Como desmamar o bebê

Descubra quando a criança está pronta para desmamar e como agir durante o processo

Escrito por Giselle Coutinho

Foto: Thinkstock

O desmame de um bebê é um processo delicado tanto para mãe, quanto para criança, pois o aleitamento materno cria um vínculo emocional muito forte para ambos. Entender que a amamentação tem repercussão na saúde física e no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança e para a psicológico e saúde corporal da mãe, é um passo importante para tomar as melhores medidas para este procedimento.

Muitas mães sentem-se pressionadas por seus maridos, parentes, vizinhos, amigos e patrões a desmamar seu filho rapidamente, pois estas pessoas acreditam, erroneamente, que a amamentação prolongada não é natural e pode contribuir para o surgimento futuro de problemas psicológicos sobre sexo para a criança.

Especialistas dizem ser importante o apoio à mulher com relação à amamentação para que esta seja feita por um período adequado. “O apoio tem que vir da família, do companheiro, dos avós, da comunidade, dos empregadores e do governo.”, diz Elsa Regina Justo Giugliani, pediatra e Coordenadora da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, do Ministério da Saúde.

Desde 2008, o Governo Federal promove, protege e apoia o aleitamento materno através da Rede Amamenta Brasil, contribuindo para que as mulheres não deixem de amamentar ou façam um desmame precoce, já que de acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde, o aleitamento materno deve ser feito por dois anos ou mais.

O momento certo para o desmame

Para saber o momento certo de desmamar uma criança a mãe deve estar ciente que o desmame não é um evento e sim um processo, que faz parte do desenvolvimento da criança, assim como aprender a sentar, andar e falar.

O processo de independência da criança com relação à amamentação não deve ser acelerado com artifícios para consolo como chupetas ou brinquedos, pois no momento certo a criança dará sinais de menor interesse pelas mamadas, período em que a mãe deve começar a impor limites.

Quais são os sinais de que a criança está pronta para parar de mamar

  • Tem mais que um ano de idade;
  • Demonstra menos interesse nas mamadas;
  • Aceita outros alimentos;
  • É segura na sua relação com a mãe;
  • É possível distraí-la com outras atividades.

Como iniciar o processo de desmame

  • Só ofereça o peito quando seu filho demonstrar interesse;
  • Peça para o pai da criança dar o leite materno ou de vaca (este último apenas se a criança tiver mais de um ano de idade) em um copinho ou na mamadeira – o pequeno deve desvincular o leite da mãe;
  • Tente adiar as mamadas distraindo a criança e diminuindo a frequência ao longo do dia;
  • No horário das mamadas que estão sendo adiadas e reduzidas, dê sucos naturais, frutas raspadas e papinhas. Procure adicionar pouco sal e açúcar e evitar condimentos artificiais nas papinhas e não dê refrigerantes para a criança pequena.

É importante que a mãe não suspenda o aleitamento da noite para o dia, pois a criança pode se sentir rejeitada. Além disso, o desmame súbito pode causar um dolorido empedramento do leite nas mamas, a mastite – inflamação nos seios, ou a depressão, por mudanças hormonais ou causas psicológicas.

Assuntos: Amamentação, Bebês

Para você