que têm até o brilho dos olhos reais.
  3. Thiago Silva: O Thiago Silva é um tatuador de Curitiba que atende no studio Immortal Tattoo. Ele reproduz imagens reais em tatuagens extremamente fiéis, ideal para quem quer eternizar uma lembrança.
  4. Aline Pinheiro: A Aline transita por vários estilos (e se sai muito bem em todos, por sinal), mas faz um trabalho realista impressionante. Ela tatua rostos de pessoas famosas e também arrasa no blackwork. Seu sombreado aumenta mais ainda a impressão da tridimensionalidade.
  5. Led Coult: O Led Coult é um tatuador de Santa Catarina que tatua retratos impressionantes. Em seu Instagram, ele posta fotos das tattoos ao lado das fotos originais e a reprodução e muito fiel. Vale a pena conferir o trabalho dele!
  6. Alexandre Veríssimo: De Maringá, no Paraná, o Alexandre Veríssimo é um artista que realiza tatuagens que são uma obra prima. Ele usa e abusa das cores para deixar seu trabalho o mais fiel a realidade possível.

Se você quer uma tattoo escrita

Imagem: Dicas de Mulher

As tatuagens com palavras e frases estão cada vez mais comuns e podem expressar uma memória, um sentimento e até mesmo o nome de uma pessoa querida. Também chamado de lettering, esse estilo pode ter diversos tipos de fontes e até mesmo a letra de alguém especial. Muitas pessoas inclusive tatuam a assinatura de outras pessoas.

  1. Gabriela Droguett: Essa dica é para as baianas que querem tatuar: A Gabriela Droguett, especialista no estilo caligráfico, é uma referência no assunto. Seu traço é incrível e ela é capaz de trabalhar com várias fontes.
  2. Rêka Bittencourt: A Rêka Bittencourt, que também é de Salvador, faz tatuagens escritas com um traço limpo e fluido. Uma opção perfeita para você que quer uma tattoo delicada e bonita.
  3. Pablo Morysson: O Pablo Morysson, além de outros estilos, trabalha com tatuagens escritas. Seu traço é delicado e ele consegue satisfazer todos os clientes a partir de seus pedidos. Atualmente, ele atende em São Luís, no Maranhão.
  4. Caio Cruz: O estilo de Lettering do Caio é mais agressivo, ideal para quem é adepto de um estilo pesado e cheio de atitude. Ele é tão competente e profissional que ministra cursos pelo Brasil e é destaque em competições.
  5. Tassio Bacelar: O Tassio, tatuador de Salvador, é dono de um traço fino que fica ótimo em tattoos escritas bem delicadas. Ele tem um estilo bastante original e mistura fontes nas frases, o que torna o trabalho dele único.
  6. Rhailla Farinna: Atendendo em São Paulo, a Rhailla é uma artista que arrasa nas tattoos escritas. Ela faz desde tattoos com traços finos até trabalhos com o traço agressivo, atendendo os mais variados gostos.

Se você quer uma tattoo com traço fino

Imagem: Dicas de Mulher

As tatuagens em traço fino, ou também chamadas de fineline, são ideais para você que quer um desenho mais delicado e discreto. Se você vai fazer sua primeira tatuagem e está com medo de arriscar algo muito grandioso, escolha o traço fino que você não vai se arrepender! Uma dica importantíssima: escolha muito bem o tatuador para esse trabalho. As tattoos de traço fino exigem muita firmeza e precisão para que não fiquem tortas.

