Moda e Beleza

Cabelos cacheados: os melhores penteados e cuidados especiais

Yasmim Freitt

Atualizado em 25.09.23

Se, até meados dos anos 2000, o mundo parecia vangloriar apenas as madeixas lisas, hoje os cachos ganharam seu lugar ao sol. Cada vez mais mulheres assumem um look natural, com cabelos cacheados e empoderados. Quer entrar para esse grupo? Veja dicas para identificar os melhores cortes para cabelos cacheados e produtos para ter fios leves, definidos e com o volume que você quer!

Tipos de cacho

Imagem: Dicas de Mulher

Antes de mais nada, é preciso compreender no que os cachos diferem dos cabelos lisos. Por serem naturalmente espiralados, os fios ondulados, cacheados e crespos possuem cutículas mais abertas e maior dificuldade de distribuir a oleosidade do couro cabeludo pela extensão do fio. Isso quer dizer que tendem a ser mais frágeis e ressecados.

Para saber os cuidados adequados de corte e de hidratação, é importante conhecer os diferentes tipos de curvatura dos cabelos cacheados. Para isso, convencionou-se usar uma escala que vai de 2 a 4, sendo 2 para cabelos ondulados, 3 para os cacheados propriamente ditos e 4 para cabelos crespos.

Confira abaixo as subcategorias, particularidades e cuidados com cada um:

Publicidade

  • 2A: com raiz lisa, ganham uma leve ondulação em formato de “S”, larga e sem muita definição, ao longo do comprimento. Como não possuem muito volume, cabelos desse tipo necessitam de produtos leves, mas com alta fixação, como é o caso dos produtos em gel.
  • 2B: as ondas começam a se formar mais próximas à raiz e são um pouco mais curtas e definidas. Ainda assim, é um cabelo sem muito volume, por isso recomenda-se o uso de produtos leves e sem excesso de óleo na composição – seja na lavagem, finalização ou day after.
  • 2C: é quase um cabelo cacheado, porém com um encaracolado mais aberto e que se desmancha facilmente. Sendo assim, o melhor é optar pelo uso moderado de produtos de alta fixação – que, nesse caso, podem até ser um pouco mais hidratantes, já que se trata de um cabelo com volume.
  • 3A: primeiro subgrupo do cabelo cacheado, costuma ser confundido com o cabelo tipo 2C. A diferença é que os fios são mais volumosos e encolhem um pouco mais quando estão definidos. Embora seus cachos não se desmanchem por completo, esse tipo de cabelo é bastante afetado pelo frizz, por isso recomenda-se o uso de mousses na finalização.
  • 3B: os cachos desse cabelo já começam a formar as “molas” do cabelo cacheado. É um tipo bastante versátil, podendo ficar mais ou menos definido de acordo com a finalização, o que afeta também o volume. Como são mais ressecados, necessitam de bastante hidratação desde a lavagem, principalmente nas pontas.
  • 3C: menores e com bastante definição, os cachos desse tipo de cabelo também garantem bastante volume. Apesar de menos afetado pelo frizz, sofre muito com o ressecamento, sendo recomendado o uso de produtos com óleo na composição. Isso deixará os fios com aspecto bonito, brilhante e saudável.
  • 4A: trata-se de um cabelo fino com cachos bem pequenos, mas superdefinidos, como se fossem pequenas “molinhas”. São bastante volumosos desde a raiz e levemente opacos, por possuírem menos escamas. Aposte em produtos bem hidratantes, como shampoos perolados sem sulfatos, assim como na mistura de água, creme e óleo para finalizar.
  • 4B: por possuírem fios com estrutura em forma de “Z”, os cachos desse tipo de cabelo têm menos definição, mas bastante volume, apesar do fator encolhimento. Além de usar produtos hidratantes, é possível utilizar técnicas como o twist ou a fitagem para dar mais definição.
  • 4C: bem finos e frágeis devido ao ressecamento, os fios chegam a encolher até 80%. Além disso, os cachos dos cabelos 4C não se formam sozinhos, sendo necessário fazer uma texturização dependendo do visual desejado. Para mantê-los saudáveis, uma dica é seguir o cronograma capilar, com hidratações, nutrições e reconstruções regulares.

O legal dessa nova onda de aceitação dos cabelos cacheados é que ela não idealiza um único tipo de cacho, mas acredita que todos eles têm sua beleza. Por isso, o mais importante é mantê-los saudáveis, com a dose certa de hidratação. A partir daí, fica a seu critério usá-lo mais ou menos definido e com mais ou menos volume. Aliás, por que não usá-lo de um jeito diferente a cada dia? Aproveite a versatilidade dos cachos!

