Como armazenar leite materno

Saiba o que fazer para garantir que seu bebê continue se beneficiando das propriedades do leite materno mesmo quando você não estiver por perto

Escrito por Deborah Busko
Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Quando chega a hora de retomar a rotina depois do nascimento do bebê, muitas mães ficam em dúvida sobre como manter a amamentação. Mesmo que a mulher volte ao trabalho ou aos estudos, o bebê pode (e deve) continuar sendo alimentado com leite materno.

A solução é retirar leite do seio e fazer um estoque para garantir que a criança continue se beneficiando das propriedades do alimento quando a mãe não estiver por perto.

Como se tira o leite materno?

A maneira mais simples e mais prática é tirar o leite do seio com as mãos, fazendo movimentos como uma ordenha.

Uma das maneiras é posicionar o polegar um pouco acima da aréola e os outros dedos abaixo, formando um “C”. Se o polegar e o indicador estiverem perto demais do mamilo, você vai sentir dor e não conseguirá tirar o leite.

Massageie a mama como um todo e pressione ritmicamente a parte inferior com movimentos circulares da base em direção à aréola. O processo de retirada manual do leite materno pode levar cerca de 30 minutos em cada mama.

Como nem toda mãe consegue fazer a ordenha manual, a solução é usar uma bomba de sucção. Há mulheres que preferem a bombinha manual, outras a bombinha elétrica. Se optar pela bombinha para tirar leite dos seios, é fundamental cuidar muito bem da higiene e da esterilização.

Seja qual for o processo da extração do leite, escolha um local tranquilo. É normal que a mulher tenha dificuldade para tirar o leite do seio nas primeiras vezes, portanto, não tenha pressa. De preferência, faça isso quando o bebê estiver dormindo, assim você não precisa interromper a tarefa e o leite flui melhor.

Não se esqueça de lavar muito bem as mãos e as mamas. Você pode fazer isso usando sabonete neutro e secar os seios levemente com uma toalha bem macia.

Para armazenar

Depois de coletado, o leite materno pode ser guardado em qualquer frasco de vidro esterilizado. Identifique os potes com uma etiqueta com o dia que foi retirado. Se for usado num período de 24 horas, o leite pode ficar somente na geladeira. Além desse período, deve ser congelado e dura por até 15 dias no freezer.

Na hora de preparar o leite para o bebê, jamais ferva ou use o micro-ondas. Se não estiver congelado, deve ser aquecido em banho-maria. Já o leite congelado deve ser retirado do freezer um dia antes de ser usado e depois, o processo para aquecer é o mesmo.

Se for retirar o leite quando estiver no trabalho ou em qualquer situação fora de casa, ele deve ser transportado em uma bolsa térmica. Todo leite que não for usado depois de aquecido deve ser desprezado.

Para você