  1. Taís Thorpe: A Taís Thorpe é uma artista do Rio de Janeiro que tem um traço bem fininho, ideal para você que quer uma tattoo cheia de estilo, mas que também seja delicada. O trabalho da Taís é incrível e transmite muita personalidade.
  2. Criz Suconic: De Jaú, no interior de São Paulo, a Criz Suconic é uma tatuadora que impressiona pelo traço fino. Usando poucas cores, ela realiza trabalhos incríveis que arrancam elogios de qualquer um.
  3. Ana Abrahão: Com um traço bem fininho e muitas cores, o trabalho da Ana Abrahão é delicado e encantador. Em seu Instagram podemos ver tatuagens de elementos da natureza, como flores, folhas e árvores. Ela atende em Brasília, mas também viaja por vários lugares do Brasil e do mundo para atender.
  4. Jessika Campos: A Jessika é uma tatuadora de Piracicaba, interior de São Paulo, que arrasa no estilo fineline. Seu trabalho transmite delicadeza e sensibilidade, características essenciais para quem quer uma tattoo de traço fino. Ela atende também em outros lugares do Brasil e do mundo, para ficar por dentro de sua agenda é só acompanhá-la no Instagram.
  5. Luiza Oliveira: De Belo Horizonte, a Luiza é uma tatuadora que tem um estilo bastante próprio. Unindo o traço fino e a aquarela, suas criações são verdadeiras obras de arte e parecem ter saído direto da natureza para a pele de seus clientes.
  6. Daniel Galdino: O Daniel Galdino é um tatuador do Rio de Janeiro que faz desenhos carregados de significado e delicadeza. Além das tattoos com o traço fino, ele também arrasa no pontilhismo. Vale a pena conferir o trabalho dele!

Se você quer uma tattoo pontilhada

Imagem: Dicas de Mulher

O estilo pontilhado está cada vez mais em alta e impressiona pelo alto grau de detalhismo. As figuras são preenchidas por pontos minúsculos com a ponta da agulha, o que dá a possibilidade de criar sombras e degradês. Se você é muito sensível a dor ou vai tatuar uma parte do corpo que geralmente tem mais sensibilidade, optar pelo pontilhismo pode ser uma ótima ideia.

  1. Ricardo Garcia: De Londrina, no Paraná, o Ricardo é um tatuador que tem a botânica como principal identidade. Ele faz trabalhos cheios de detalhes com pontilhismo, o que deixa seu trabalho maravilhoso. Se você não é do Paraná e curtiu o trabalho do Ricardo, fique ligado no Instagram dele e confira as outras cidades que ele viaja para tatuar.
  2. Dani Bianco: A Dani Bianco é uma artista de Taubaté que arrasa no pontilhismo. As tattoos dela são cheias de delicadeza e sentimento, vale super a pena conhecer seu trabalho!
  3. Ricardo Wamberg: Dono de um traço incrível, o Ricardo Wamberg é um tatuador que merece destaque. De Recife, ele faz tatuagens pontilhadas que encantam qualquer um e seus desenhos são cheios de personalidade.
  4. Carina Caiê: A Carina Caiê é uma tatuadora que não atende em uma cidade fixamente. Você pode ficar de olho no Instagram dela para ver quais cidades estão em sua agenda. Sua principal identidade é o minimalismo e tattoos delicadas e, claro, com um traço pontilhado incrível.
  5. Michaella Schorr: De São Paulo, a Michaella é uma artista que faz tattoos autorais lindíssimas e cheias de atitude. O trabalho dela é marcado por desenhos cheios de detalhes e que ficam ainda mais ricos com o pontilhismo.
  6. Luana Xavier: A Luana Xavier é uma tatuadora do Rio de Janeiro que atende também em outros lugares do Brasil e do mundo. Suas tatuagens impressionam pela quantidade de detalhes e pelos desenhos que transmitem a personalidade de cada cliente.

Se você quer uma tattoo geométrica

Imagem: Dicas de Mulher

O estilo geométrico é um dos estilos mais novos e tatuagem e não para de ganhar adeptos. Juntamente com o minimalismo, esse estilo encanta por seus traços retos que transmitem organização. Muitas pessoas também usam as figuras geométricas como molduras para outras tattoos, o que deixa o desenho com mais cara de obra de arte.

