5 maneiras de tornar suas noites mais produtivas

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

Os dias de trabalho são longos e a impressão é que, ao chegar em casa, não dá tempo de fazer nada e já é hora de dormir. Mas, com um pouco de organização, é possível fazer com que esse período seja mais produtivo, sem comprometer o sono, que também é importante.

Alguns estudos mostram que ter uma rotina é algo que ajuda a manter a energia cerebral. Isso aumenta a tranquilidade e é bom até mesmo nos momentos em que é preciso tomar grandes decisões.

Por isso, se o desejo é de ter um ritmo melhor e diminuir o estresse durante a semana de trabalho, a dica é criar (ou melhorar) sua rotina. Veja algumas dicas para fazer isso:

1. Compre o jantar

Foto: iStock

Nada de perder tempo olhando a geladeira, verificando os ingredientes, pensando no que fazer e, depois, preparando a refeição. Compre no caminho de volta do trabalho ou peça pelos aplicativos de celular. Inclusive há opções de refeições muito saudáveis. Assim você economiza tempo.

2. Esqueça as redes sociais

Foto: iStock

Você abre o celular para olhar o Instagram rapidinho e, entre uma foto curtida e outra, quando percebe o tempo passou e está na hora de dormir. Isso vale para todas as redes sociais. Por isso, permita-se pelo menos uma noite longe da tecnologia. Leia um livro, faça uma limpeza, ouça música ou qualquer outra atividade.

Leia também: 10 hábitos que você deve evitar para ser mais produtiva

3. Programe sua manhã…

Foto: iStock

Em apenas alguns minutos é possível se preparar para que o dia seguinte seja produtivo. Separe a roupa que vai usar, bem como os acessórios. Deixe os itens do café da manhã já fora do armário. Faça uma lista de afazeres. Isso vai te proporcionar uma noite mais relaxante e você vai ganhar tempo ao acordar.

4. …E sua noite

Foto: iStock

Essas mesmas etapas podem ser aplicadas para preparar a sua noite. Pela manhã, antes de sair de casa, já deixe algumas coisas prontas para quando retornar. Ligue a máquina de lavar roupas, deixe o livro que você está lendo em uma mesa visível, anote o que precisará fazer… Isso ajudará a ter momentos reconfortantes.

5. Prepare as refeições no fim de semana

Foto: iStock

Tire algumas horas no domingo e prepare as refeições da semana. Deixe separadas por dia ou por ingredientes e congele. Isso vai fazer toda a diferença e ajudar a ter algumas horas de folga.

Todas essas dicas são fáceis de serem colocadas em prática e vão transformar o seu dia a dia, deixando sua vida organizada e, consequentemente, fazendo com que suas noites tenham mais tempo livre e sejam mais produtivas e relaxantes.

Leia também: Chá para insônia: aprenda a fazer e tenha uma boa noite de sono

Assuntos: Bem-Estar

Para você