Como combinar a maquiagem com a roupa

Escolher os tons que realçam tanto o seu look quanto a cor da sua pele é a chave para um visual harmônico e elegante

Escrito por Mariana Honorato
Foto: Reprodução / Negin Mirsalehi

Foto: Reprodução / Negin Mirsalehi

A maquiagem é o toque especial ao look, que oferece mais elegância e dá o acabamento à composição. Para ter esse efeito, ela deve ter cores uniformes, que combinem com as cores e temperaturas da roupa e até mesmo da sua pele.

E saber quais as cores certas não é uma tarefa tão difícil. Você pode se valer das regrinhas de harmonização e até mesmo quebrá-las conforme sua ousadia e criatividade.

Outra opção é contar com o apoio de uma consultoria de beauty, mas caso você não tenha acesso a esse recurso, a melhor forma de criar looks bonitos é se informando com as dicas a seguir e praticando as ideias e inspirações.

Veja abaixo como escolher e usar a maquiagem certa para cada composição, harmonizando a maquiagem com as roupas escolhidas, mas sempre respeitando seu tom de pele.

Como combinar a maquiagem com seu tom de pele

Para escolher a maquiagem certa, o primeiro passo é entender a cor da pele em questão. “O que vai determinar a cor que mais valoriza cada pessoa é a temperatura (se é quente ou fria), o valor (se é clara ou escura) e a intensidade (se é viva ou opaca)”, indica Lu Rosa, consultora de moda e estilo.

Leia também: Aprenda a fazer uma maquiagem leve e bonita

E como saber qual é seu tom de pele? Existem formas simples que podem te ajudar a descobrir. A primeira é posicionar pequenos lenços ou pedaços de tecido coloridos próximos ao rosto e ver quais cores mais realçam sua pele. Ela assumirá a temperatura do que a realçar: se forem cores quentes, sua pele será quente, e vice-versa.

Algumas características podem te ajudar a determinar a “temperatura” da sua pele:

Foto: Dicas de Mulher

Foto: Dicas de Mulher

Outra forma é usar duas moedas, uma prateada e uma dourada, e posicioná-las em seu rosto, uma em cada bocheca. Veja qual se uniformiza melhor com sua pele: se é a prateada, sua pele é fria, e se é a dourada, será quente.

As melhores cores de make para pele quentes e frias

No caso dos tons de pele mais quentes, a ideia é usar cores mais terrosas. Lu sugere uma combinação para não ter erro: nos olhos, lápis marrom e um toque dourado nas pálpebras; nas maçãs, blushes alaranjados como pêssego; na boca, o acabamento com um bom vermelho.

Já as frias, segundo a profissional, devem optar por cores mais fechadas. Lápis e máscaras em tons grafite ou preto, que podem acompanhar tons de prata para a sombra. O blush ideal para esse tipo de pele terá efeito mais rosado que o anterior. Na boca, para completar a produção, as cores escolhidas devem puxar para o rosa também, e podem ousar até cores mais intensas como rubi e vinho.

Leia também: Como combinar a maquiagem com a cor dos olhos

Confira algumas sugestões de tons para alguns dos itens de make para você se inspirar:

Foto: Dicas de Mulher

Foto: Dicas de Mulher

Como combinar a maquiagem com a roupa

Com os tons de pele definidos, é mais fácil escolher as cores da roupa. As cores que harmonizam serão as mesmas na roupa e na maquiagem, então basta entender como ficará a composição.

Look colorido + maquiagem neutra

Se optar por cores muito contrastantes na roupa, evite usar o mesmo no make. Isso pode tornar a composição muito pesada e desarmônica. Por isso, prefira tons claros e neutros. O batom nude aqui é bem-vindo!

Look neutro + maquiagem marcante

Já se preferir cores mais neutras na roupa, principalmente se fazem parte dos teus tons, aproveite para ousar na maquiagem. Opte por olhos mais escuros e batons com cores mais fortes e de maior pigmentação.

Além da paleta de cores especiais para sua pele, você também pode buscar outras cores que, por mais que não acompanhem a mesma temperatura da pele, oferecem um resultado positivo na produção. “Algumas cores são universais e ficam bem em qualquer pessoa, para não errar aposte no azul petróleo, acqua, azul violeta e navy”, sugere a consultora.

Leia também: Guia básico de maquiagem

É muito importante ressaltar que a ousadia está liberada! Se você não tem medo de criar e quer apostar em um look marcante e quer complementá-lo com um make marcante também, não há regras que te impeçam disso! As regras existem para facilitar a escolha do make, mas quebrá-las faz parte da diversão! Não tenha medo de criar suas combinações e fugir um pouco do que manda a cartilha. Afinal, é você quem sabe o que fica melhor no seu rosto e no seu visual.

Combinações bonitas para te inspirar

Nada melhor para atiçar sua criação com os pinceis e paletas de make do que ver belos combos com looks maravilhosos e maquiagens ainda mais incríveis, variando em estilos desde os mais discretos até os mais chamativos. Confira:

Look neutro + make neutro

Foto: Reprodução / Camila Coelho

Foto: Reprodução / Camila Coelho

Look neutro + batom vermelho

Foto: Reprodução / Negin Mirsalehi

Foto: Reprodução / Negin Mirsalehi

Look colorido + make neutro

Foto: Reprodução / Chata de Galocha

Foto: Reprodução / Chata de Galocha

Look colorido + maquiagem marcante

Foto: Reprodução / Fake Leather

Foto: Reprodução / Fake Leather

Como você pode ver, fugir das regras e ousar um pouco mais e personalizar o look da maneira que mais te agrada é a fórmula ideal para conseguir um visual que te deixe à vontade e se sentindo bem. Experimente as diferentes combinações, especialmente antes de um grande evento, e opte pelo que mais valorizar as roupas e os seus traços e tom de pele.

Usando o círculo cromático para escolher as cores

Foto: Dicas de Mulher

Foto: Dicas de Mulher

O círculo cromático é uma das ferramentas usadas por profissionais para facilitar a descoberta dos tons certos para harmonizar o make. Ele é formado pelas cores do arco íris e suas derivadas e auxilia na percepção das cores e da relação entre elas, para gerar as combinações.

Ele pode te ajudar a entender melhor como realçar ou complementar os tons. Se a ideia é o contraste, as cores usadas na combinação devem ser complementares, isso é, devem estar opostas no círculo. Já se a intenção é complementar, a melhor composição será com cores análogas, que estão lado a lado na ferramenta.

Veja abaixo como usar o círculo cromático no seu dia a dia, na maquiagem, na roupa e até na coloração do cabelo:

Com todas essas orientações, a partir de agora, maquiar-se será um momento de uso da criatividade e não um dilema de indecisões. Faça os testes, descubra seu tom e escolha suas cores que melhor realçam sua beleza. Abuse da criatividade para combiná-las e experimentar o que fica melhor em você e chame atenção por onde passar!

Assuntos: Maquiagem

Dicas pela Web
Comentários