Cortes para cabelos cacheados

Se um bom corte já faz uma enorme diferença nos cabelos lisos, nos cacheados, então, ele é primordial. Afinal, é isso que trará leveza nos pontos certos, a fim de dar formato e de permitir a formação de cachos. Veja abaixo uma seleção de cortes em cacheadas para te inspirar:

1. Um cacheado curtinho arredondado é uma ideia bem charmosa

2. Enquanto o corte assimétrico combina com as modernas

Foto: Reprodução / Rodrigo Vizu

3. E que tal deixar o volume só na parte de cima?

4. Para quem acha que o chanel não é para as cacheadas, melhor rever conceitos

Malu

Publicidade

5. Aparado nas laterais, com mais volume na parte de cima, também funciona que é uma beleza

Foto: Reprodução / Gabi Vasconcellos

6. De comprimento médio, este corte tira o peso das pontas e dá volume ao topo

7. Outra opção é chamar atenção para as laterais

8. Se quiser volume em tudo, o corte arredondado é pra você

9. Boatos de que o corte nunca deve deixar o volume na parte de baixo…

10. Apesar da base reta, este corte desfia os fios para mais leveza

11. Para quem quer manter o comprimento, o corte em camadas já é um clássico

12. E repicar as mechas mantém o balanço, não importa o tamanho do cabelo

Mathira Menezes

Publicidade

13. Com franja, o repicado faz uma releitura moderna dos cabelos dos anos 80

14. Nos ondulados, as camadas a partir do meio do rosto dão um ar romântico

Foto: Reprodução / Bru Serrano • Low Poo

15. Nada como volume na medida certa para um visual cheio de poder e charme!

Foto: Reprodução / Mariana Vasconi

Antes de encarar a mudança de visual, é bom saber que as técnicas usadas para cortar cabelos cacheados são bem diferentes das usadas nos cabelos lisos. Por isso, procure sempre um(a) profissional especializado(a) e comente com ele(a) sobre sua rotina de cuidados, incluindo finalização. Assim, vocês podem chegar a um corte que, além de combinar com sua personalidade, também seja prático no dia a dia.

Penteados para cabelos cacheados

É só dar uma olhada rápida no Pinterest ou no Instagram para perceber que os cachos têm sido a base de boa parte dos penteados, sejam eles para usar na praia, no trabalho ou em festas. Ou seja, boa notícia para as cacheadas, que podem pular a etapa do babyliss e ir direto para o passo a passo de penteados incríveis. Veja ideias maravilhosas a seguir:

1. Um rabo de cavalo alto e lateral ganha um efeito incrível no cabelo cacheado

Foto: Reprodução / Steffany Borges

2. Você pode criar uma franja falsa

Foto: Reprodução / Joyjah Estrada

3. Podendo até ser adaptada para um visual de festa

Foto: Reprodução / Quézia Duartt

4. Que tal prender no alto da cabeça, com os cachos jogados para a frente?

Foto: Reprodução / Lynn-Kate

5. Quem tem franjinha pode apostar nela para completar o visual

Foto: Reprodução / Daianne Possoly

6. Ainda mais se ela for volumosa como nos cabelos do tipo 4

Foto: Reprodução / Luci

7. Conseguir um coque volumoso é outra coisa bacana do cabelo cacheado

Foto: Reprodução / Jade Kendle-Godbolt

8. E você ainda pode complementá-lo com uma bandana

Foto: Reprodução / Steffany Borges

9. Um coque baixo cacheado combina com ocasiões especiais

Foto: Reprodução / Sarah Oliveira

10. Dois coques também pode? Sim!

11. Ou colocado sobre um semipreso

12. Aliás, os penteados semipresos ficam super-românticos combinados aos cachos

Foto: Reprodução / Mariana Vasconi

13. A tiara de trança é outra ideia para as românticas

Foto: Reprodução / Quézia Duartt

14. Já os bantu knots são para quem ama um visual estiloso

15. Assim como este moicano adaptado

Foto: Reprodução / Fran Bona

Gostou das inspirações? Aproveite que o cabelo cacheado é bastante maleável e fácil de fixar para colocá-las em prática agora mesmo.

Cuidados com os cabelos cacheados

Lembra que o cabelo cacheado tem estrutura diferente, com escamas mais abertas, o que dificulta a hidratação dos fios a partir do couro cabeludo? Isso significa que esse tipo de cabelo precisa de um cuidado todo especial na hora de hidratar. Além disso, por ser um cabelo bastante sujeito ao frizz, várias técnicas podem ser usadas para definir as madeixas e conseguir o sonhado cacho das influencers. Abaixo, você confere algumas delas:

No e Low Poo – Tudo Sobre a Técnica, por Steffany Borges

Muito usada pelas cacheadas, a técnica propõe a diminuição do uso de produtos químicos e de derivados do petróleo, a fim de manter a hidratação dos fios. No vídeo, a influencer explica o que é, quais são os componentes a serem evitados e o que fazer para começar a aderir à técnica.

Cronograma Capilar, por Luany Cristina

Indicado principalmente para os cabelos crespos (tipo 4), o cronograma capilar para os cacheados é muito recomendado. No vídeo, a YouTuber fala o que é, como costuma fazer e mostra o calendário seguido para cumprir as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios.

Fitagem Esticadinha, por Rayza Nicácio

Uma das técnicas de finalização favoritas das cacheadas, a fitagem consiste em separar o cabelo em fitas (pequenas mechas), aplicar produto nelas e amassá-las em direção à raiz para definir os cachos. A diferença é que a técnica desenvolvida pela própria YouTuber separa as mechas quando o cabelo já está quase seco. Veja o passo a passo no vídeo.

