Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

Como deixar o ex-amor para trás de uma vez por todas

Algumas situações exigem que você tome a iniciativa para que o relacionamento possa, definitivamente, "descansar em paz"

em 29/09/2014

Foto: Thinkstock

Por mais chato que seja admitir isso ou tomar uma atitude para resolver a situação, muitas mulheres sabem perfeitamente quando um relacionamento chega ao final. O problema, nesses casos, é tomar a iniciativa de colocar fim na relação, devido ao tempo de convivência, ao costume ou mesmo ao bom convívio que se tem entre o casal.

Prolongar um compromisso que não vem mais dando certo, entretanto, pode ser ainda pior para você e para seu companheiro. Com o passar do tempo, fica ainda mais difícil se afastar e, naturalmente os dois passarão a se sentir mal com a situação. Se você está vivendo um dilema semelhante, reflita sobre os passos abaixo e não tenha medo de ficar solteira por um tempo.

“Não quero terminar porque tenho pena do meu namorado”

É uma situação mais comum do que possa parecer. Não encerrar o relacionamento por sentir dó do outro é, porém, uma decisão equivocada, porque alimenta nele ainda mais esperanças de permanecer ao seu lado.

Troque de lugar com seu parceiro – você, provavelmente, não gostaria que ele continuasse a te namorar apenas porque sente pena de você. Por isso, não faça o mesmo com ele. Se você acha que não gosta mais ou sente que a relação não tem futuro, pense com cuidado. Tomada a decisão, chame-o para uma conversa definitiva e seja firme. Seria pior se vocês continuassem juntos sem sentimento mútuo.

“Terminamos, mas ele não saiu da minha vida”

Algumas vezes, pode ser que seu parceiro não concorde com o fim do relacionamento e permaneça por perto, telefonando, mandando mensagens, e-mails e até presentes. Pode ser que ele apareça de vez em quando, e vocês acabem ficando juntos, ou pode ser que ele simplesmente não aceite terminar.

Nesse caso, cabe a você decidir se quer manter as coisas dessa forma, correndo o risco de magoá-lo quando conhecer outro rapaz ou de se sentir magoada, caso o veja com outra. A amizade pode, obviamente, ser mantida, se vocês assim o desejarem, mas convém dar um tempo antes de fortalecer esses laços entre vocês. Se você, entretanto, não quer ser amiga dele, deixe isso claro e peça para que ele não a procure mais. O contrário, claro, é fundamental, se você pretende que seu raio de distância seja respeitado: não vale telefonar para o ex quando se sentir sozinha ou carente.

“Terminamos, mas eu não consigo esquecê-lo”

Ficar revisando as fotos e mensagens trocadas durante o relacionamento não vai ajudar. Também é difícil se manter afastada se você procura estar nos mesmos lugares que ele ou vive dando aquela olhadinha nas redes sociais do moço. Poderá ser uma experiência ruim cortar completamente o vínculo com seu ex, mas só assim você poderá seguir em frente de uma vez por todas.

Guarde as recordações em uma caixa e coloque-a em um lugar longe da vista, para que você não caia na tentação de olhar sempre seu conteúdo. Se necessário, exclua o rapaz das suas redes sociais e, caso vocês frequentem a mesma roda de amigos, evite estar nos mesmos eventos e lugares que ele. O fim é ainda mais doloroso quando ele se prolonga além do necessário.

Comentários
Dicas relacionadas