Como cuidar das suas tatuagens

Saiba como manter sua tatuagem impecável com alguns cuidados especiais

Escrito por Danielle Bianchi

É preciso pensar muito bem antes de tatuar o seu corpo. A tatuagem é um desenho permanente, que vai acompanhá-la o resto de sua vida. Pense primeiro se o desenho escolhido combina com a parte do corpo que você quer tatuar, se as cores combinam com o seu tom de pele e por ultimo se a tatuagem tem um significado para a sua vida.

Se você já faz parte do grande grupo que tem pelo menos uma tatuagem, ou dos que estão pensando em fazer uma, prestem atenção em todos os cuidados que você tem que ter antes, durante e depois do processo.

Em primeiro lugar escolha muito bem o estúdio em que você vai realizar o procedimento. Pergunte recomendações a alguém, exija que o local seja aprovado pela ANVISA, converse antes com o tatuador, peça opiniões de quem entende, conheça o lugar e por ultimo preste atenção se todos os materiais são esterilizados e descartáveis.

Tendo todos os quesitos acima aprovados o segundo passo é assinar um termo de responsabilidade mesmo se for maior de 18 anos. Se for menor, é preciso ter a autorização e acompanhamento dos pais ou responsáveis para realização do processo.

Independente do tamanho, local ou dos detalhes, a parte mais importante de todo o processo são os cuidados com o pós-procedimento. Veja algumas dicas que podem aumentar a duração da cor da sua tatuagem:

Higienização

O processo mais importante é o da limpeza do local. Depois de mais ou menos 2 horas do procedimento é recomendado lavar o local tatuado com água corrente fria e sabonete neutro. Não se esqueça de lavar bem as mãos antes de higienizar o local.

Cicatrização

A cicatrização é crucial para o resultado da sua tatuagem. É preciso seguir à risca as recomendações para não ser surpreendido por uma infecção ou uma possível deformação do desenho. A tatuagem é uma espécie de queimadura, então o mais recomendado são as pomadas mais oleosas e com uma quantidade alta de vitamina B.

Depois de espalhar cuidadosamente uma camada fina de pomada no local é necessária a realização de um curativo com filme de PVC e fita adesiva, os quais você pode encontrar em qualquer mercado. Esse processo evita que a tatuagem entre em atrito com as roupas.

Cuidados pós-cicatrização

Mesmo depois que a tatuagem já está cicatrizada alguns cuidados diários são necessários para que ela tenha durabilidade na cor e nos detalhes dos desenhos. O primeiro deles é o uso diário de filtro solar se a tatuagem ficar exposta.

Se você exibe o desenho apenas no verão o cuidado é dobrado, pois a radiação ultravioleta atinge a derme e provoca um processo inflamatório que resulta na reabsorção dos pigmentos. Conclusão, a sua tatuagem perde a pigmentação e fica com efeito esverdeado antes do tempo.

É ideal manter a pele sempre hidratada para conservar a cor. Uma dica muito boa é beber muita água e abusar dos cremes corporais diariamente.

Assuntos: Pele, Tatuagens

Dicas pela Web
Comentários