8 formas efetivas de afastar maus pensamentos

É normal que, às vezes, uma 'voz' negativa tome conta da mente; veja como reverter isso e pensar de forma mais positiva

Escrito por Mariana Bueno

Foto: iStock

A maioria das pessoas já ouviu, em alguns momentos, uma voz negativa dentro da própria cabeça dizendo que não são boas o suficiente, que devem parar de tentar, que não são dignas. Mas não é só porque essa voz existe que significa que estamos presos a isso.

Pelo contrário! Há várias maneiras de interromper as conversas negativas dentro da nossa mente e passar a cultivar a positividade e a autoconfiança. E, principalmente, entender que essa voz negativa não é forte o suficiente e nem tem o poder que parece ter.

Veja sete formas eficazes, segundo especialistas, para reverter – ou pelo menos melhorar – essa situação.

1. Reconheça o pensamento

Foto: iStock

Ao invés de tentar empurrar o pensamento para fora da sua cabeça, reconheça que ele surgiu. Anote quando você ouve a voz negativa. Desta forma, você pode documentar as ocorrências e ter uma compreensão mais clara do que você está dizendo a si mesmo e como você está se sentindo com isso.

2. Trate-se como se você fosse um amigo

Foto: iStock

Na maioria das vezes, somos muito mais exigentes com nós mesmos do que com outras pessoas. Então, da próxima vez que a voz negativa surgir, tente se tratar com a mesma cortesia que você trataria um amigo. A maioria de nós se julga muito duramente, mas é mais compassivo com outros que passam pelo mesmo problema. Lembre-se de que você é importante o suficiente para merecer sua própria compaixão.

3. Tente parar o pensamento

Foto: iStock

Há um método rápido de três passos: assim que perceber a voz, diga (ou grite) em sua própria mente "PARE!". Em seguida, respire profundamente por três vezes. Depois, imagine uma imagem silenciosa, calma, bonita e fortalecida que você criou. Continue respirando. Repita, se necessário.

4. Faça afirmações positivas

Foto: iStock

Ser mais gentil com você mesmo é uma atitude mais poderosa do que se imagina. Substituir a voz negativa por afirmações positivas é algo que realmente funciona. Encontre ou crie declarações que reflitam força, confiança, realizações e direitos pessoais. Ao desafiar o negativo e criar força emocional positiva, você aumenta seu humor e sua autoestima.

5. Fale sobre o pensamento

Ao falar do pensamento negativo em voz alta, cantando ou usando um efeito de voz estranho, isso cria um pouco de distância da sua reação emocional a ele. E, ao longo do tempo, ele deixa de causar o forte impacto emocional que costumava ter.

6. Nomeie sua voz negativa

Foto: iStock

É isso mesmo, dê um nome a ela. Convide para passear, mas mostre que o controle é seu. A negatividade, assim como o medo, a preocupação, a raiva e a autocrítica, pode ser parte de nossa mentalidade, mas não precisa ser a parte que decide onde vamos e o que devemos fazer.

7. Complete o pensamento negativo com um positivo

Foto: iStock

Quando você tiver um pensamento negativo, complete imediatamente com um positivo. Por exemplo, "eu confundi essa conversa e sou digno de qualquer jeito". Ou "eu odeio esse trabalho e tenho os pontos fortes para descobrir como criar um novo caminho". Isso nos lembra que estamos no controle de nossos pensamentos e ajuda a ativar neurônios que elevam o otimismo, a autoconfiança positiva e a criatividade.

8. Compartilhe seus pensamentos com alguém

Foto: iStock

Quando a voz negativa estiver desenfreada, ela pode nos levar a tomar decisões ruins. Em vez disso, ligue para um amigo no qual possa confiar e pergunte se ele pode emprestar sua mente clara por um tempo. Ao ouvir outras formas de pensar, você se liberta para novas escolhas.

O mais importante é se lembrar sempre de que os pensamentos negativos podem existir, e isso acontece com todo mundo. Mas eles não precisam ser decisivos em nenhum momento. Quando um deles aparecer, tente usar esses truques para banir essas ideias e ter uma mente com outro foco.

Assuntos: Bem-Estar

Dicas pela Web
Comentários