Como controlar o apetite

Aprenda a evitar o consumo desenfreado de alimentos com estas 8 dicas

Escrito por Andressa Dias

Se você acha que deve ou realmente precisa diminuir a quantidade de alimentos que consumo sem necessidade ou em excesso, confira nossas dicas para diminuir o apetite e ter hábitos alimentares mais moderados.

1 – Mastigue bem e devagar. Adotar este hábito faz com que você demore mais para fazer a refeição e assim seu cérebro processará a sensação de saciedade antes mesmo de você terminar a refeição.

2 – Não espere ficar com muita fome para comer. Quando você passa muito tempo sem comer e percebe que está faminto, a primeira reação é querer comer algo rápido e forte para matar a fome. Por isso, evite esperar ficar com muita fome para só então se alimentar.

3 – Saiba diferenciar fome e apetite. Enquanto a fome é uma necessidade física de ingerir alimentos, o apetite é a vontade de relembrar a sensação de saciedade que a refeição proporciona.

O apetite, portanto, pode ser inibido com a sensação de saciedade; já na situação em que a pessoa está realmente com fome, somente a ingestão de alimentos pode diminuí-la.

4 – Não saia para ir ao mercado ou a um restaurante quando estiver com muita fome. Antes de sair para ir a esses lugares, coma uma gelatina, um iogurte ou alguma fruta para diminuir a fome. Senão, você pode cair na tentação do fast food ou ainda comprar alimentos que nem precisa no mercado somente porque você está com muita fome.

5 – Evite comprar o que você não deve comer. Sabe aquele costume de comprar uns biscoitos “só para ter em casa”? Esse tipo de atitude deve ser evitada. Você sabe que se você tiver algumas guloseimas na despensa não vai conseguir resistir, então nem as compre.

6 – Adapte sua dieta para que ela seja agradável. Fazer uma dieta somente com alimentos que você detesta é uma receita para o fracasso. Consulte sua nutricionista e sugira alimentos que você aprecia para que ela os inclua de forma saudável na sua dieta, para que a sua reeducação alimentar aconteça de forma prazerosa e menos sofrida.

7 – Faça várias pequenas refeições ao longo do dia. Para evitar que você fique com muita fome, faça pequenas refeições a cada duas ou três horas. Assim, você se sente sempre satisfeita e tem menos vontade de sair atacando aquelas guloseimas que estão na geladeira. Porém, seja moderada nesses pequenos lanches: prefira frutas e alimentos saudáveis, como biscoitos integrais e iogurtes.

8 – Seja paciente e persistente. Adotar novos hábitos alimentares não é a tarefa mais fácil, porque envolve muito o nosso estado emocional. Então, não tenha pressa e não se cobre demais. Faça o seu melhor, no seu tempo e tenha paciência consigo mesma. Com paciência e com persistência você consegue reeducar sua alimentação e ter uma vida mais saudável.

Siga as dicas e mantenha a disciplina. Aos poucos você muda seus hábitos e perceberá então que está conseguindo controlar seu apetite e que não é ele que te controla mais.

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web
Comentários