4 truques básicos mas muito eficientes para deixar a massa do bolo bem fofinha

Se os seus bolos sempre acabam ficando embatumados, você precisa conhecer estas 4 dicas supersimples para resolver o problema

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Todas nós temos doces lembranças de passar tardes esperando nossas mães e avós assarem deliciosos bolos de chocolate, cenoura, fubá e uma infinidade de outros sabores.

Não havia (e não há!) nada melhor do que um bolo alto, macio e fofinho, com a massa bem aerada, não é mesmo?

O problema é que não é sempre que nossos bolos ficam com essas características, gerando aquela decepção e sensação de desperdício de ingredientes.

Se você é iniciante nas artes culinárias ou simplesmente não consegue acertar o bolo, pode ser que esteja faltando fazer um pequeno ajuste no processo de preparo da massa.

Por isso, anote estas quatro dicas supersimples para aplicar na próxima vez que você for fazer um bolo, pois o motivo de sua massa não ficar fofinho pode ser algo fácil de resolver. Boa sorte!

Leia também: 15 dicas incríveis para ter sucesso na cozinha

1. Use ingredientes em temperatura ambiente

Foto: iStock

Na pressa de fazer o bolo, a gente tira os ingredientes da geladeira e simplesmente joga os ovos e a manteiga gelados dentro da massa – vai assar de qualquer jeito, não é mesmo?

Então, seu bolo realmente vai assar de qualquer jeito, mas usar ingredientes muito frios vai impedir que ele fique fofinho. Para obter aquela massa leve e aerada, a primeira dica é sempre separar os ingredientes com antecedência e deixar que eles atinjam a temperatura ambiente antes de você começar o preparo.

Claro, se a receita pedir 1 xícara de água gelada ou meia xícara de água fervente, você deve seguir essas instruções.

2. A peneira é importante

Foto: iStock

Pode até parecer bobagem, mas peneirar os ingredientes secos como a farinha de trigo, o açúcar e o fermento ajuda a deixar a massa do bolo mais fofinha. Isso acontece porque, ao peneirar, eliminamos a umidade que se acumula entre os grãozinhos e que deixa a sua massa pesada.

Além disso, o ato de peneirar permite que você remova qualquer impureza dos ingredientes, como cristais de bicarbonato e grumos de açúcar, fazendo com que sua massa fique mais homogênea.

Leia também: 19 receitas de bolo de caneca para facilitar e adocicar a sua vida

3. Bata as claras em neve

Foto: Getty Images

Não é toda receita que aceita esse truque, mas, em alguns bolos, você pode experimentar adicionar as gemas e as claras separadamente em vez de colocar o ovo inteiro na massa.

Enquanto as gemas serão adicionadas normalmente, as claras devem ser batidas em neve antes de serem incorporadas à massa (sempre com delicadeza). Ao fazer isso, você vai obter uma massa mais leve e aerada, deixando seu bolo mais fofinho.

4. A curiosidade matou o gato e murchou o bolo

Foto: iStock

A gente sabe que você está ansiosa para descobrir se seu bolo está crescendo, mas abrir o forno antes de 30 minutos é um convite ao desastre culinário e você vai acabar com um bolo murcho.

Depois de passado esse tempo, observe se a superfície da massa está dourada e se as bordas estão se soltando da forma. Em seguida, faça o teste do palito: se ele sair limpo, seu bolo está assado.

Lembre-se de que é normal as receitas darem errado nas primeiras vezes em que as executamos. Certifique-se de que você escolheu uma receita que funciona, como receitas de família ou que tenham comentários positivos na internet, e não desista no primeiro bolo solado.

Leia também: Bolo simples: 20 receitas caseiras fáceis e saborosas

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web