Como finalizar o cabelo na transição capilar, por Mathira Menezes

Para quem assumiu os cachos faz pouco tempo e ainda está na chamada transição capilar, esse vídeo traz a técnica conhecida como “dedoliss”, na qual você enrola cada mecha no dedo como se ele fosse mesmo um babyliss, o que ajuda a definir os cachos.

Quanto aos produtos indicados para lavagem, tratamento e finalização, vai depender do seu tipo de cacho. Lembrando que os com menos volume sempre devem receber produtos leves, enquanto os volumosos se beneficiam bastante do uso de óleo, desde que aplicado com moderação.

10 produtos que vão deixar seus cachos ainda mais lindos

Além da aceitação, um dos motivos para os cachos estarem cada dia mais exuberantes é que as cacheadas passaram a usar produtos específicos para esse tipo de cabelo. Com isso, as fabricantes de produtos de beleza vêm desenvolvendo mais itens dedicados aos cachos. O resultado é que, hoje em dia, é possível encontrar shampoos, condicionadores, finalizadores e tratamentos para todas as necessidades. E, o mais bacana, para todos os bolsos! Confira abaixo os produtos mais bem cotados entre as divas cacheadas:

Imagem: Dicas de Mulher

Onde comprar

  1. Creme Multifuncional Yamasterol, na Droga Raia
  2. “Você pode usar o yamasterol de diversas formas: como leave-in, como condicionador, no cronograma capilar… Basta aplicá-lo da forma que você preferir. Como condicionador, ele é ótimo, hidrata e nutre os fios como promete.” – Ana Catarina, do Cacheia

  3. Creme de Pentear Soul Power Curly Styling Cream, na Época Cosméticos
  4. “Tive uma definição INCRÍVEL, um brilho maravilhoso e uma diminuição do frizz tão absurda que cheguei a ficar assustada. O cheiro do produto é bem agradável, chegou a me lembrar um perfume que usei na adolescência, deixando tudo nostálgico.” – Thiarlley Valadares, do Apenas Fugindo

  5. Leave-in Creme Glacê Kah-Noa, nas Americanas
  6. “Gosto da leveza que o creme Glacê Kah-Noa proporciona aos cabelos, fato que propicia cachos mais volumosos. Caso você prefira menos volume e mais peso, basta usar uma quantidade maior do produto.” – Karina Viega, do Acorda Bonita

  7. Creme para Pentear Seda Boom Cachos Livres, Leves, Soltos, na Droga Raia
  8. “Definição, leveza e volume, então é maravilhoso. Realmente, eu gostei demais. Ele é ótimo para day afetr e eu superaprovei.” – Eva Mota

  9. Condicionador Bio Extratus Botica Cachos Perfeitos, nas Americanas
  10. “O ponto forte que eu achei e que eu adorei é que o cacho fica bem mais deifinido e […] bem brilhoso.” – Luiza Costa Cachuda

  11. Creme Estilizador Styling Cream Deva Curl, na Época Cosméticos
  12. “Tem um cheiro muito bom! Já apliquei muita quantidade no meu cabelo e ele não pesa de jeito nenhum. Mas não precisa de uma quantidade muito grande para o seu cabelo ter um efeito bacana.” – Verena Barros

  13. Manteiga Ativadora “Meus Cachos de Cinema”, na Embelleze
  14. “Eu me impressionei com o resultado dessa manteiga. […] Ela tirou um pouco do volume do meu cabelo, [..] ela foi muito boa em deixar os meus cachos bem definidos e com a sensação de cabelo bem tratado e hidratado”. – Mari Morena

  15. Gel de Babosa Salon Line, na Época Cosméticos
  16. “Além das minhas ondas ficarem bem definidas, meu cabelo continuou com movimento e não ficou nem um pouco duro. Também achei que esse gel segurou muito mais as minhas ondinhas, mesmo dormindo e esfregando o cabelo na fronha, no dia seguinte minhas ondas estavam lá lindas e maravilhosas.” – Jéss Trindade

  17. Creme para Pentear Óleo Extraordinário Elseve, na Droga Raia
  18. “No geral, eu achei a aplicação dele muito boa […]. Eu achei também que ele definiu muito bem.” – Erika Vasconcelos

  19. Manteiga Be(M)Dita Ghee Reconstrução Lola Cosmetics, nas Americanas
  20. “Essa manteiga faz milagres, definitivamente. Cheiro supergostoso de mamão, toda natureba e liberada para todas as técnicas.” – Ana Catarina, do Cacheia

Lembrando que o que é bom para um cabelo não necessariamente serve para outro, ainda que os dois sejam bastante parecidos. Por isso, teste produtos até encontrar os ativos e as texturas que mais atendem a sua necessidade. Se você gosta de tratamentos naturais, que tal testar também estas máscaras de cabelo caseiras para hidratar seus fios?

Jornalista introvertida apaixonada por tudo o que é bonito e/ou gostoso nesta vida.