Como disfarçar a testa grande?

Truques e dicas de cortes e penteados para suavizar essa característica

Escrito por Sïlvia Henz

Foto: Thinkstock

Mariana Ximenes, Fernanda Souza, Leandra Leal, Ana Paula Arózio e Débora Falabella: o que essas celebridades têm em comum além da beleza, fama e dinheiro? Assim como muitas outras mulheres, elas têm testa grande.

A região frontal grande é uma característica genética, portanto herança familiar. Quem tem o tamanho da testa maior que a distância entre o nariz e o queixo pode recorrer à vários artifícios para diminuí-la se for o seu desejo. Franjas, penteados, maquiagem ou até a cirurgia plástica são algumas alternativas. A cirurgia para a redução de testa é a mesma que trata calvície masculina.

O tamanho da testa pode não ser um defeito, se você não vê como tal. Mas se a sua testa é algo que te incomoda, confira a seguir como criar efeitos para diminuí-la.

Penteados e cortes ideais

A consultora de imagem Claudia Piantini convive diariamente com desejos de terceiros de melhorar a imagem pessoal.

Parte de seu trabalho é analisar o estilo de vida e personalidade do cliente para sugerir mudanças no tom ou corte de cabelo. A técnica utilizada se chama visagismo e foi inventada pelo brasileiro Phillip Hallawel, que em 2008 lançou o primeiro livro sobre o assunto.

Para disfarçar o tamanho da testa, franjas tradicionais, laterais ou sob os olhos são opções bastante recomendadas pelos cabeleireiros. Já penteados com volume frontal ou com os cabelos puxados para trás evidenciam ainda mais a característica e devem ser evitados

Cláudia defende a ideia que, na hora de escolher um novo corte de cabelo, todo o rosto deve ser considerado e não apenas a testa. “Quando criamos linhas através do corte de cabelo, sejam elas repicados ou franjas, desenhamos outras formas em um rosto. O interessante é sempre perceber o que você deseja ressaltar e o que é importante camuflar”, resume Cláudia.

As melhores franjas para disfarçar a testa

as franjas são boas opções para quem deseja obter o efeito de testa menor. Entretando, é importante levar em consideração o formato do seu rosto na hora de escolher o corte da franja. Veja a seguir as dicas da consultora:

Considere uma franja quase em cima dos olhos. A franja assimétrica na diagonal do rosto afina e alonga.
Aposte em franjas retas e longas, podem ser assimétricas, mas na altura do queixo.
Uma franja na diagonal traz formas mais amenas. Uma franja desbastada também suaviza os traços fortes.
A franja desfiada e leve com uma linha diagonal ou para frente do rosto, quase cobrindo os olhos.
Faça uma franja assimétrica e solta, ela ameniza a testa com formato maior. Opte sempre por franjas leves e desfiadas.
Uma franja abaixo do queixo diminui o desenho do rosto
Podem ser curtas ou longas. As franjas desfiadas dão leveza e harmonia.

Use a maquiagem a seu favor

A maquiadora Dulce Lütke, da rede de salões Expert Beauty Center, tem experiência em maquiagem artística e moldagem facial. Segundo ela, é possível reduzir até 1,5cm de testa com efeitos de make. Outra dica para não ressaltar ainda mais o volume da testa é chamar a atenção para outro lugar que se deseje destacar. Quem não está a vontade com a testa grande, mas adora seus olhos, lábios, queixo, ou nariz pode optar por desviar a atenção para essas partes com a maquiagem.

Para criar pontos de luz e sombra, você vai precisar de corretivo, base e pó da cor da sua pele e ainda corretivo em bastão ou base ou pó de alguns tons mais escuros. A maquiadora prefere um blush escuro, terracota opaco ou tabaco. “Para um bom acabamento deve-se utilizar um pincel achatado de tamanho médio e ponta arredondada”, aconselha.

Aplique produtos escuros nas partes que deseja diminuir e iluminador nas que desejar destacar. Foto: Reprodução

Usando a técnica chamada moldagem ou contorno, popularizada por Kim Kardashian, você destaca pontos que considera atrativos no seu rosto iluminando e camuflando pontos desfavoráveis usando o sombreado. “Por exemplo, se o objetivo é disfarçar a testa, você vai usar o blush da raiz do cabelo em direção ao centro do rosto. Se o rosto for fino, faça isso só no topo. Caso a testa seja comprida, pode-se estender o truque até a lateral na altura das sobrancelhas, quase nas têmporas”, explica Dulce.

Também é recomendado maquiar as pálpebras com um tom forte como preto ou colocar uns cílios postiços ou, se a opção for chamar a atenção para a boca, um batom de cor chamativa ou gloss.

Tutoriais: maquiagem para disfarçar a testa grande

As blogueiras gurus de make e beleza ensinam em vídeo como criar a ilusão de uma testa menor com maquiagem ou como disfarçar o tamanho da testa com um penteado superestiloso.

Dicas pela Web