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Como diminuir os efeitos do uso excessivo de salto alto

Aprenda como minimizar os danos causados pelo uso frequente de salto alto

em 22/06/2011

Muitas de nós temos que usar salto alto durante vários momentos da vida e há ainda quem tenha que usar salto alto todo dia, inclusive para trabalhar. Porém, esse uso em excesso do salto alto acaba causando alguns incômodos ao corpo e pode acabar causando problemas ortopédicos e vasculares.

Além dos problemas mais comuns causados pelo uso de salto alto como calos, bolhas na sola do pé, dor nos dedos e pé e dedos em forma de garra, o uso excessivo de salto alto ainda pode causar encurtamento do tendão de Aquiles, varizes, joanete, tendinite, unhas encravadas e sérios danos nos joelhos.

Apesar desses aspectos negativos, o uso moderado do salto alto – com altura entre sete e dez centímetros – pode ser até benéfico para a mulher, ajudando na circulação. Isso porque diminui a pressão das veias e ainda fortalece os músculos da região pélvica.

Sendo assim, é possível usar salto alto sem prejudicar sua saúde seguindo mais algumas dicas de como minimizar os danos causados pelo uso de salto alto:

Use modelos diferentes

Os sapatos com bico quadrado e salto quadrado são mais gentis com os pés, pois são mais confortáveis e estáveis. Especialistas em ortopedia recomendam o uso dos saltos tipo plataforma, que distribuem de forma mais equilibrada o peso do corpo sobre a sola do pé. Porém é importante tomar cuidado ao usar plataforma para não torcer o pé e causar uma lesão nos tendões.

Varie a altura do salto

Procure alternar entre os seus sapatos de salto para usar uma altura diferente a cada dia. Se hoje você usou um salto muito alto, use um médio amanhã e assim por diante. Desta forma você mantém a musculatura em um estágio intermediário.

Use salto alto apenas quando necessário

Prefira levar um sapato de salto na bolsa ou deixar um par no trabalho, desta forma você faz sua jornada com um calçado mais confortável e calça o salto somente quando necessário. Você pode fazer isso também quando for a uma festa e precisar andar longas distâncias ou subir escadas. Evite também caminhar com salto alto em locais com pisos escorregadios ou desnivelados, você pode sofrer um acidente ou ainda andar com o pé torto.

Cuide dos seus pés

É importante que você massageie os seus pés após um longo dia usando salto alto, especialmente se você trabalha em pé ou fica muitas horas em pé durante o dia. Assim você ativa a circulação sanguínea nos pés e se proporciona uma sensação de relaxamento.

Faça alongamento

O alongamento é um grande aliado de quem usa salto alto. Como o salto deixa os tendões encurtados, o alongamento se torna imprescindível. Fazendo o alongamento diariamente você mantém sua perna, pé e panturrilhas alongadas, evitando cãibras e complicações como problemas de joelho.

Uma forma de fazer alongamento é colocar metade do pé sobre o degrau de uma escadas, forçar a outra metade para baixo e depois, fazer movimentos circulares com os pés para o lado esquerdo e direito – por volta de 10 minutos.

Seguindo estas sugestões e usando salto alto de forma moderada, você torna este hábito em um hábito saudável. Afinal de que adianta estar sempre linda sobre um salto e depois ficar sofrendo com dores e problemas ortopédicos? Seja gentil com seus pés e você evitará maiores complicações devido ao uso de salto alto.

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