Como dividir as tarefas de casa com o seu companheiro

Seja o seu marido ou o namorado que divide apartamento com você, todo companheiro deve colaborar com as tarefas domésticas, saiba como organizar isso

Escrito por Andressa Dias

Você divide seu lar com um homem e não tem uma emprega doméstica para te ajudar com os afazeres da casa? Você e ele podem dividir essas responsabilidades e assim o ônus de cuidar de um lar não ficará todo sobre você, o que é muito justo. Confira aqui os três passos que vocês podem tomar para que ambos façam sua parte quando se trata da limpeza e organização da casa.

Passo 1 – Verifiquem o que há para ser feito na casa

O primeiro passo a tomar para dividir as tarefas com o seu companheiro de forma justa, sem deixar o pior para ele ou para você, é listar tudo o que deve ser feito na casa. Com essa lista em mãos, fica mais fácil para vocês conversarem e se organizarem quanto a quem faz o que e quando.

Passo 2 – Conversem sobre o que cada um gostaria de fazer

Depois de identificar as tarefas a serem feitas, vocês devem conversar e tentar chegar a um acordo sobre o que cada um vai fazer. Vocês podem também eleger as piores tarefas e tentar distribui-las de forma igual para os dois, assim nenhum terá que fazer mais tarefas difíceis que o outro. Outra opção é fazer as tarefas menos prazerosas juntos, assim vocês talvez consigam fazer com que aquilo se torne menos doloroso.

Se vocês não tem preferências por determinadas atividades, podem separar as tarefas domésticas por cômodos. Por exemplo, um de vocês limpa o quarto e o banheiro, enquanto o outro limpa a cozinha e a sala de estar, e assim por diante. Lembrando sempre que é importante manter o senso de justiça e companheirismo na hora de fazer essa divisão.

Passo 3 – Organizem suas tarefas domésticas

Depois de decidirem quem faz o que, vocês podem montar um plano para organizar as tarefas. Nesse plano vocês podem indicar os dias e horários para fazer cada tarefa, se quiserem ser mais específicos. Ou podem também apenas deixar listado nesse plano as tarefas e quem deve executá-las a cada semana se quiserem ser mais flexíveis.

Alternativas para compartilhar as responsabilidades em casal

Vocês dois podem também optar por não dividir as tarefas, mas sim fazê-las juntas e as distribuir no ato. Essa é uma forma prática e permite que ambos se ajudem e também que os dois revezem o tipo de tarefas que estão fazendo a cada faxina.

Outra opção é deixar que a cada semana um de vocês fique responsável por limpar e organizar a casa. Vale ressaltar, que nesse caso, é importante que nenhum dos dois aproveite que é a semana do outro limpar para fazer a maior sujeira e bagunça na casa. Leve sempre em, consideração o outro e encoraje-o a ter esse mesmo tipo de atitude.

Sejam justos na hora de compartilhar as responsabilidades do lar e isso não causará um impacto negativo na vida do casal.

Para você