Como congelar banana para aproveitar a fruta ao máximo

Escrito por
Em 01.08.21

iStock

Por                                
Em 01.08.21

A banana é uma fruta muito popular, acessível e possui ótimos benefícios para a saúde. Além disso, ela é muito saborosa e utilizada em diversas receitas. Que tal aprender como congelar banana corretamente? A seguir, a nutricionista Flávia Dário (CRN 7554) deu dicas de congelamento e respondeu algumas dúvidas sobre o assunto.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Como congelar banana para evitar o desperdício

Há diferentes formas de congelar banana para consumir a fruta posteriormente. Abaixo, confira três formas de congelamento para escolher a que mais te agrada:

Como congelar banana em rodelas

iStock

  1. Retire a casca da banana e corte a fruta em rodelas;
  2. Acrescente suco de limão para que ela não escureça;
  3. Espalhe as rodelas em uma forma forrada com papel manteiga. Evite amontoar os pedaços para eles ficarem soltos após congelamento;
  4. Leve ao congelador e espere a fruta congelar;
  5. Transfira as bananas para um saco plástico ou pote próprio para freezer e leve de volta para o congelador.

Como congelar banana inteira

  1. Descasque a banana. Espalhe um pouco de suco de laranja sobre ela;
  2. Coloque-a espalhada em uma forma forrada com papel manteiga;
  3. Leve ao freezer e espere até que a fruta esteja bem firme;
  4. Transfira a fruta para um saco plástico ou pote que possa ir ao congelador. Devolva-a para o freezer.

Como congelar banana em purê

  1. Remova a casca da banana. Coloque em um recipiente e amasse com o auxílio de um garfo até obter a textura de um purê;
  2. Adicione um pouco de suco de maracujá e misture;
  3. Coloque o purê de banana em um recipiente que possa ir ao freezer e espere congelar.

Segundo a nutricionista Flávia, “é necessário colocar alguma fruta com vitamina C para evitar a oxidação da banana. Sendo que o limão deixa o sabor mais suave”. Então, independente do modo de congelamento, não deixe de incluir o limão ou outra opção com vitamina C para evitar que a banana escureça.

Dúvidas sobre o congelamento da banana respondidas pela nutricionista

iStock

  • 1. Quanto tempo a banana pode ser congelada? Flávia contou que “a banana pode ser congelada por até 3 semanas sem adição de outro ingrediente”. Entretanto, adicionando limão ou outra fruta para evitar o escurecimento, a durabilidade da banana pode ser de até 3 meses.
  • 2. A banana perde os nutrientes após congelada? Para a nutricionista, “as frutas congeladas podem perder cerca de 5 a 10% dos seus nutrientes, porém, algumas vitaminas solúveis em água, como as vitaminas do complexo B e vitamina C, podem ficar retidas nesse processo e não ter nenhum prejuízo com a técnica”.
  • A banana frita pode ser congelada? “a banana frita não deve ser congelada, pois a textura ficará amolecida após o descongelamento perdendo a qualidade do prato”, ou seja, para consumir a banana frita escolha sempre a fruta fresca.

Com os esclarecimentos da nutricionista sobre o congelamento da banana, ficou mais fácil aproveitar a fruta ao máximo. Siga todas as dicas e aproveite!

5 receitas cheias de sabor para utilizar a banana congelada

Agora que você já aprendeu como congelar banana, que tal conhecer algumas receitas bem saborosas? Elas são ótimas opções para quem quer sair da mesmice. Acompanhe:

1. Sorvete de banana

Esse é um sorvete feito com apenas a banana congelada. É isso mesmo que você leu! Além de contar com só um ingrediente, o modo de preparo é extremamente prático. Ficou interessada? Então, veja o passo a passo no video.

Publicidade

2. Sorvete de banana congelada de chocolate

Outra opção simples, mas repleta de sabor, é essa receita de sorvete de banana com chocolate ou cacau em pó. Aqui, a fruta é cortada em rodelas, é congelada, processada com o chocolate ou cacau. Confira no vídeo todos os detalhes.

3. Smoothie proteico de banana

Banana congelada, whey protein, farinha de linhaça dourada, canela em pó e água são os ingredientes necessários para fazer essa receita. No vídeo, você também confere opções de ingredientes que podem substituir a farinha de linhaça dourada.

4. Sorvete de banana caramelada

Quer preparar um sorvete bem diferentão? Então, essa é a receita ideal para você! Além da banana, você vai precisar de limão, canela, sal, pimenta-da-jamaica, pimenta-do-reino, essência de baunilha, rum e raspas de chocolate. Veja o passo a passo no vídeo.

5. Bolo de banana congelada

Versátil, o bolo de banana cai bem no café da manhã, na hora do lanche e também como sobremesa. Prática, essa receita de liquidificador é perfeita para quem não quer complicações na cozinha. Assista ao vídeo para conferir o modo de preparo.

Agora que você já aprendeu como congelar banana e como utilizá-la, que tal conhecer os benefícios e receitas com casca de banana? Dessa forma, você pode usar a fruta inteira e evitar o desperdício!

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.