Como diminuir a quantidade de roupa para lavar

3 truques práticos para facilitar sua vida

Escrito por Andressa Dias

Toda semana é a mesma coisa: uma montanha de roupas para lavar. Se você mora sozinha ainda é mais fácil de controlar e diminuir a quantidade de roupa suja, mas quem tem filhos e/ou marido sabe como as roupas parecem se multiplicar instantaneamente no cesto de roupa suja.

E a situação piora ainda mais para quem não tem uma empregada doméstica para ajudar nas tarefas domésticas. Considerando isso, selecionamos sugestões que você pode seguir para tentar diminuir o tanto de roupa suja que você tem para lavar em casa e facilitar sua vida, confira.

Use a mesma roupa mais vezes

Uma das maneiras mais fáceis de diminuir a quantidade de roupa que você tem para lavar toda semana é usando mais vezes a mesma roupa. Certamente nem sempre isso é possível devido às altas temperaturas que geralmente temos no Brasil, porém vale a pena aproveitar os dias mais fresquinhos para usar pelo menos duas vezes a mesma peça.

Blusas são mais difíceis de usar mais vezes, porém as calças e shorts podem ser utilizadas mais vezes sem problemas. Outra dica é ter uma roupa para ficar em casa e outra para sair (ir às compras, trabalhar etc), assim você pode usar pelo menos a de sair mais vezes.

Ensine os filhos a cuidarem de suas roupas

Outro passo importante para diminuir a roupa suja em casa é aconselhar seus filhos para que eles sejam mais responsáveis com as roupas que usam.

Mostre a eles que é importante cuidar da roupa para evitar sujeira desnecessária. Deixe sempre uma roupa separada para brincadeiras ou ainda um avental que seja mais fácil de lavar. Deixa também uma blusa separada para a hora da refeição e assim você evite que ele suje o uniforme da escola, por exemplo.

Uma outra forma de melhorar a relação que seus filhos tem com as roupas para que eles não fiquem trocando as peças toda hora é ensinar eles a lavar suas próprias roupas. Toda semana incentive-os a lavar ao menos uma ou duas peças e aos poucos eles vão perceber como é desgastante lavar roupas. Consequentemente, espera-se que eles aprendam a não trocar de roupa desnecessariamente.

A mesma dica vale para quem tem um companheiro morando em casa ou o marido. Deixe ele lavar as próprias roupas por uma semana e ele aprenderá a diminuir a quantidade de roupa para lavar.

Coloque as toalhas no sol

Outra opção que você tem para diminuir a quantidade de roupa para lavar é alternar entre duas as toalhas, especialmente as de enxugar as mãos. Ou seja, você deixa uma no banheiro para ser usada e outra você estende no varal para pegar um pouco de sol e evitar ficar com odor ruim ou mofada.

Quando a do banheiro estiver muito molhada, você a troca com a que está no varal. Assim você evita ter que trocar quatro ou cinco vezes a toalha toda semana.

Quanto as toalhas de banho, evite deixa-las emboladas ou deixa-las sempre no banheiro, Prefira estende-las no varal para que peguem um pouco de sol e sequem sem ficar com mal cheiro.

Essas pequenas atitudes podem diminuir bastante a quantidade de roupa no cesto de roupa suja toda semana e assim você poderá ter mais tempo para curtir a sua vida e se dedicar a momentos que realmente importam.

Assuntos: Limpeza

Para você