Como combinar a maquiagem com a cor dos olhos

A dica é escolher aquela cor de sombra e de batom que vá destacar seu olhar

Escrito por Tais Romanelli

Foto: Thinkstock

Uma boa maquiagem é capaz de deixar qualquer mulher muito mais linda! Além de utilizar bons produtos para isso, o ideal é ela saiba dar destaque ao que tem de mais bonito no seu rosto e disfarçar possíveis imperfeições que a incomodem.

E a verdade é que sempre podemos usar nossas características a nosso favor. No que diz respeito aos olhos, por exemplo, a dica é escolher aquela cor de sombra que vá destacar seu olhar. Os outros itens da maquiagem, como batom e blush, também devem estar em harmonia. Dessa forma, não importa se você tem olhos claros ou escuros, escolhendo o make certo, você vai arrasar!

Abaixo, o maquiador Luciano Alencar, do Pierre Louis Coiffeur, indica as melhores opções de maquiagem para cada mulher de acordo com a cor dos seus olhos:

Olhos pretos

Sombra: Olhos pretos são bastante versáteis e combinam com praticamente todas as cores! Mas os mais indicados para fazer um “make baphônico”, brinca Luciano Alencar, são: marrom, preto e dourado.

Batom: Tons de laranja fechados, vermelho-amarronzado e marrom costumam ficar bom nessas mulheres, pois não “brigam” com os olhos pretos.

O que evitar: “Elas devem fugir dos tons de cinza que apagam o olhar! Ou, simplesmente, de uma cor que não combine com a sua roupa ou com seu estado de espírito. Pois, de resto, os olhos pretos são como um pretinho básico… combinam com tudo”, diz Luciano.

Olhos azuis

Sombra: “Para ousar, vale usar sombra preta ou marrom esfumada para looks noturnos, pois destacam bem os olhos azuis”, diz Luciano. Se quiser usar cor, o verde e azul ficam muito bem quando misturados com tons de marrom, castanho e cinza, conforme acrescenta o maquiador.

Batom: Nude e tons de rosa para o dia. “Para ousar, vermelho bem quente. Só cuidado para não brigar com os olhos! Se colorir os olhos, opte por um batom nude”, diz o maquiador.

O que evitar: É bom evitar um efeito muito colorido, pois ele pode ter muito destaque na pele branquinha. “Essas mulheres também devem ficar longe dos tons alaranjados, que não têm nada a ver com a cor dos seus olhos”, acrescenta Luciano.

Olhos verdes

Sombra: “Para ousar, vale a mesma dica dos olhos azuis: sombra preta ou marrom esfumada à noite. Para quem quiser usar cor, os tons de rosa ou violeta destacam bastante os olhos verdes”, explica Luciano.

Batom: Tons de rosa são ideais para essas mulheres.

O que evitar: Quem tem olhos verdes deve evitar tons pastel, branco, azul, prata e cores claras em geral na pálpebra móvel, pois elas não destacam e deixam o olhar apagado.

Olhos castanhos

Sombra: Os olhos castanhos tendem a ganhar destaque com tons pêssego, marrom, preto, berinjela, verde ocre e salmão. Tons de chocolate, dourados, bronze e oliva ficam superchiques e destacam o olhar. Para a noite, vale abusar do brilho.

Batom: Bege clarinho, nude e gloss rosinha são ótimas opções. Para ousar, vale optar pelo batom vermelhão, desde que ele não “brigue” com a cor da sombra.

O que evitar: Utilizar um tom azul clarinho na maquiagem não é recomendado, pois não acrescentará nada à maquiagem.

Agora você já sabe como utilizar umas de suas características a seu favor na hora de se maquiar! Seguindo as dicas do maquiador Luciano Alencar fica muito mais simples sair de casa linda, destacando de forma correta o seu olhar e dando mais beleza ao seu look em geral.

Assuntos: Maquiagem

Para você