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Como começar uma dieta da maneira correta

É fundamental contar com a orientação de profissionais para alcançar resultados realmente satisfatórios

em 25/03/2014

Foto: Thinkstock

Uma peça de roupa que não serve mais; uma foto de corpo inteiro que não saiu muito legal; um evento importante que está por vir, no qual a expectativa é estar linda e mais magra… Esses são alguns dos motivos bastante conhecidos que fazem com que algumas mulheres decidam que querem emagrecer!

Sabrina Lopes, nutricionista e personal diet, destaca que a maioria das pessoas procura aderir a uma dieta por motivos estéticos, por não estar contente com a aparência ou pelo fato de ter engordado um pouco (e não estar mais no peso que estava acostumada a manter). “Nos últimos tempos até vem crescendo o número de pessoas que buscam seguir uma alimentação saudável porque estão preocupadas com a sua saúde, porém, no geral, a estética continua muito mais relacionada às dietas do que, simplesmente, a questão da saúde”, diz.

Mas, de toda forma, a decisão de emagrecer, independentemente dos motivos que levaram a mulher a essa escolha, é totalmente positiva e, com certeza, é o primeiro passo para que ela realmente conquiste os resultados esperados.

Porém, o problema pode ocorrer quando a mulher decide, de uma hora para outra, que quer emagrecer e não tem tempo de parar e planejar como será esse processo de emagrecimento. Ou ainda, quando na pressa por alcançar seus objetivos, ela acaba colocando de lado os cuidados com a sua saúde, na busca por um emagrecimento rápido e que não exija grandes esforços.

Pode não parecer, mas um bom planejamento faz toda a diferença na hora de iniciar uma dieta. E é provavelmente ele que fará com que você se mantenha firme no seu objetivo, conquistando, de fato, resultados satisfatórios. Abaixo você confere orientações fundamentais de como começar uma dieta de emagrecimento de maneira correta:

1. Decida

Como já foi citado, o primeiro passo, sem dúvida, é tomar a decisão de emagrecer! Se você tentou vestir, por exemplo, uma calça jeans que não passou pelas suas pernas e esse fato te deixou desanimada, já tem aí um motivo para começar… Mentalize o quanto será bom, daqui algum tempo, colocar novamente aquela peça e verificar o quanto ela fica boa em você! Imagine também quantas outras roupas do seu closet ficarão bem melhor no seu corpo se você perder uns quilinhos!

Mas, se isso ainda não for o suficiente, pesquise um pouco em revistas ou até mesmo na internet sobre os benefícios de seguir uma dieta saudável… Você perceberá que eles vão muito além da estética e saberá que, mais magra, você poderá ter muito mais qualidade de vida.

2. Fuja de dietas malucas

Está decidida a emagrecer? Ótimo! Mas tenha em mente que o processo de emagrecimento nem sempre é rápido e, sobretudo, exige dedicação e persistência. Isso significa principalmente que você deve fugir das chamadas “dietas da moda” – que prometem resultados quase que imediatos – e de qualquer outro método de emagrecimento que possa prejudicar a sua saúde.

Sabrina Lopes explica que, ao aderir às “dietas da moda”, as pessoas podem estar colocando em risco sua saúde, porque muitas delas não possuem comprovação científica e podem ser totalmente prejudiciais. “Essas pessoas também correm o risco de obter um resultado positivo no primeiro momento, atingindo o emagrecimento e, mais tarde, recuperar todo peso eliminado com a dieta e/ou desenvolver alguma doença”, diz.

3. Opte por um emagrecimento saudável

Não há segredo: para emagrecer é preciso seguir uma alimentação saudável e praticar atividades físicas.

“Para emagrecer com saúde, a pessoa deve buscar orientações e informações profissionais, tanto de nutricionistas, quanto de educadores físicos, que vão orientá-la sobre a alimentação correta e sobre a maneira certa de se exercitar”, destaca Sabrina Lopes.

4. Faça algo que te dê prazer

Não adianta se matricular em uma academia de musculação se você não aprecia esse tipo de atividade. Você pode até seguir o treino por um ou dois meses, mas, provavelmente, após isso, irá desanimar e desistir, se não estiver gostando daquilo que está fazendo.

Atualmente existem os mais variados tipos de atividade física que podem ser praticados tanto por homens, como por mulheres: musculação, aulas feitas nas academias – como Step, Spinning, Jump, entre outras -, caminhada, corrida, natação, lutas, aulas de dança e muito mais.

O fundamental é você escolher uma atividade (ou mais) que te dê prazer e ajude você a se manter firme no seu objetivo final.

5. Não esqueça o acompanhamento profissional

Se você está seguindo a dieta corretamente e já alcançou bons resultados, ótimo! Mas lembre-se que o acompanhamento profissional ainda é fundamental para que você emagreça mais (até chegar ao seu objetivo final) ou se mantenha no peso desejado (se já houver chegado nele). Continue indo na sua nutricionista para que ela possa adequar o seu cardápio à fase que você está vivendo e siga sempre as orientação do seu professor ou personal para realizar a atividade física escolhida.

6. Não desista

Manter o foco no seu objetivo de emagrecer é fundamental. Porém, isso nem sempre é fácil, conforme destaca a nutricionista Sabrina. “Por isso, sempre recomendo aos meus pacientes estipular metas de curto e longo prazo, para que esse foco não seja perdido. Assim, de pouco em pouco, vamos chegando ao nosso objetivo final, sempre mantendo o foco”, diz.

Ainda de acordo com a profissional, o apoio de pessoas queridas também auxilia nessa caminhada.

Uma boa dica, inclusive, é convidar alguma amiga ou parente para se exercitar com você. Tendo uma companhia, qualquer atividade fica mais divertida e, assim, dificilmente você desistirá do que está fazendo.

Seguindo todas essas orientações, você certamente alcançará seu objetivo de emagrecer de maneira correta e eficaz. E, além de se sentir melhor esteticamente, conquistará mais saúde e qualidade de vida. Não tenha dúvidas de que vale a pena!

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