  1. Brian Gomes: Com um estilo muito diferente do que vemos por aí, o Brian Gomes impressiona com suas tattoos supercoloridas e cheias de formas geométricas. Ele é de São Paulo, mas atende em várias cidades do Brasil. A agenda dele é quase sempre lotada, portanto se você quer tatuar com o Brian precisa ter paciência, mas vale a pena!
  2. Kadu Antonioli: Transitando também por outros estilos, o Kadu Antonioli é um tatuador do Rio de janeiro que tem muito destaque nas tattoos geométricas. Seu traço é original e cheio de estilo.
  3. William Marin: Também de São Paulo, o William Marin tem um trabalho incrível. Ele consegue geometrizar qualquer desenho, até mesmo os realistas. Bastante diferente do que estamos acostumados a ver. Confere o trabalho dele em seu perfil do Instagram.
  4. Tyago Chronos: De Curitiba, capital do Paraná, o Tyago é um tatuador que tem um traço bem característico. Seus desenhos são livres, quase como rascunhos, o que dão um toque ainda maior de obra de arte. Ele também combina traços realistas com aquarelas supercoloridas.
  5. André Cast: O André Cast é um tatuador de São Paulo que tem um trabalho bem legal. Suas linhas mais grossas formam figuras geométricas impressionantes, cheias de detalhes e com muita personalidade. Ele também atende em outras cidades do Brasil.
  6. Marcelo Scaranari: De Campinas, São Paulo, o Marcelo é um artista que transita por vários estilos e se sai muito bem em todos eles. Suas tattoos geométricas tem um traço tão preciso que parecem feitos com régua. Ele também atende em outros lugares do Brasil e comunica sua agenda no Instagram.

Se você quer uma tattoo blackwork

Imagem: Dicas de Mulher

Ao contrário de outros estilos, o foco da tatuagem blackwork não é o significado. Por ter traços pretos bem definidos, o blackwork concentra-se no design e nas figuras que forma. Outra opção interessante é usar o blackwork para tatuar por cima de alguma tatuagem que você não gosta mais, já que ela é ótima para coberturas. Esse estilo é agressivo e saiba que, caso você opte por uma tattoo blackwork, ela chamará atenção por onde você passar.

Leia também: Tatuagens femininas: +300 fotos lindas para você se inspirar

  1. Maxwell Alves: Um nome que não poderia estar de fora dessa lista é o Maxwell Alves, um tatuador de Curitiba que tem um traço impecável. Suas tattoos no estilo blackwork são maravilhosas, dignas de elogios.
  2. Ricardo da Maia: O Ricardo da Maia é um artista de Curitiba que arrasa no blackwork. Ele faz sombras que deixam suas tattoos ainda mais encantadores. Quer tatuar com o Ricardo? Veja seu Instagram e fique por dentro das outras cidades que ele também atende.
  3. Bernardo Lacerda: Do Rio de Janeiro, o Bernardo Lacerda é um tatuador que tem um trabalho bastante próprio. Seus desenhos seguem um traço mais livre, o que torna suas tattoos originais. Em seu Instagram, ele fala um pouco do significado de cada tatuagem. Muito legal, não é mesmo?
  4. Julia Bicudo: A Julia Bicudo é uma tatuadora de São Paulo que mistura o blackwork com o estilo old school. Ela sabe usar muito bem as cores e capricha no traço preto, característico da tattoo black work. Você pode conferir seu trabalho no Instagram.
  5. Cavera Volf: O Cavera é um tatuador que arrasa no blackwork. Ele faz trabalhos totalmente preenchidos com tinta preta que são lindíssimos. Se você quiser tatuar com ele, fique de olho em seu Instagram porque ele não atende em um lugar fixo.
  6. Brice Gomes: O Brice é um artista de São Paulo que também viaja para tatuar. Seu traço é impecável e limpo, o que resulta em tattoos que são verdadeiras obras de arte. A maioria de seus trabalhos é em blackwork, mas ele também arrasa no old school tradicional.

Bons nomes é o que não falta, além desses existem muitos outros que ficaram de fora, mas esperamos que a seleção tenha servido para conhecer o trabalho de artistas incríveis e notar a quantidade de bons tatuadores que existem no Brasil.

E se você conhece algum tatuador incrível na sua cidade não deixe de indicá-lo para seus colegas e amigos, assim conseguimos garantir tattoos de qualidade e valorizar o trabalho de quem tatua com paixão!

Assuntos: Tatuagens

Dicas pela Web
Comentários