Bem-estar

Como aliviar a enxaqueca: especialista traz 6 dicas para te ajudar

Envato

Atualizado em 21.06.22

A enxaqueca é uma doença genética bastante incômoda e é causada pela produção em excesso de uma molécula chamada CGRP. Apesar disso, é possível ter uma rotina tranquila, com métodos preventivos e para usar durante a crise.

Publicidade

A neurologista Aline Vitali da Silva, professora de Neurologia no curso de Medicina e chefe do Ambulatório de Cefaleia da PUCPR Campus Londrina, explicou que as causas são variadas, desde o estresse até o período menstrual. E como aliviar a dor? Confira as dicas trazidas pela especialista!

1. Tente dormir um pouco

Envato

A neurologista comentou que a privação de sono pode contribuir para o surgimento da enxaqueca. Assim, se puder “busque por um local silencioso e escuro para descansar um pouco”, finalizou. Ela também lembrou a importância de ter uma noite de sono de qualidade para prevenir a enxaqueca e amenizar a crise.

2. Evite a cafeína

Quem sofre com a enxaqueca deve tomar “no máximo 2 xícaras de café coado por dia”, citou Aline. Durante as crises, por mais que se sinta sonolenta, o ideal também é fugir do café (e das bebidas cafeinadas), respeitando esse limite.

3. Beba bastante líquido

Envato

A hidratação é uma das formas para aliviar a enxaqueca. Assim, nas crises, é importante beber bastante água. Segundo a neurologista, “no momento da crise, é importante ingerir líquidos para ajudar a aliviar a dor”.

4. Fique em um local escuro e silencioso

A dica é simples, porém funciona. Aline explica que quando você tem enxaqueca pode ficar mais sensível aos ambientes barulhentos e iluminados. Ela indica “se retirar para um local escuro e silencioso, no qual você possa ficar quieta para aliviar a dor”.

5. Faça uma compressa fria

Envato

A compressa fria também é um método para aliviar a enxaqueca. A neurologista afirma que “pode ser aliado a um momento de descanso, em um lugar escuro e silencioso”. Coloque a compressa sobre a testa, feche os olhos e procure relaxar por alguns minutos.

Publicidade

6. Fazer refeições leves

Um erro comum, antes ou durante a crise de enxaqueca, é pular as refeições ou ficar muitas horas em jejum. Aline afirmou que “você não deve fazer jejuns ou pular refeições, pois isso pode piorar a crise”. A alimentação inadequada também é uma das causas para o aparecimento da dor de cabeça.

“Quando a enxaqueca persiste, mesmo com cuidados preventivos, como fazer atividade física regularmente, evitar o jejum, ter uma alimentação equilibrada e controlar o estresse, é preciso procurar ajudar médica”. Aline também ressaltou que será feita uma avaliação para verificar as causas e indicar o melhor tratamento. Além disso, podem ser sugeridas atividades para aliviar o estresse (terapia, momento de lazer, ioga).

No entanto, se a cefaleia é ocasional, os métodos caseiros para aliviar a enxaqueca podem ajudar e são fáceis de serem seguidos. Agora, aproveite e confira também a matéria sobre dor de cabeça na gravidez.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Escritora com 8 livros publicados e apresentadora de um programa de rádio sobre literatura nacional, o Capivaras Leitoras. Ama ler, viajar e passar um tempo com a Buffy, sua cachorrinha vira-lata.