Como afinar ou engrossar os fios do cabelo

Afinal, é mesmo possível engrossar os cabelos? Quais fatores levam o fio a ficar menos espesso? Confira

Escrito por Fernanda Lopes
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

É muito comum que, em pelo menos algum momento da vida, algumas mulheres tenham vontade de mudar seus cabelos. Se estão curtos, querem deixar crescer, se estão compridos, querem cortar. Se são lisos, querem cachear, se são cacheados, querem alisar.

Outra mudança que muitas procuram é tentar afinar ou engrossar os fios dos cabelos, diminuir ou aumentar o volume. Isso faz com que todo o corte ganhe outras dimensões e a espessura dos fios pode mudar o visual completamente.

Mas é preciso saber que mudanças estruturais nos fios são muito delicadas e nem sempre têm o resultado esperado. Por isso, é bom saber muito bem os efeitos de cada procedimento antes de se jogar de cabeça!

Como engrossar os fios?

Você provavelmente já ouviu falar de várias técnicas que prometiam deixar os fios mais espessos, dando um efeito mais cheio, né? Conversamos com a Dra. Juliana Spector, dermatologista especializada em terapia capilar, para saber o que realmente pode ajudar a deixar os fios mais saudáveis e com um bom volume. Confira as quatro opções comentadas pela especialista:

1. Fazer suplementação com Biotina

“A biotina tem sido usada para ajudar na indução do crescimento dos cabelos. Normalmente, uma dieta balanceada é suficiente para prover as necessidades diárias de biotina, mas casos de má nutrição ou determinadas doenças é possível que o organismo precise de doses adicionais de biotina. Mas um cuidado: o excesso de biotina pode causar queda capilar”, ela alerta.

Leia também: 10 alimentos que podem ajudar a melhorar a aparência do seu cabelo

2. Ter uma dieta nutritiva

“Ter uma dieta nutritiva é importante para saúde como um todo, inclusive para o crescimento de fios fortes e saudáveis”. Consulte sua nutricionista para fazer um trabalho em conjunto com a dermatologista.

3. Aliviar o estresse

Deixar de se estressar não vai propriamente deixar os fios mais grossos, mas o excesso de estresse pode desencadear ou aumentar um processo de queda capilar, deixando o seu cabelo menos volumoso como um todo. Por isso, vale a pena enfrentar os problemas e tentar resolvê-los. Se precisar, não deixe de buscar ajuda profissional.

4. Fazer suplementação com Pantogar

“Qualquer suplementação deve ser prescrita apenas na vigência de perdas carenciais. Excesso de determinadas vitaminas pode produzir o inverso do efeito esperado. Mas, quando corretamente indicada, essa medicação pode ajudar no aumento da massa capilar”, explica.

Seja qual for a técnica desejada para encorpar mais os fios do seu cabelo, é muito importante fazê-la com a supervisão de um dermatologista de confiança.

Afinar os fios: uma boa ou uma má ideia?

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Por outro lado, há também quem queira afinar os fios, deixando-os com menos volume e com um aspecto mais contido. O problema é que afinar os fios quase sempre é sinônimo de danificar os fios.

Leia também: 10 segredos dos cabeleireiros para ter um cabelo sempre saudável

Segundo a terapeuta capilar Vaneza Arruda, “a haste do cabelo (fio) é formada por células queratinizadas que têm como uma de suas funções impedir à penetração de agentes químicos. Ao utilizar métodos que agridam esta barreira de penetração, as cutículas se danificam e afinam os fios”.

Veja alguns exemplos de procedimentos que acabam prejudicando os fios:

  • Escova: Fazer escova nos cabelos provoca muito atrito e expõe os fios a muito calor (o calor também é um fator prejudicial da chapinha e do babyliss).
  • Procedimentos químicos: Escovas alisadoras, progressivas e outros procedimentos como estes alteram a estrutura dos fios, podendo deixá-los finos demais ou até causando a queda capilar.
  • Usar sabão de coco: Além de não haver comprovação científica alguma de que o sabão de coco afina os fios de forma segura, ele acaba danificando-os por retirar a gordura de proteção, afirma a Dra. Cristiane Braga.

O que é possível fazer para deixar os fios com aspecto mais controlado é investir em tratamentos capilares ou simples truques para deixar os fios bem nutridos. Confira:

  • Máscaras e finalizadores com óleos minerais: “O que ocorre com produtos com óleos minerais é o selamento das cutículas, o que visualmente diminui o frizz dando um aspecto mais disciplinado, com menos volume”, disse a Dra. Juliana.
  • Lavar o cabelo com água fria: O uso da água fria ajuda a selar as escamas dos fios, dando um visual muito melhor e mais saudável ao cabelo como um todo.

Existem muitas outras técnicas que prometem fazer maravilhas e entregar o resultado que você espera para os cabelos, mas muito cuidado para não cair em furadas! O melhor mesmo é sempre hidratar, tratar e cuidar bem dos cabelos para que eles fiquem sempre fortes e saudáveis.

Assuntos: Cabelos

Dicas pela Web