Como economizar combustível

Pequenas mudanças na sua rotina com o carro ajudam a cortar os gastos

Escrito por Andressa Dias

Quem precisa poupar dinheiro, não precisa cortar apenas os gastos em lojas, supermercado e o uso do cheque especial. Para economizar, você pode também diminuir os gastos com combustível, produto caro e necessário para quem se desloca com veículo próprio. Selecionamos 6 dicas para te ajudar a poupar também em combustível.

Dirija tomando alguns cuidados para gastar menos

Para dirigir a fim de economizar o consumo de combustível, comece evitando acelerar e frear bruscamente. Se você sabe que logo terá que parar ou frear logo, porque acelerar? Não é necessário. Nas viagens, mantenha a velocidade e evite acelerar exageradamente. Diminuir a frequência de uso do ar condicionado também ajuda a reduzir o consumo de combustível, pois quando em funcionamento ele pode gastar até 1,5l de combustível a cada 100km.

Evite horários de tráfego intenso

Ficar presa num engarrafamento ou no trânsito fluindo lentamente gasta mais combustível do que trafegar em um ritmo normal e fluido. Sendo assim, fique atenta para os horários em que o transito fica mais lento e intenso. Se for possível, ajuste os seus horários para perder menos tempo no trânsito e poupar no consumo de combustível.

Pesquise preços em diversos postos

Além de economizar no consumo, você pode também pesquisar preços para pagar um pouco menos por litro. Pesquise preços em diversos postos de combustível da sua cidade e veja onde compensa mais abastecer. Converse com amigos e peça recomendações de postos onde eles já abasteceram e que ofereciam combustível bom e mais em conta.

Cuidado com combustíveis de qualidade duvidosa

Optar por combustíveis mais baratos é uma das alternativas, entretanto é essencial ficar de olho na qualidade do produto. Confira selos de qualidade e investigue a integridade do posto onde você pretende abastecer. É imprescindível investir em combustível de boa qualidade para evitar danos ao seu carro, porque nesse caso, o barato sairia caro no fim das contas.

Compartilhe caronas com colegas de trabalho

Além dessas medidas, você pode também adotar a prática de pegar e oferecer caronas. Esta é uma maneira fácil e prazerosa de economizar e é também uma prática ecologicamente correta.

Reveze a viagem para o trabalho com seus colegas: cada dia da semana é um que dirige. Infelizmente, essa técnica só é funcional se vocês morarem em uma rota que nenhum tenha que desviar muito do caminho para ir até sua casa e te buscar.

Fique de olho no seu carro

Outra forma de economizar é manter as revisões do seu carro em dia. Verificar a situação do veículo é essencial para não deixar um problema do carro interferir no consumo de combustível. Sendo assim, quando perceber algum problema, leve o carro para ser analisado e não se esqueça de fazer as revisões regulares.

Siga as dicas e gaste menos combustível, além de fazer um bem para o seu bolso, você estará levando um estilo de vida mais sustentável.

Dicas pela Web